Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Segundo o IPMA, amanhã haverá condições para o surgimento de fenómenos associados a eventos de vento extremo.
Quanto a isso não é novidade, pois basta ver a instabilidade que por aqui anda, fico é admirado é de o tornarem público...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
sIFoOxn.png


Tendo em conta a HR não muito elevada, especulo que o modelo esteja a sugerir downbursts.

Como escrevi no outro dia, as condições não são as melhores mas podem aparecer trombas d'água ou nuvens-funil.

Amanhã podem aparecer muitas nuvens-bigorna. A maioria não deverá ter intensidade para gerar raios mas causarão chuva localmente intensa.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Alguém está a mentir...
Este está praticamente isolado na previsão soviética...
Nem o ECMWF e nem o GFS baixam tanto o freezing level.

Saída do Mountain Forecast para o Cabeço Gordo.
d811e5bd474c344f4d8984babb56e021.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Acho que neste pequeno video dá para ter noção do que é a insularidade que muitos falam mas não sentem na pele....




Wow, este é a mesma aterragem mas pelo lado de dentro do avião!
Reparem no pormenor das ondas!! Damn!!



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
É verdade, @Afgdr !
Espero trovoadas ocasionais pelo fim da madrugada/ início da manhã.
E vou acompanhar minuto a minuto as nuvens de desenvolvimento vertical para este dia 27 de fevereiro. Se o IPMA disse na RTP açores que havia a possibilidade de fenómenos extremos de vento, vou estar de olho, mesmo que já não surja nada por escrito (nunca surgiu).
Com tripé e câmara, difícil será escapar-me alguma coisa.:bombar:
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Ora viva ... Por aqui também acabou de cair um aguaceiro bastante forte puxado a vento ... pingos bem grossos a cair do céu ... :rain::rain::rain:

Edit (02:30) - Acho que acabei de ouvir um trovão ainda longínquo há coisa de 10 minutos ... Voltou a chover novamente com alguma intensidade ...

Edit 2 (02:40) - Chove torrencialmente por aqui ... quase que assusta tal a violência da chuva ...

Edit 3 (02:45) - Continua a chover imenso aqui por Angra ... também temos electricidade no ar e algum desconforto nos ouvidos ...

Edit 4 ( 02:48) - Parece que está a acalmar e a pressão parece estar a voltar ao normal ... Que grande pancada de água acabou de acontecer ...
 
Última edição:
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Ora viva ... Por aqui também acabou de cair um aguaceiro bastante forte puxado a vento ... pingos bem grossos a cair do céu ... :rain::rain::rain:

Edit (02:30) - Acho que acabei de ouvir um trovão ainda longínquo há coisa de 10 minutos ... Voltou a chover novamente com alguma intensidade ...

Edit 2 (02:40) - Chove torrencialmente por aqui ... quase que assusta tal a violência da chuva ...

Edit 3 (02:45) - Continua a chover imenso aqui por Angra ... também temos electricidade no ar e algum desconforto nos ouvidos ...

Edit 4 ( 02:48) - Parece que está a acalmar e a pressão parece estar a voltar ao normal ... Que grande pancada de água acabou de acontecer ...
@Wessel1985 , quantos trovões já ouviste? Deu para ver algum raio?
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
@Wessel1985 , quantos trovões já ouviste? Deu para ver algum raio?


Boas ... por aqui parece que a coisa acalmou ... em termos de trovões ouvi um que estava longe antes da enorme chuvada ... depois tentei fazer um pequeno vídeo aquando da bruta carga de água e vi um clarão no céu ...

Mas parece que o pior por aqui já passou ... mas foi um momento bem extremo em termos meteorológicos ...

Edit (03:24) - E volta a cair um aguaceiro violento ... cargas de água colossais ... :surprise:

Edit 2 (03:31) - E volta a acalmar ... agora ouve-se o vento ao longe ...

Aqui vai um pequeno vídeo que tentei captar do momento das duas e tal da manhã ... mas dada a violência da chuva fez-me voltar para dentro do quarto ...

 
Última edição: