Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
pelo radar não me parece que vá ter chuva aqui hoje....

não me parece de todo que esta previsão se concretize hoje....

Porquê? Quais são os fundamentos "científicos" que o levam a dizer que hoje não haverá chuva em Serpa?

E logo hoje que estão previstos passarem dois sistemas frontais sobre o território de Portugal Continental ... :lmao:

serpa1.jpg
Serpa2.jpg


EDIT (21h49): a prova ...

serpa.jpg

alguma razão explicativa para a sua opinião
É o que dá fazer provisões sem fundamento, melhor dizendo, sem responsabilidades ...

EDIT (05.03.2018_00h28): Fiquei mesmo sem resposta (não explicou cientificamente a sua opinião), o que leva-me a querer que se guia pelo censo comum e não pelo conhecimento científico. Como habitante de Serpa, sempre poderia ter adiantado alguma razão, por exemplo, poderia ter referido que a maior continentalidade e o facto de se localizar bastante para sul faz com que as superfícies frontais cheguem já bastante debilitadas a Serpa ou então que o longo trajecto que as superfícies frontais fazem até chegar a Serpa fazem com que percam grande parte da humidade, etc. Enfim, quando emitir opinião seria bom referir sempre o seu fundamento.
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
E
Porquê? Quais são os fundamentos "científicos" que o levam a dizer que hoje não haverá chuva em Serpa?

E logo hoje que estão previstos passarem dois sistemas frontais sobre o território de Portugal Continental ... :lmao:

serpa1.jpg
Serpa2.jpg


EDIT (21h49): a prova ...

serpa.jpg


É o que dá fazer provisões sem fundamento, melhor dizendo, sem responsabilidades ...
esta tarde apenas acumulei 2mm.... todas as células que passaram nao duraram mais de 5 minutos...
 

Trinity

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
27
Local
Lisboa
E a costa leste dos Estados Unidos vai levar com mais duas tempestades dessas durante a próxima semana... vai contribuir para a instabilidade cá do nosso lado.

Porquê? Tenho a ideia se calhar errada que quando há grandes tempestades na costa lestes dos EUA que aqui nem por isso, estarei enganado ?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Porquê? Tenho a ideia se calhar errada que quando há grandes tempestades na costa lestes dos EUA que aqui nem por isso, estarei enganado ?
Talvez isso não seja totalmente errado, regra geral... Tendo em conta o espaçamento relativamente habitual (ao longo das longitudes à volta do globo) à nossa latitude entre as zonas mais activas, é provável sim que em média, quando está uma zona dominante de baixo geopotencial na costa leste dos EUA, tenhamos aqui uma zona de alto geopotencial e tempo relativamente mais estável.
Mas naturalmente isso nem é assim tão fixo e essa frequência espacial na oscilação da frente polar também varia, e nesta altura está muito mais ondulada que o habitual, portanto "cabem mais" depressões no mesmo espaço que em condições mais "standard".
Penso que alguém colocou um post sobre isso há dias, relativo a wave numbers elevados, que representa isso mesmo da frequência de ondulações nas latitudes médias ser acima do mais usual neste momento.
Assim sendo, permite a co existência de depressões cavadas nas duas vertentes do atlântico, quando geralmente, em média, se pode dizer que "se puxa a manta para tapar dum lado destapa do outro".
 

Trinity

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
27
Local
Lisboa
Obrigado, o meu comentário foi em relação à afirmação que comentei: "vai contribuir para a instabilidade cá do nosso lado"
A meu ver as coisas não são assim, antes pelo contrário, a minha memória está cheia de situações em que estão brutais tempestades na costa leste dos EUA e aqui estamos a pastar em tempo primaveril infinito.
Aprecio a sua resposta com a qual concordo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Obrigado, o meu comentário foi em relação à afirmação que comentei: "vai contribuir para a instabilidade cá do nosso lado"
A meu ver as coisas não são assim, antes pelo contrário, a minha memória está cheia de situações em que estão brutais tempestades na costa leste dos EUA e aqui estamos a pastar em tempo primaveril infinito.
Aprecio a sua resposta com a qual concordo.
Lá está, em situações mais normais sim, as zonas dominantes de tempo estável/instável estão relativamente "estacionadas" e isso tende a acontecer, vermos animação lá e aqui "a pastar".
Ainda assim, muitas vezes a animação por lá, particularmente se for fria, acaba por desbloquear o nosso aborrecimento alguns dias depois, quando essas vagas de frio na costa leste conseguem chegar a pleno atlântico. Quando isso acontece, obviamente nem sempre, todo esse frio em pleno oceano automaticamente tem como consequência uma dinâmica que acaba por se tornar tempestuosa e aumenta também as nossas chances de tempo mais agitado, e sim, com origem inicial nas condições americanas.

Neste caso até está tão invulgar que é quase o frio europeu a atravessar o atlântico no sentido retrógrado, a agitar o atlântico, e a fornecer alimento para gerar tempestades à costa leste americana. Pouco vulgar pois claro!

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Obrigado, o meu comentário foi em relação à afirmação que comentei: "vai contribuir para a instabilidade cá do nosso lado"
A meu ver as coisas não são assim, antes pelo contrário, a minha memória está cheia de situações em que estão brutais tempestades na costa leste dos EUA e aqui estamos a pastar em tempo primaveril infinito.
Aprecio a sua resposta com a qual concordo.
Eu não disse que era sempre assim. Estou a referir a este momento. Nos modelos é o que se vê, nascerem depressões do outro lado e despejarem frentes sucessivas aqui.
 
  • Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego

Trinity

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
27
Local
Lisboa
Eu não disse que era sempre assim. Estou a referir a este momento. Nos modelos é o que se vê, nascerem depressões do outro lado e despejarem frentes sucessivas aqui.

OK! Eu ontem fiquei a pensar no assunto e acho mesmo que é raro, tenho ideia que quase sempre que vejo na televisão tempestades na costa leste, aeroportos encerrados, etc, aqui está calmo, e que é raro dias como agora com cá e lá.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.