Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Colosso que provocou aguaceiro forte com algumas pedras de granizo à mistura, esta manhã em Ponta Delgada. Foto tirada na Lagoa, São Miguel.
wh46NGK.jpg
zQizS83.jpg
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
:D

Mesmo que estivesse disponível era igual porque o raciocínio dos técnicos do IPMA não são tornados públicos. Além de que os ecos neste tipo de eventos serão tendencialmente verdes e timidamente amarelos (baixa intensidade) se não houver convecção relevante na frente.

Concordaria contigo se tal mudança de avisos fosse feita, por exemplo, para Porto Santo. Mas é para a Madeira.

Para mim o aviso laranja foi preventivo já que foi emitido quando? 25 à noite ou 26 de manhã?

No AROME passou-se disto...


... para isto:

É uma consideração, mas dizer que o radar não está a servir para nada é mera especulação. Só o IPMA o poderá confirmar. Mesmo que o radar não mostre os ecos vermelhos na montanha, mostra certamente os tais ecos verdes em aproximação que permite fazer uma "extrapolação" para o que a orografia poderá potenciar. Certamente, essa análise de radar não é feita exclusivamente na Madeira. Existem outras ilhas montanhosas dotadas de radar como Gran Canaria (que abrange também Tenerife). Antes isso do que estar às "escuras"
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Não sei porquê mas cheira-me que na próxima quinta e sexta feira vamos ter alguma surpresa a nível de temperaturas, até mais do que tivemos na suposta vaga de frio e neve do ultimo fim de semana. É apenas um pressentimento nada mais que isso. Mas o IPMA dá 7/12 para o Nordeste para sexta feira

Em altitude até pode ter algumas semelhanças mas perto da superfície é mais fraca. A iso 3º está muito mais a norte das Flores (925hPa = 700m+-)

i0tN03p.gif


De qualquer das formas deve ser um dia fresco.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
O mais relevante da precipitação já deverá ter passado. Resta registar qual será o acumulado do dina, em particular no Arieiro.

Agora as atenções centram-se no vento e na agitação marítima. Ao final do dia, a Madeira entra novamente em aviso VERMELHO respectivamente ao vento. No ondógrafo do Funchal há já registo de ondas superiores a 7 metros de altura máxima.