Seguimento Marítimo 2018 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,399
Local
Olhão (24 m)
A bóia de Faro, já bomba, com uma onda de quase 7 metros. Lá, vai mais umas arribas abaixo. :D
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Aviso Vermelho para a agitação marítima prevista para amanhã em todo Portugal Continental!
Muito cuidado com os passeios à beira-mar, não se ponham em risco!

PoLoI2h.png


nZsh4RL.png


eI374Bt.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A ver se la dou um pulo. Se estiver aberta aquela zona.

Enviado do meu SM-G928F através do Tapatalk

No inicio da escadaria da Boca do Inferno vai estar fechado pela protecção Civil de Cascais/ Policia Marítima.
É uma boa medida pois vai ocorrer galgamento, contudo isso não te impede nada de ver o mar, pois ali a volta da Boca do Inferno podes ver o mar em segurança.
Outro ponto sensível aqui da costa de Cascais é naturalmente o paredão que vai estar fechado.
Atenção ao vento, dão vento na ordem dos 50/55 km/h de velocidade média (velocidade, não rajada!).
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
O barco que encalhou no Bugio, Costa da Caparica como está cheio de petroleo, poderá uma onda forte ondulação quebrar o depósito. Se o deposito quebra são toneladas de crude que vao afectar as praias
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
O barco que encalhou no Bugio, Costa da Caparica como está cheio de petroleo, poderá uma onda forte ondulação quebrar o depósito. Se o deposito quebra são toneladas de crude que vao afectar as praias
O cargueiro Betanzos não transporta crude, é um transportador de areia. Efectivamente tem os depósitos de combustível cheios (deverá ser gásoleo), bem como da existência de óleos lubrificantes para os equipamentos hidráulicos e dos próprios motores, que segundo o afirmado pela Autoridade Marítima, tinham sido devidamente acautelados pela tripulação, o que não evita do risco e no caso do navio adornar e naufragar de haver derrames.
A ironia disto tudo é um navio carregado de areia encalhar na areia. Coisas do destino!
Vamos esperar que tudo corra bem.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mau tempo: Subiu para 19 o número de barras marítimas fechadas
11 mar 2018 13:54

O número de barras marítimas fechadas à navegação devido à agitação do mar subiu de 16 para 19, mantendo-se quatro condicionadas, segundo o último balanço da Marinha Portuguesa.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Marinha estão fechadas à navegação as barras marítimas de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche e Ericeira.

Estão igualmente encerradas as barras marítimas de São Martinho do Porto, Nazaré, Lagos, Alvor, Portimão, Albufeira, Tavira e Vila Real de Santo António.

Nos Açores, está encerrada a barra da Madalena do Pico, adianta a Marinha Portuguesa.

As barras marítimas de Sesimbra e Setúbal estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 11 metros e as de Olhão e Faro a barcos com comprimento inferior a 10 metros.

Devido à forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) colocou sob aviso vermelho toda a costa litoral portuguesa até às 15:00 de hoje e até às 18:00 junto aos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja, onde estão previstas ondas de sudoeste com sete a oito metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O IPMA colocou também sob aviso laranja 10 distritos de Portugal continental até às 09:00 de segunda-feira devido à agitação marítima e até 21:00 de hoje devido ao vento.

Os restantes distritos do continente estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, segundo informação disponível no site do IPMA.

A ilha do Porto Santo e a costa norte da Madeira também estão sob aviso laranja devido à agitação marítima.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde na região Sul, e uma pequena descida da temperatura.

Estão também previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, em especial nas regiões norte e centro até ao início da tarde, tornando-se pouco frequentes na região Sul a partir do meio da tarde.

O vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste, com rajadas até 85 km/h, soprando forte a muito forte (50 a 65 km/h) nas terras altas com rajadas até 110 km/h, rodando gradualmente para oeste a partir da tarde, e enfraquecendo para o final do dia.

O instituto prevê ainda queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, subindo temporariamente a cota para 1200/1400 metros durante a tarde e condições favoráveis para a ocorrência de trovoada até meio da tarde.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/mau-tempo-subiu-para-19-o-numero-de-barras-maritimas-fechadas