Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,595
Local
Gondomar (105 metros alt)
Mensagem de Vítor Baía :

Possível temporal no fim de semana

A chuva vai continuar a cair de forma persistente e vai intensificar-se a partir de Sexta-feira. Não há rio ou ribeira que fique com pouco caudal, não há barragem ou charco que fique com pouca água. Deixem passar a semana e depois vão verificar. Para além da chuva vamos ter temporal de vento no fim de semana.

https://vitorbaiameteo.pt/previsao-geral/

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
e a zona com mais seca é aquela onde está prevista menos precipitação... apenas 50mm

Quanto a isso não há nada a fazer, o Sudeste Alentejano sempre foi e sempre será a região com menos precipitação do País... Com toda a certeza não querias ter aí os 600mm que essa previsão indica para as terras altas do Minho pois não? Há que ter noção da realidade climática de cada região. ;)
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Queria ter pelo menos 200MM
 
  • Gosto
Reactions: Sandie e joselamego

S Pimenta

Cirrus
Registo
16 Out 2017
Mensagens
32
Local
Valongo, Porto
O ICON dá 960 milibars!

5MW1LJk.jpg


E o GFS 951 milibars!

UyEdBof.jpg


Será que estão a delirar ou isto vai ser mesmo sério?! Eu a pensar que o pior do Inverno já se passou a semana passada, e afinal ainda vamos levar com outra ainda pior?!
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
O ICON dá 960 milibars!

5MW1LJk.jpg


E o GFS 951 milibars!

UyEdBof.jpg


Será que estão a delirar ou isto vai ser mesmo sério?! Eu a pensar que o pior do Inverno já se passou a semana passada, e afinal ainda vamos levar com outra ainda pior?!
Tem calma, não entrar em pânico. Esses modelos até podem prever valores dessa ordem, mas a parte mais perigosa da depressão, passará de raspão.
Vamos seguindo com calma e estar atento aos modelos e as previsões do IPMA.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Será que estão a delirar ou isto vai ser mesmo sério?! Eu a pensar que o pior do Inverno já se passou a semana passada, e afinal ainda vamos levar com outra ainda pior?!

É melhor ver o vento do que a pressão central. Problemas com as rajadas deve ser para o lado espanhol. Já a ondulação elevada vai ser mais generalizada.

IA5qIan.gif
 

fog

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
89
Local
lisboa
Juro que queria evitar isto mas agora ficou feio :nono:
Então porquê?! O nosso amigo diz que as "tirou" no domingo, mais nada. Quer dizer, portanto, que as tirou da Internet. Assim sendo, o problema da autoria creio ficar resolvido. Certo?
Vamos seguindo com calma e estar atento aos modelos e as previsões do IPMA.
Tem toda a razão, o IPMA nas suas previsões de hoje, realizadas às 12h33, é muito contido. Fosse a situação alarmante e já teríamos alertas, pelo menos um alerta amarelo. Ora nada disso acontece.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Quanto a isso não há nada a fazer, o Sudeste Alentejano sempre foi e sempre será a região com menos precipitação do País... Com toda a certeza não querias ter aí os 600mm que essa previsão indica para as terras altas do Minho pois não? Há que ter noção da realidade climática de cada região. ;)

Sem falar nos problemas que precipitação como cai cá provocaria em zonas menos preparadas/adaptadas a muita precipitação
 

Bastien

Cirrus
Registo
11 Jan 2008
Mensagens
59
Local
Povoa da Galega, Mafra
O IPMA é contido e muito bem, basta ouvir as declarações da meteorologista a um dos canais de televisão, porque ainda não há certezas, nem da localização nem do trajecto definitivo da depressão. Umas centenas de km para a esquerda ou para a direita faz toda a diferença. Nada de alarmismos antecipados e aguardar pelo desenvolvimento da mesma

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Queria ter pelo menos 200MM
Bom já não diria tanto, agora 50mm's parece-me realmente muito pouco.
Não existem nem locais bons nem locais menos bons para chover, tudo é a mesma coisa, agora volto a referir 50 mm's é pouquíssimo
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Queria ter pelo menos 200MM

Isto na meteorologia não funciona por quereres! :D

Se querias ter precipitações mais frequentes e intensas devias ir viver para o Minho, fundavas o MeteoMinho e levavas as estações para lá! (estou a brincar não leves a mal)! :D

Agora um pouco mais a sério, cada região tem a sua realidade climática e é natural chover pouco aí. As médias anuais devem rondar os 500mm em Serpa (ou menos).
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
O IPMA é contido e muito bem, basta ouvir as declarações da meteorologista a um dos canais de televisão, porque ainda não há certezas, nem da localização nem do trajecto definitivo da depressão. Umas centenas de km para a esquerda ou para a direita faz toda a diferença. Nada de alarmismos antecipados e aguardar pelo desenvolvimento da mesma

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
Está a sair a run das 12h do GFS e parece-me que a depressão está mais a norte, boas notícias, principalmente em relação ao vento.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.