Seguimento Sul - Março 2018



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Ao mesmo tempo foi uma sorte, estão a dizer que o tornado atravessou o campo de futebol quando estava a haver o jogo! Deitou abaixo o muro quando entrou e outro quando saiu!

Digo, ainda bem, que foi à tarde, graças a Deus. Embora, tenha causado destruição no estádio, mas se fosse de manhã, podia ter sido uma grande tragédia, porque, hoje foi o dia do mercado mensal e vai sempre muita gente e o mercado é feito num terreno mesmo junto ao estádio. Sabendo, que o mercado tem tendas com aqueles ferros, com um tornado poderia ser uma autêntica tragédia.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
A malta fala em fiasco porque estamos a falar de um evento “brutal” de chuva que passa pela linha de fronteira entre algarve e alentejo e pela linha do baixo e alto alentejo. No baixo alentejo chove muito pouco, comparando com todas as zonas circundantes. E quando chove é tudo de uma enfiada só. Tem chovido, não podemos negar nem reclamar pois precisamos de todas as gotas possiveis deste mundo, mas não tem sido nada de especial.

Aconteceu aquele incidente em Castro Verde porque as pessoas estão admiradas de ver os cursos de água a correr. Ninguém falou aqui que para termos a água que precisamos, seja necessário alguém se magoar. Se isto fosse como queremos era bom :lol: agora dizerem que a malta reclama deste “fiasco” de evento e depois tem acidentes a acontecer... é só non sense.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
recomeça a chover em Faro... outro aguaceiro.

As chapas que já pouco vedavam o projeto falhado do novo parque urbano de cidade junto do novo cemitério voaram quase todas.
As barracas dos ciganos no acampamento da Lejana também voaram.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Tenho algumas suspeitas, que o tornado pode ter passado num terreno que tenho com alfarrobeiras. Dado, a trajectória do mesmo, diria passou por cima ou ligeiramente a norte. :unsure:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Comunicado do IPMA
Assunto: Vento forte no sotavento Algarvio - 4 março 2018

"Entre as 16 e as 17 horas de dia 4 de março de 2018 a região litoral do Sotavento Algarvio registou episódios de chuva e vento forte, que causaram impactos em estruturas e derrube de árvores, em particular nos concelhos de Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Estes eventos estiveram associados a uma perturbação convectiva em deslocamento para este-nordeste, vinda do mar e que entrou em terra a noroeste de Faro próximo das 16 horas e atingiu a fronteira com Espanha próximo das 17h.

Tendo em consideração os relatos, incluindo imagens disponíveis, uma análise preliminar sugere ter-se tratado de um tornado, à semelhança do que aconteceu no passado dia 28 de fevereiro de 2018, também na região de Faro. Neste momento, os impactos identificados são compatíveis, pelo menos, com danos de tornado de classe F1, na escala de Fujita clássica.

Uma classificação mais precisa desta ocorrência só poderá ser efetuada após uma análise mais detalhada dos impactos em combinação com os meios de observação, em particular do radar meteorológico."


http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)