Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Apenas escrevi “Para já: decepção” e caiu o Carmo e a Trindade.
O nervosismo não é meu, foi de quem reagiu.
Tinha uma expectativa para o dia de ontem e de hoje que até ao momento não se havia confirmado. Possivelmente uma expectativa exagerada. Não sei, não comprovei. Não tenho tempo para analisar todos os modelos e quadros de previsões. Não comparei previsões exatas, com a realidade exata.
Concluo então que está tudo dentro do previsto.
Vou evitar fazer comentários subjetivos, remeter-me ao silêncio e observar.
 


martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Desta vez vai chover até na terra dos compadres! Aqui já estou a gramar com ela forte e feia, até estala ao bater no telhado, é um chabascal e não me vejo livre disto tão cedo.
Quanto a essa cena de pedraça de dois centímetros é que espero que caia no mar para manter o peixe fresco até chegar a época da caça à sardinha!
86% humidade do ar, 5,8 C., vento fraco e chuva forte.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
A previsão indicava:
"Períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Centro e Sul,
estendendo-se à região Norte a partir do início da manhã "

e olhamos para o radar está a chover em todo o lado menos no sul, se isto não é frustrante não sei....
 

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
A previsão indicava:
"Períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Centro e Sul,
estendendo-se à região Norte a partir do início da manhã "

e olhamos para o radar está a chover em todo o lado menos no sul, se isto não é frustrante não sei....
E olha-se para o satélite e parece que vem tudo a rasar...
Mas ok, é esperar pois parece que à noite é que é.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Proteção Civil lança aviso à população por causa do mau tempo
27 fev 2018 16:12

A chuva, queda de neve, vento e agitação marítima previstos para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil a lançar um aviso à população.

"No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, salienta-se, para os próximos dias, um quadro meteorológico persistente marcado por forte instabilidade atmosférica", explica a ANPC no documento difundido.

Estas condições vão afetar todo o território continental.

Entre elas, a precipitação, "pontualmente forte e localizada, será persistente ao longo dos próximos dias, intensificando-se a partir do final do dia de hoje em todo o território, embora de forma mais expressiva nas regiões do litoral Norte e Centro, podendo ocorrer associada a trovoada e queda de granizo", diz a Proteção Civil.

Também a neve, a cair acima dos 400/600 metros," será mais significativa durante a próxima madrugada nas regiões do interior Norte e Centro, com a cota a subir gradualmente no dia de amanhã para os 1000/1200 metros", pode ler-se no alerta.

Quanto ao vento, será mais intenso a partir da tarde desta terça-feira "do quadrante Sul, será moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas que podem atingir os 90 quilómetros por hora. Entre amanhã e sexta-feira, "prevê-se o agravamento com as rajadas a poderem atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas e os 80 quilómetros por hora no restante território. Não se de exclui a possibilidade de ocorrerem fenómenos localizados extremos de vento", sublinha o comunicado a que o SAPO24 teve acesso.

Também o mar se apresentará alterado, a agitação marítima "espera-se de sudoeste até 5-7 metros, com picos máximos da ordem dos 10/12 metros (com forte rebentação na costa) essencialmente a Sul do cabo Raso, a partir de quarta-feira."

Estas condições, prevê a Proteção Civil, podem causar os seguintes efeitos:

  • Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
  • Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem;
  • Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas mais vulneráveis;
  • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas devido a condições de drenagem deficientes;
  • Danos em estruturas montadas ou suspensas;
  • Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente durante períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais mais vulneráveis;
  • Queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
  • Acidentes na orla costeira;
  • Fenómenos geomorfológicos de instabilidade de vertentes devido à saturação dos solos e perda de consistência dos terrenos.
Medidas Preventivas
"A ANPC recorda que o impacto destes efeitos pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados", recomendando, por isso, a observação das "principais medidas de autoproteção para fazer face a estas situações", entre elas:

  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e não retirar inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
  • Evitar atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento à queda de ramos e árvores em virtude de vento mais forte;
  • Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando, se possível, a circulação e permanência nestes locais;
  • Evitar praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.
A ANPC sublinha a necessidade de estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/protecao-civil-lanca-aviso-a-populacao-por-causa-do-mau-tempo
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Este evento vai no 2º dia de grande falhanço nas previsões do IPMA para a minha região. Não é necessário gastarem tempo com explicações com mapas, desenhos, tabelas, onde devo ou não consultar, pois a informação que uma grande parte dos membros consulta, também eu consulto. Amigos Rozzo e outros membros, lá por uma pessoa não partilhar da mesma opinião com uma grande maioria, não significa que não consulta mapas, modelos, etc, e que não está informado. Mas pronto, é típico da maioria dos portugueses gostarem de comemorar sempre antes de um evento qualquer, seja ele futebol, um evento qualquer do estado do tempo, eleições, etc., festejar está em primeiro plano, quer se ganhe ou se perca! Mas cada um é livre de pensar o que quiser e ainda bem que assim é! Por isso mesmo, ninguém é obrigado a partilhar de uma opinião de uma maioria mesmo que esteja fundamentada ou não. Até porque aqui nada está fundamentado, isto são previsões de tempo e os modelos revelam tendências, tipo, as horas a que chove, quantidades, velocidades do vento, etc., mas isto nada é garantido e tem grandes margens de erros, como sabemos. Olhando para este evento, está tudo expectante com a frente que vai atravessar o continente a partir da noite, porque os modelos apontam que vai chover a tantas horas, porque o IPMA já emitiu um alerta de uma cor qualquer, porque todos os jornais estão a falar da chuva que aí vem, porque a TV fala constantemente disso, etc, etc. Todos estes meios, meus caros, são alarmistas. Falar da realidade, pouco importa! Daí que quando um evento se aproxima, a maioria comemora, quando um evento corre mal e há um que se lamenta os outros caiem em cima dele por causa das suas lamechas. Há aqui uma certa falta de realismo das coisas, prefere-se viver de ilusionismo, o que é mau! Se estou a dizer que as previsões na minha zona falharam ontem e hoje, isto é puro fundamento, caiu 1 mm ontem à tarde e hoje tem estado um dia com sol e algumas nuvens (PURA REALIDADE), onde as previsões apontavam para aguaceiros por vezes intensos para as regiões do Sul. Falhanço total a 100%.
Com isto não quero culpabilizar o IPMA, modelos de previsão, etc, eles tentam fazer o melhor trabalho e prestar as melhores previsões, mas previsões já se sabe o que são.
Vejo as cartas sim, as horas onde está prevista a chuva, mas vejo que não são garantias, são tendências e fico por aqui, bom evento a todos e que vença a maioria, pois o País precisa de sair desta grande seca.
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
592
Local
Queijas/Oeiras
Estofex lança aviso nivel 2

Portugal and Spain ....

The approach of a strongly negatively-tilted trough from the Atlantic and the collision of two very different air masses over Portugal will result in severe weather conditions. The trough brings steep lapse rates and strong positive vorticity over the area, whereas the low-pressure system near the surface creates a prolonged moist tongue from the Azores towards the Iberian Peninsula. During the night of Tuesday, DLS is expected to exceed 35 m/s, overlapping with 400 – 800 J/kg. Apart from excessive rainfall, DLS and 15 m/s 0-3 km shear may create a favorable environment for large hail, exceeding 2 cm in diameter and severe wind gusts. Straight-line forecast hodographs reduce the suspicion for tornadoes and only waterspouts are expected near the coasts of South Portugal, Spain, and Morocco in the morning hours of Tuesday when a short-wave trough moves quickly east. Conditions in Portugal will deteriorate after the end of this outlook.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
A previsão indicava:
"Períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Centro e Sul,
estendendo-se à região Norte a partir do início da manhã "

