Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Boa noite,
Amigos, nos próximos dias dos céus de Portugal irá cair muita água teremos que ter cuidado com o vento forte, chuva por vezes forte e ondulação do mar !
Dias de tempestade!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Já não era sem tempo finalmente vem a chuva e vai acabar esta pasmaceira meteorológica:thumbsup:
O anticiclone que fique longe durante muito tempo que não faz cá falta nenhuma..
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
Desculpem-me fazer esta pergunta mas não estou a entender uma coisa.. O fenómeno que aí vem é assim tão anormal ou é a seca que o país atravessa que faz deste evento uma coisa anormal? O que é que significa 150-200mm numa semana? Alguém me pode dar um exemplo prático por favor? Obrigado!
 

Raincold

Cirrus
Registo
16 Fev 2018
Mensagens
28
Local
Minho
Um sistema depressionário com várias frentes associadas a afetar em simultâneo todo o território português não é assim tão frequente , nem sequer ocorre todos os anos .
Acontece todos os anos , mas de forma mais localizada territorialmente .

E pode ser problemático sem dúvida . Históricamente , as inundações mais problemáticas ocorrem em ciclos muito curtos de chuvas intensas e potenciadas por trovoadas , como parece ser o caso desta semana .
 

Raincold

Cirrus
Registo
16 Fev 2018
Mensagens
28
Local
Minho
Desculpem-me fazer esta pergunta mas não estou a entender uma coisa.. O fenómeno que aí vem é assim tão anormal ou é a seca que o país atravessa que faz deste evento uma coisa anormal? O que é que significa 150-200mm numa semana? Alguém me pode dar um exemplo prático por favor? Obrigado!


As cheias de Lisboa de 1967 ou de 2008, as cheias no Alentejo e Monchique em 1997 , etc .
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Desculpem-me fazer esta pergunta mas não estou a entender uma coisa.. O fenómeno que aí vem é assim tão anormal ou é a seca que o país atravessa que faz deste evento uma coisa anormal? O que é que significa 150-200mm numa semana? Alguém me pode dar um exemplo prático por favor? Obrigado!

Não será nada, do outro mundo, já aconteceu no passado. Agora, se as autarquias limparam as sarjetas aí já é outra conversa. Mas, tudo depende da intensidade e da duração da mesma, se chover em 24 h cerca de 50/100 mm não causa grandes estragos, agora se cair 50 mm em 2 horas, a história já é diferente.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a precipitação esperada para todo o mês de fevereiro no Algarve são 50-60mm.
a precipitação esperada para todo o mês de março no Algarve são 35-40mm.

Só nesta semana que vai começar teremos mais chuva do que a média somada desses 2 meses.

Em bastantes cenários há a possibilidade de chegarmos aos 150mm em 2 semanas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O GFS cortou cerca de 65 mm só nesta saída no Algarve. :huhlmao: Agora, é de Lisboa para cima. Há 2 dias, davam 20 mm na 2ª feira, agora anda à volta dos 5 mm. :rolleyes: Em 2009, tive 213 mm entre 20 de Dezembro a 31 de Dezembro, duvido que tenha esses valores agora.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O GFS cortou cerca de 65 mm só nesta saída no Algarve. :huhlmao: Agora, é de Lisboa para cima. Há 2 dias, davam 20 mm na 2ª feira, agora anda à volta dos 5 mm. :rolleyes: Em 2009, tive 213 mm entre 20 de Dezembro a 31 de Dezembro, duvido que tenha esses valores agora.
O GFS prevê para aqui 210mm, até dia 6.:lmao:
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
LqM8scw.jpg


Pouquinho xDD acho que abrir uma empresa de aluguer de barcos será um bom negocio em certos
sitios xDD :lmao:
script>
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
grande corte na chuva em especial na quarta, como sempre o Norte é que vai ter o bom :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.