Biodiversidade

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Olá;). Aquilo que diz ser um comedouro artesanal, na verdade nada de artesanal tem, trata-se de um simples suporte de vasos para pendurar, adquiri uns 3 numa loja de chineses:lol:, pelo que não tem nenhum resguardo para a chuva não. Ando equacionar construir um que evite que as sementes se molhem, mas não tenho tido muito tempo para bricolage... Agora tento evitar que apanhe chuva ao máximo, ainda há pouco o retirei para não passar o resto da noite a molhar-se, mas de qualquer forma apanha sempre chuva durante o dia quando eles se alimentam, pelo que tenho que ter sempre algum trabalho mais regular na limpeza do "comedouro" nestes dias, mas não é uma solução perfeita.

A fruta continua a ser o atrativo de vários melros e toutinegras, adoram passas e uns figos que congelei em Setembro, a laranja também vai em último recurso:D
Os outros lá se contentam com o girassol, milho, misturas de sementes, etc. Torna-se mais difícil, como não podia deixar de ser, atrair espécies insetívoras com estes alimentos, mas alguns como os Piscos-de-peito-ruivo, não dizem não a uma sementinha de girassol descascada;).
Por aqui vejo também muitos melros, pardais, pintassilgos, lugres (por aqui acho que os chamam de zigres) carriças, muitas rolas, estorninhos e tantos outros que não sei o nome, mas não gostam da minha paparoca, tenho que mudar a ementa.
As passas e os figos são daqueles que se compram em supermercados que se vendem em saquetas?
Vou tentar arranjar desses suportes de vasos e colocar próximo do comedouro que já lá tenho.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu ultimamente tenho tido por aqui umas boas visitas de uma comunidade de corvos, cerca de uns 10, os sons que eles reproduzem ouve-se á distancia.
Tenho observado também alguns exemplares de águia-calçada, isto falando em áves de grande porte, porque das mais pequenas é uma imensidão enorme de espécies.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Por aqui vejo também muitos melros, pardais, pintassilgos, lugres (por aqui acho que os chamam de zigres) carriças, muitas rolas, estorninhos e tantos outros que não sei o nome, mas não gostam da minha paparoca, tenho que mudar a ementa.
As passas e os figos são daqueles que se compram em supermercados que se vendem em saquetas?
Vou tentar arranjar desses suportes de vasos e colocar próximo do comedouro que já lá tenho.

A fruta de qualquer modo só agrada como disse a alguns. Sim, as passas são as que se adquirem no supermercado, embora não seja nenhuma fortuna, nos hiper(s) banais não compensa comprar (mais no meu caso, já que um pacote pequeno acaba numa semana:lol:), porque fica caro face à pouca quantidade que traz, por isso quando posso prefiro adquirir numa spfc grossista, traz mais, dura-me para mais tempo e acaba por sair mais barato.

Os figos são mesmo figos normais, em Setembro colhi-os e congelei uma parte para agora. Infelizmente são até os últimos exemplares, porque a figueira que os deu, ardeu em Outubro e não me parece que se recomponha, até porque já era uma árvore bastante antiga. Quanto aos figos secos, também comem, mas têm de ser partidos em pedacinhos mais pequenos.

As sementes só atraem uma parte das espécies nomeadamente as granívoras, que são as mais simples de atrair. Depois há uma série de insetívoros, em que uns gostam mais de fruta que outros e alguns até de sementes, é o caso das toutinegras-de-barrete-preto, alguns piscos, melros e rabirruivos-pretos (entre outras). No ano passado lembro-me bem de um melro que passava a vida a comer sementes aqui no quintal, e o que metia mais piada na história toda é que ele conseguia empoleirar-se nas colheres de pau (que são pequenas) e fazer sair as sementes da garrafa de plástico:lol:, um verdadeiro contorcionista, enfim a necessidade tem destas coisas.