e olhamos para o radar está a chover em todo o lado menos no sul, se isto não é frustrante não sei....
Logo noite vai chover aí tua terra...tem paciência !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Este evento vai no 2º dia de grande falhanço nas previsões do IPMA para a minha região. Não é necessário gastarem tempo com explicações com mapas, desenhos, tabelas, onde devo ou não consultar, pois a informação que uma grande parte dos membros consulta, também eu consulto. Amigos Rozzo e outros membros, lá por uma pessoa não partilhar da mesma opinião com uma grande maioria, não significa que não consulta mapas, modelos, etc, e que não está informado. Mas pronto, é típico da maioria dos portugueses gostarem de comemorar sempre antes de um evento qualquer, seja ele futebol, um evento qualquer do estado do tempo, eleições, etc., festejar está em primeiro plano, quer se ganhe ou se perca! Mas cada um é livre de pensar o que quiser e ainda bem que assim é! Por isso mesmo, ninguém é obrigado a partilhar de uma opinião de uma maioria mesmo que esteja fundamentada ou não. Até porque aqui nada está fundamentado, isto são previsões de tempo e os modelos revelam tendências, tipo, as horas a que chove, quantidades, velocidades do vento, etc., mas isto nada é garantido e tem grandes margens de erros, como sabemos. Olhando para este evento, está tudo expectante com a frente que vai atravessar o continente a partir da noite, porque os modelos apontam que vai chover a tantas horas, porque o IPMA já emitiu um alerta de uma cor qualquer, porque todos os jornais estão a falar da chuva que aí vem, porque a TV fala constantemente disso, etc, etc. Todos estes meios, meus caros, são alarmistas. Falar da realidade, pouco importa! Daí que quando um evento se aproxima, a maioria comemora, quando um evento corre mal e há um que se lamenta os outros caiem em cima dele por causa das suas lamechas. Há aqui uma certa falta de realismo das coisas, prefere-se viver de ilusionismo, o que é mau! Se estou a dizer que as previsões na minha zona falharam ontem e hoje, isto é puro fundamento, caiu 1 mm ontem à tarde e hoje tem estado um dia com sol e algumas nuvens (PURA REALIDADE), onde as previsões apontavam para aguaceiros por vezes intensos para as regiões do Sul. Falhanço total a 100%.
Com isto não quero culpabilizar o IPMA, modelos de previsão, etc, eles tentam fazer o melhor trabalho e prestar as melhores previsões, mas previsões já se sabe o que são.
Vejo as cartas sim, as horas onde está prevista a chuva, mas vejo que não são garantias, são tendências e fico por aqui, bom evento a todos e que vença a maioria, pois o País precisa de sair desta grande seca.


Caro comentador. Terá todo o direito a ter a sua opinião, obviamente.

Mas, as previsões para hoje (os modelos, não a descritiva do IPMA), por acaso, até nem metiam grande chuva durante a manhã e tarde de hoje no Sul... só começam a meter mais chuva nessa zona (e no resto do Sul), só a partir desta noite e próxima madrugada.
Tanto o GFS como o ECM colocavam essa mesma situação...

28337281_1820937671284546_7460667544280951148_o.jpg


28279385_1820937631284550_3403982700959521048_n.jpg



E olhando para o radar, tenho visto esta tarde já alguns aguaceiros dispersos no Sul (e olhando para a minha janela, já vi caírem aqui alguns esta tarde :) ).
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Estive para fazer um comentário ontem na mesma opinião que tu. Entao para nao falar na divergência com que o IPMA, coloca a previsão descritiva no espaço de menos de 24horas é cómica!

A previsão indicava:
"Períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Centro e Sul,
estendendo-se à região Norte a partir do início da manhã "

e olhamos para o radar está a chover em todo o lado menos no sul, se isto não é frustrante não sei....

Este evento vai no 2º dia de grande falhanço nas previsões do IPMA para a minha região.
...


Porra!
Vocês estão a refilar na "casa errada"!

http://www.ipma.pt/pt/siteinfo/contacto.jsp

Por mim já tinham ido!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.