Seguimento Açores e Madeira - Março 2018



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Compósito da anomalia da PS nos últimos 2 dias de Fev.

I2hs2xU.gif


Em termos mensais, Fev deve ter acabado ligeiramente abaixo da média em termos de temperatura. Quanto à precipitação, é esperar pelo boletim oficial.
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
O IPMA deve estar a ver algo que ainda não consegui ver!
cec455be679c5908b30da7024b2b32c0.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Eh Pá !
Então mas esses tipos não sabem escrever em Português !!
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Eh Pá !
Então mas esses tipos não sabem escrever em Português !!

Eles acrescentaram o descritivo, e daí ter ficado meio estranho lololol


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
O IPMA deve estar a ver algo que ainda não consegui ver!
cec455be679c5908b30da7024b2b32c0.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O Corvo tem menos de 800 metros acima do nível do mar, logo a previsão para o grupo Ocidental está errada.
Em relação ao grupo Central a mesma previsão também carece de algum rigor científico. Graciosa só tem 400 metros de altitude acima do nível do mar, logo deveriam precisar melhor esta mesma previsão.
Quanto ao grupo Oriental, a previsão para este grupo, é a única no contexto dos Açores que está correcta.
Só não entendo a questão das cotas uma vez que a massa de ar polar desta vez vem directamente de Norte, atingindo todo o arquipélago de uma vez, ao invés da última ocorrência onde foi mais forte a NW do grupo Ocidental.
Enfim, são as típicas previsões do IPMA...!
Nesta altura mantenho uma máxima actual de 11 C e já caiu um aguaceiro que por vezes foi de granizo na minha zona.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A cerca de uma hora atrás passou um aguaceiro por aqui e visto que a temperatura no alto do cabouco (850metros) estava nos 2,5° decidi ir ao Cabeço Gordo, na viagem para lá a cerca de 850 metros a chuva passou a neve, no cimo do cabeço a 1043metros essa neve era bem consistente. Pior de tudo, foi o evento ter durado muito pouco tempo e o céu ficar estrelado outra vez...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Por cá mantenho de momento 7,9 graus. Céu estrelado sem chuva...
Consultando a temperatura actual no Pico da Vara tenho a informação de estar 4 C, mas a única estação está situada a uma altitude de 900m, logo deve estar um valor mais baixo no cume da montanha a 1100m. Resta saber se está a ocorrer ou não queda de neve :cold:
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boa noite!
Neste video mostro a experiência que foi ir aos Graminhais esta tarde:


Na chã da Macela, a temperatura está nos 2,7ºC às 2 AM, e a descer cerca de meio grau por hora.
Não sei se haverá inversão térmica, pois, se não houver, deve estar cerca de 0 ºC no Pico da Barrosa. Digo isto porque geralmente a temperatura tem sido 2,5 ºC inferior à registada na chã da Macela.

De qualquer modo, todas as estações do IPMA estão a registar valores muito baixos, os mais baixos deste inverno.
Oxalá apareça umas nuvens pela madrugada e manhã, e algumas ilhas acordem com surpresas...
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Sigo com 5,5 ºC na Lagoa, a temperatura mais baixa que registo aqui na minha zona, desde que faço registos (2011) ...tirei foto ao termómetro, para a posteridade... a temperatura que concorria com esta eram 6,9ºC... é um descalabro de frio em altitude com inversão térmica...

Agora já sigo com 5,2ºC. Estou a menos de 100m acima do nível do mar, seguramente.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia.
Esta madrugada registei uns surpreendentes 6,3°c. A minha casa fica a apenas 94 metros de altitude.
Relativamente às prováveis inversões, definitivamente que houve.
A mínima registada no Alto do cabouco foi de 2,1°.
À hora que registei os 6,3°c, a temperatura aos 860metros já era superior a 3°c, fazendo assim um diferencial térmico vertical de apenas 3°c em 900 metros, o que é muito pouco.

Se chovesse esta madrugada certamente daria uma bela granizada e nada mais que isso.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk