Seguimento Açores e Madeira - Março 2018



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
O IPMA emitiu novos avisos.
fdc03bab63c4e5dd13cf5fd6fcddfbcf.jpg

aa803287a7792b669a5a1cad59c05058.jpg


A parte do grupo central é que me está a fazer alguma confusão... não vejo nada no satélite de relevante...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa noite pessoal ...

Depois da grande carga de água de hoje de manhã o tempo está calmo por aqui ... apenas um aguaceiro esporádico à tarde mas nada de muito relevante ... Nota para termos visto ao largo do porto das pipas aquando da grande chuvada o que nos pareceu ser um deslizamento de terras vindo da ribeira de São Bento ... a mancha de lama ainda atingiu uma grande área no oceano ...
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boa noite!
Mais uma viagem pelas serras de São Miguel, e desta vez encontrei algum granizo ou sleet, por vezes. Noto que não registei a queda de granizo, apenas me desloquei aos locais após ter sido informado por terceiros. Desloquei-me 2 horas depois do acontecimento às Sete Cidades e 4 horas depois do acontecimento à Serra de Água de Pau.
Não foi certamente o dia mais frio, mas talvez o dia com maior instabilidade. De qualquer forma, foi frio o suficiente, e foi-me relatado por Emanuel Costa, da Rádio Atlântida, que o piso se tornou bastante escorregadio e que o carro teve bastantes dificuldades em subir a serra de Água de Pau pela vertente sul, porque o granizo formou uma camada de gelo junto ao solo.

As seguintes fotos são da Serra Devassa (Sete Cidades), talvez entre os 600 e os 800 metros de altitude. Quando tiver autorização do autor das fotos mais imediatas da queda de granizo/sleet, coloco aqui.
UOHANHR.jpg

mBiYfDy.jpg
pSlJaxi.jpg
GifpLfc.jpg




Estas foram da Serra de Água de Pau. Nota para o chão na primeira foto - parece algum resquício de gelo. O que faz sentido, porque senti que não havia tanta aderência ao chão como é normal.
KlxP0gn.jpg

L69zi6c.jpg
c8iwafx.jpg

AEPTlVt.jpg


As fotografias tiradas por Emanuel Costa são as únicas disponíveis nas redes sociais sobre este evento. Foi-me dito que naquela altura caía muito granizo e fazia muita trovoada, e que não encontrou ninguém lá no topo.
evsIXA7.jpg
rQoE5eF.jpg
gqifsQP.jpg


E após vários dias de expectativa e de subidas às serras de São Miguel, dou por aqui encerrada a busca por gelo na natureza açoriana :D:cold:

PS: Tive acesso fotos de queda de sleet na ilha das Flores e de neve (de há vários dias). Quando puder, coloco-as aqui! :)
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
612
Local
Funchal, Madeira
Depois de uma manhã de sol (e algum calor), agora cai uma chuva moderada-forte no Funchal, com alguns trovões à mistura. Já vai em 3.0mm em 20 minutos.

Pois.... por essa hora estava eu a chegar a São Vicente. Saio do carro e reparo que até está bom tempo, não chove, excepto o vento que estava forte. De repente dá um grande trovão que eu literalmente dou um salto. O relâmpago cai mesmo nas montanhas altas ao lado do centro da vila. Um minuto depois cai uma chuva forte mesmo de repente e só deu para ir a correr para o carro e voltar para a costa Sul.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa tarde.
Sigo com 15ºC, algo que já não acontecia há já alguns dias :D.
Tem chovido durante todo o dia de hoje e por vezes moderado.
Não consigo dar o Acumulado diário, pois não sei ainda porquê, a minha estação deixou de sincronizar os dados da precipitação com o Pc.... arrisco que o acumulado deverá ser aproximadamente de 10mm até agora. :rain:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Tanto nevoeiro pelas ilhas. Em PDL até que não está muito mau. Já houve vezes em que mal via o fim da rua. Andar envolto em neblina é fascinante :D

Nos Grs. Central e Ocidental há pouquíssima nebulosidade em altitude. Aí em baixo é que está mau.

Cá fica o cenário de hoje.

6rwwKSH.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Nao sei porque é que não há aviso nem previsão para trovoada para os Açores.
Trovoadas dispersas são possíveis nas próximas horas.

Edit: e chuva forte também.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk