Seguimento Litoral Norte - Março 2018

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Qual é a tua objectiva? Brutal! Muito mais impactante do que da minha perspectiva.
Estas com uma 10-18 mm. Obrigado :)
Exactamente! Quando falavas em tons de azul referias-te à frente que a antecedeu e que deixou tudo banhado.
Exacto! Logo depois da chuva, as azuis, mais baixas, fugiram para o teu lado expondo a outra num instante. Lá fui a correr buscar a máquina... :D
 


JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
O eco roxo que entrou em Viana do Castelo está a ir pela costa em direcção a Vila Praia de Âncora...


Aqui em Vila Praia de Âncora, nada de mais!!!
Apenas chuva, estou no meu corpo de bombeiros e nada de ocorrências devido ao meu tempo!
 

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
Boa Noite a todos, sinto-me contente por ter visto o meu 1º tornado, ainda por cima em casa. Desloquei-me 1 km para Norte e vi este belo tornado, numa magnifica wall cloud bem definida. O meu dever antes de fotografar foi avisar no fórum meteopt que estava a haver um tornado a Oeste de Espinho.
As pessoas também estavam a apreciar este fenómeno da natureza, fui ter com elas e algumas vieram de propósito para junto da costa para ver este extraordinário tornado, contando a mim que já tinham visto vários em Cuba (Caraíbas). Um casal que ia a passar de carro, a mulher também já tinha visto muitos tornados e wall cloud nos Estados Unidos da América, sendo o seu país de origem Para as pessoas que estavam lá presentes era relembrar velhos tempos quando viam tornados, mas para mim eu como nunca tinha visto, valeu a pena. Apesar de não ter a licenciatura, mestrado, doutoramento em Meteorologia, tive sorte pois podia ter corrido mal, pois não ter formação universitária na área e andar a caçar tempestades podia ter posto a minha vida em risco por uma tempestade.

Seguem aqui as fotos do tornado que ocorreu antes das 18:04h segundo as pessoas que lá estavam. Registei esta imagem do tornado às 18:04h

5cU5Juu.jpg


Wall cloud ainda bem definida após a dissipação do tornado

pTNWoyb.jpg
Só temos que agradecer o facto de avisares!
Enquanto agente policial, que sou, num serviço específico por onde passam as chamadas de emergência tentei fazer o mesmo. Consoante ia recebendo relatos dos sucessivos tornados que foram sendo formados junto à costa portuguesa fui transmitindo aqui para segurança de todos. Destaco 3 que confirmo a existência dos mesmos no mar: Areosa - Viana do Castelo, Angeiras - Matosinhos e o teu que com belas fotos aqui documentas, em Antas - Espinho.
Um bem haja a todos quantos os que tentam ajudar o próximo!
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Só temos que agradecer o facto de avisares!
Enquanto agente policial, que sou, num serviço específico por onde passam as chamadas de emergência tentei fazer o mesmo. Consoante ia recebendo relatos dos sucessivos tornados que foram sendo formados junto à costa portuguesa fui transmitindo aqui para segurança de todos. Destaco 3 que confirmo a existência dos mesmos no mar: Areosa - Viana do Castelo, Angeiras - Matosinhos e o teu que com belas fotos aqui documentas, em Antas - Espinho.
Um bem haja a todos quantos os que tentam ajudar o próximo!


Não foi em Anta-Espinho, foi mesmo cidade de Espinho (praia), no mar a 4kms da cidade +/-
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Já estão a surgir algumas células no mar

JT5jDDM.jpg
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa Noite a todos, sinto-me contente por ter visto o meu 1º tornado, ainda por cima em casa. Desloquei-me 1 km para Norte e vi este belo tornado, numa magnifica wall cloud bem definida. O meu dever antes de fotografar foi avisar no fórum meteopt que estava a haver um tornado a Oeste de Espinho.
As pessoas também estavam a apreciar este fenómeno da natureza, fui ter com elas e algumas vieram de propósito para junto da costa para ver este extraordinário tornado, contando a mim que já tinham visto vários em Cuba (Caraíbas). Um casal que ia a passar de carro, a mulher também já tinha visto muitos tornados e wall cloud nos Estados Unidos da América, sendo o seu país de origem Para as pessoas que estavam lá presentes era relembrar velhos tempos quando viam tornados, mas para mim eu como nunca tinha visto, valeu a pena. Apesar de não ter a licenciatura, mestrado, doutoramento em Meteorologia, tive sorte pois podia ter corrido mal, pois não ter formação universitária na área e andar a caçar tempestades podia ter posto a minha vida em risco por uma tempestade.

Seguem aqui as fotos do tornado que ocorreu antes das 18:04h segundo as pessoas que lá estavam. Registei esta imagem do tornado às 18:04h

5cU5Juu.jpg


Wall cloud ainda bem definida após a dissipação do tornado

pTNWoyb.jpg

Brutal. Parabéns Miguel. Já merecias ver isto dada a tua dedicação nas tuas caçadas. :)

---------------

Neste momento tudo calmo. O radar até tem bom aspecto. Deverá ser mais uma madrugada animada no Litoral Norte.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Para complementar o post do @Miguel96, mostro o mapa mais amplo.
Isto formou-se em cerca de meia-hora a 1 hora ao largo da costa.
Até parece uma frente de rajada...
c80fyui.png

As imagens de infravermelhos mostram que está próximo de entrar no continente uma massa de ar frio e instável:
SWaO2TB.png

O que poderá aí vir?

Por cá o acumulado da chuva da tarde foi de 12,4 mm.
O vento sopra fraco de sul.
 
Última edição:

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Clarões a Sudoeste de Espinho

Enviado do meu FRD-L09 através do Tapatalk