Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Aqui também nada! E não sei se irá começar ou se já terminou com 1 mm de ontem. Sinceramente não acredito nestas previsões e que vá chover alguma coisa no Sul. Cá me parece que as frentes ao chegarem ao continente vão enfraquecer bastante e deixar pouca chuva no sul. As previsões falharam ontem, hoje e vão continuar a falhar nos próximos dias até acertarem quando o anticiclne regressar a meio da próxima semana. Tempo de sol e vento norte, acertam todos os modelos.
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Aqui também nada! E não sei se irá começar ou se já terminou com 1 mm de ontem. Sinceramente não acredito nestas previsões e que vá chover alguma coisa no Sul. Cá me parece que as frentes ao chegarem ao continente vão enfraquecer bastante e deixar pouca chuva no sul. As previsões falharam ontem, hoje e vão continuar a falhar nos próximos dias até acertarem quando o anticiclne regressar a meio da próxima semana. Tempo de sol e vento norte, acertam todos os modelos.
Menos, muito menos...
O evento nem sequer começou...
 

beiras18

Cirrus
Registo
4 Fev 2018
Mensagens
14
Local
Fundão
Aqui também nada! E não sei se irá começar ou se já terminou com 1 mm de ontem. Sinceramente não acredito nestas previsões e que vá chover alguma coisa no Sul. Cá me parece que as frentes ao chegarem ao continente vão enfraquecer bastante e deixar pouca chuva no sul. As previsões falharam ontem, hoje e vão continuar a falhar nos próximos dias até acertarem quando o anticiclne regressar a meio da próxima semana. Tempo de sol e vento norte, acertam todos os modelos.
Calma... Para quê "sofrer" por antecipação? O melhor está por vir

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Aqui também nada! E não sei se irá começar ou se já terminou com 1 mm de ontem. Sinceramente não acredito nestas previsões e que vá chover alguma coisa no Sul. Cá me parece que as frentes ao chegarem ao continente vão enfraquecer bastante e deixar pouca chuva no sul. As previsões falharam ontem, hoje e vão continuar a falhar nos próximos dias até acertarem quando o anticiclne regressar a meio da próxima semana. Tempo de sol e vento norte, acertam todos os modelos.
finalmente alguém com a mesma opinião que eu....
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Continua a diferença extraordinária de temperatura entre o Sul e o Centro/Norte.

i5gxGvr.png
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Aqui também nada! E não sei se irá começar ou se já terminou com 1 mm de ontem. Sinceramente não acredito nestas previsões e que vá chover alguma coisa no Sul. Cá me parece que as frentes ao chegarem ao continente vão enfraquecer bastante e deixar pouca chuva no sul. As previsões falharam ontem, hoje e vão continuar a falhar nos próximos dias até acertarem quando o anticiclne regressar a meio da próxima semana. Tempo de sol e vento norte, acertam todos os modelos.
finalmente alguém com a mesma opinião que eu....

Portanto:
  1. De acordo com o GFS, a chuva chega ao baixo alentejo à noite. São 15h...
  2. Vejam o radar!
  3. Vejam as imagens de satélite!

Já chega de tanto pessimismo infundamentado!
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
.... Portugal and Spain ....

The approach of a strongly negatively-tilted trough from the Atlantic and the collision of two very different air masses over Portugal will result in severe weather conditions. The trough brings steep lapse rates and strong positive vorticity over the area, whereas the low-pressure system near the surface creates a prolonged moist tongue from the Azores towards the Iberian Peninsula. During the night of Tuesday, DLS is expected to exceed 35 m/s, overlapping with 400 – 800 J/kg. Apart from excessive rainfall, DLS and 15 m/s 0-3 km shear may create a favorable environment for large hail, exceeding 2 cm in diameter and severe wind gusts. Straight-line forecast hodographs reduce the suspicion for tornadoes and only waterspouts are expected near the coasts of South Portugal, Spain, and Morocco in the morning hours of Tuesday when a short-wave trough moves quickly east. Conditions in Portugal will deteriorate after the end of this outlook.

showforecast.cgi
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Às vezes há aqui membros que seriam capazes de em Fevereiro de 2018 dizer que 2019 foi um ano completamente para esquecer! :D
Ou de dizer agora às 15h que o jantar de hoje estava uma porcaria! :lol:

Caramba... Se querem ser derrotistas sejam, mas pelo menos depois de os eventos "falharem", não antes sff... Que falta de lógica... Quando estão fartos de vos dizer que o grosso da precipitação ainda vai chegar mais tarde, e já estão a refilar com o que nem sequer ainda acertou/falhou na previsão dos modelos.

Custa assim tanto olhar para 1 ou 2 mapas ou meteogramas e ver as horas a que as coisas estão previstas?!?


Uma ajudinha, acho que se vê bem onde está previsto chover muito e pouco.... :rolleyes:

Se a partir do serão e até amanhã não chover decentemente, ok força, o muro das lamentações tem razão de ser.
Até lá... Poupem o pessoal a essa lamúria sem fundamento! É mesmo cansativo, porque não têm razão para o fazer desculpem lá...

8Uq6pMO.jpg
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Às vezes há aqui membros que seriam capazes de em Fevereiro de 2018 dizer que 2019 foi um ano completamente para esquecer! :D
Ou de dizer agora às 15h que o jantar de hoje estava uma porcaria! :lol:

Caramba... Se querem ser derrotistas sejam, mas pelo menos depois de os eventos "falharem", não antes sff... Que falta de lógica... Quando estão fartos de vos dizer que o grosso da precipitação ainda vai chegar mais tarde, e já estão a refilar com o que nem sequer ainda acertou/falhou na previsão dos modelos.

Custa assim tanto olhar para 1 ou 2 mapas ou meteogramas e ver as horas a que as coisas estão previstas?!?


Uma ajudinha, acho que se vê bem onde está previsto chover muito e pouco.... :rolleyes:

Se a partir do serão e até amanhã não chover decentemente, ok força, o muro das lamentações tem razão de ser.
Até lá... Poupem o pessoal a essa lamúria sem fundamento! É mesmo cansativo, porque não têm razão para o fazer desculpem lá...

8Uq6pMO.jpg

Mea culpa pelos pouquíssimos comentários que tenho feito aqui no fórum nos últimos tempos...
Mas uma parte deve-se ao constante "choro" que se vê às vezes, ainda nem o evento começou e já se estão a queixar que as previsões falharam todas! E desta vez deixo aqui também o meu comentário!
O Rozzo tem aqui muita razão naquilo que diz, e faço minhas as palavras dele também!

Tenham mais calma.. leiam os vários modelos.... analisem os meteogramas... não se limitem a olhar só para os "bonecos" de determinada publicação desta ou daquela página e depois a opinar sem um real conhecimento de causa!
O que é repetitivo também chateia!

E agora, venha de lá a chuva....
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
As previsões do Estofex centram-se em tempo severo, pelo que isso é tipo um worst-case scenario. Apenas no caso de se observar convecção intensa poderá acontecer isso. Há uma probabilidade considerável mas não quer dizer que vá acontecer e é mais provável que não aconteça desse modo. Mas como nunca se sabe com convecção...

Já tivemos "inofensivas" frentes frias a causar fenómenos convectivos intensos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.