Isto de atrair aves é todo um processo de tentativa e erro, no início fiz até uns testes engraçados, que curiosamente resultaram muito bem para algumas espécies tomarem conhecimento do quintal, resumidamente peguei numas colunas e coloquei vários vídeos de vocalizações de determinadas espécies, fiz com vocalizações de chapins, verdilhões e piscos. Foi muito giro, porque os piscos que são todos territorialistas vieram até ao quintal e cantaram cantaram como se efetivamente tivessem a comunicar com o video:lol:. Já com os chapins e verdilhões resultou no início mas depois viram que havia gato no processo:lol:. Na altura fui até criticado, enfim nota-se que as mentalidades aqui à volta são muito abertas, mas eu é que devo ser anormal:rolleyes:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
A fruta de qualquer modo só agrada como disse a alguns. Sim, as passas são as que se adquirem no supermercado, embora não seja nenhuma fortuna, nos hiper(s) banais não compensa comprar (mais no meu caso, já que um pacote pequeno acaba numa semana:lol:), porque fica caro face à pouca quantidade que traz, por isso quando posso prefiro adquirir numa spfc grossista, traz mais, dura-me para mais tempo e acaba por sair mais barato.

Os figos são mesmo figos normais, em Setembro colhi-os e congelei uma parte para agora. Infelizmente são até os últimos exemplares, porque a figueira que os deu, ardeu em Outubro e não me parece que se recomponha, até porque já era uma árvore bastante antiga. Quanto aos figos secos, também comem, mas têm de ser partidos em pedacinhos mais pequenos.

As sementes só atraem uma parte das espécies nomeadamente as granívoras, que são as mais simples de atrair. Depois há uma série de insetívoros, em que uns gostam mais de fruta que outros e alguns até de sementes, é o caso das toutinegras-de-barrete-preto, alguns piscos, melros e rabirruivos-pretos (entre outras). No ano passado lembro-me bem de um melro que passava a vida a comer sementes aqui no quintal, e o que metia mais piada na história toda é que ele conseguia empoleirar-se nas colheres de pau (que são pequenas) e fazer sair as sementes da garrafa de plástico:lol:, um verdadeiro contorcionista, enfim a necessidade tem destas coisas.

Isto de atrair aves é todo um processo de tentativa e erro, no início fiz até uns testes engraçados, que curiosamente resultaram muito bem para algumas espécies tomarem conhecimento do quintal, resumidamente peguei numas colunas e coloquei vários vídeos de vocalizações de determinadas espécies, fiz com vocalizações de chapins, verdilhões e piscos. Foi muito giro, porque os piscos que são todos territorialistas vieram até ao quintal e cantaram cantaram como se efetivamente tivessem a comunicar com o video:lol:. Já com os chapins e verdilhões resultou no início mas depois viram que havia gato no processo:lol:. Na altura fui até criticado, enfim nota-se que as mentalidades aqui à volta são muito abertas, mas eu é que devo ser anormal:rolleyes:
tens de ter calma a bicharada nem sempre faz o que pensamos, como já disse, já vi um pisco a comer da ração dos gatos os ouriços cacheiros também, os melros e pardais andam na terra a cata das minhocas que são muitas pois tenho uma pilha de compostagem, tenta uma mistura de ração para rolas e outra para melros assim ficas com a maioria da passarada alegre, cuidado com o local, se for muito movimentado e ou com gatos e cães esquece
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
tens de ter calma a bicharada nem sempre faz o que pensamos, como já disse, já vi um pisco a comer da ração dos gatos os ouriços cacheiros também, os melros e pardais andam na terra a cata das minhocas que são muitas pois tenho uma pilha de compostagem, tenta uma mistura de ração para rolas e outra para melros assim ficas com a maioria da passarada alegre, cuidado com o local, se for muito movimentado e ou com gatos e cães esquece

Eu tenho e já estou habituado, e não me queixo;), o colega ct1gnd é que se está a iniciar no assunto. Rolas tenho-as cá de sobra:D, chegam a ser mais de 20 a comer no quintal uma autêntica nuvem:lmao:Tivesse eu visitas de tantos indivíduos de outras espécies como tenho de rolas-turcas e montava aqui uma estação de birdwatching :lol:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Hoje vi pela primeira vez aqui um mocho pequeno em cima de um fio de postes de electricidade, ia de carro e não houve tempo para vê-lo melhor que de depois de eu passar e fazer marcha-atrás levantou vou, mas era de um tamanho maior que uma rola.
Fiz uma pesquisa pela net e "talvez" fosse um mocho galego.
http://www.avesdeportugal.info/images/ath_noc_f3.jpg
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Eu ultimamente tenho tido por aqui umas boas visitas de uma comunidade de corvos, cerca de uns 10, os sons que eles reproduzem ouve-se á distancia.
Tenho observado também alguns exemplares de águia-calçada, isto falando em áves de grande porte, porque das mais pequenas é uma imensidão enorme de espécies.
Se são uma comunidade, o mais provável é serem gralhas (Corvus corone). Os corvos raramente se encontram em bandos e quando acontece são de reduzida dimensão.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Nova espécie avistada no meu quintal! Sobe assim para 33 espécies avistadas:D.

Alguém adivinha quem é:D?
Macho:
4cm6bGY.jpg

Esta correu mal, e ficou sem parte da cabeça, não se tivesse mexido à última da hora:lol::
bdX65wb.jpg

Fêmea:
nYURvEh.jpg


Outros registos de hoje:
Verdilhão (Carduelis chloris) primos dos de cima:lol::
pn02EB1.jpg


Toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla):
nxyKovC.jpg



@ct1gnd como vão as coisas com as tentativas de atração das aves?

Podem adicionar mais fotos destas :thumbsup:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Hoje vi pela primeira vez aqui um mocho pequeno em cima de um fio de postes de electricidade, ia de carro e não houve tempo para vê-lo melhor que de depois de eu passar e fazer marcha-atrás levantou vou, mas era de um tamanho maior que uma rola.
Fiz uma pesquisa pela net e "talvez" fosse um mocho galego.
http://www.avesdeportugal.info/images/ath_noc_f3.jpg
como são nocturnos são difíceis de observar, mas do que sei as espécies da família das corujas e mochos são facilmente identificados pelo seu piar que é de facil identificação
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
como são nocturnos são difíceis de observar, mas do que sei as espécies da família das corujas e mochos são facilmente identificados pelo seu piar que é de facil identificação

O piar do mocho galego é muito fácil de identificar, diria que soa quase a um miado e é audível por vezes ainda durante o dia! :)

http://www.avesdeportugal.info/athnoc.html
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
como são nocturnos são difíceis de observar, mas do que sei as espécies da família das corujas e mochos são facilmente identificados pelo seu piar que é de facil identificação
Na descrição do mocho galego no site diz que:

Mocho-galego
Athene noctua
Este pequeno mocho
é a ave de rapina nocturna mais fácil de observar, devido aos seus hábitos parcialmente diurnos.
O seu hábito de pousar em pontos altos, à beira da estrada, torna esta espécie bastante conspícua.

Devido ás dimensões do Mocho, à sua coloração, formato de asa e avistamento diurno, por isso inclino-me para esta espécie, já que é observável na zona da Caparica e no Cabo Espichel. Foi a descrição mais parecida com o que eu vi. Vou estar atento a ver se o avisto novamente e tentar um registo fotográfico.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,616
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Foram lançadas 15.000 trutas nos rios de Vila Nova de Paiva
8 Março, 2018



Para mitigar os efeitos nocivos de um verão e outono secos, em 2017, que se refletiram na drástica diminuição de água nos rios do concelho e consequentemente na fauna local, o Município em parceria com o Clube de Caça e Pesca de Vila Nova de Paiva, colocaram em prática ações de repovoamento por todo o concelho, nos rios Paiva, Côvo e Mau, com a participação do autarca José Morgado.

vnp.jpg



O Rio Paiva é o habitat propício ao desenvolvimento da chamada “truta de pinta vermelha”, que povoa as suas águas frias e bem oxigenadas. Manter o equilíbrio faunístico e permitir o desenvolvimento destas trutas tão apreciadas, sensibilizar para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones, são alguns dos objetivos a que o Município e os Clubes de Caça e Pesca concelhios se propõem, com estas ações de repovoamento.

Fotos: CMVNP

http://daoedemo.com/foram-lancadas-15-000-trutas-nos-rios-de-vila-nova-de-paiva/