Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Mais chuva a caminho para todo o país ( logo noite 21/22 h )

ba05f318586ca0b0ae80188a44aa7ebf.jpg


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
E chove.....chove..... mas que grande Março
Alguém sabe qual o Março mais chuvoso de sempre em Lisboa e qual o valor ? Obrigado.

Março de 2013 possivelmente, 239,6 mm em Lisboa.

A falar nele, parece que estamos a ter uma repetição de Março de 2013, os modelos só vêem estabilização do AA só lá para o final do mês. Nesse ano ocorrereu o mesmo, NAO extremamente negativa. Um fenómeno que até o IPMA salientou no relatório, é que a partir de 2000 tem ocorrido mais episódios de NAO muito negativa, tendo havido um período entre 1980 e 2000 com NAO muito estável ou positiva. Os dois anos com NAO mais negativa desde 1960 foram após 2000. Este ano é mais um e se calhar é outro recorde.

Março águas mil? O cenário deste século parece prever um final de Inverno mais chuvoso (se formos meteorologicamente corretos, a Primavera já começou), agora se tem ou não a ver com as alterações climáticas, cada um que faça a sua pesquisa e chegue à sua conclusão.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Se Abril for a caixa de surpresas do ano passado (Abril mais seco desde 1931), por favor cancelem :lol:
Que mês horrível! Foi mesmo o mês de Abril mais seco de sempre, mesmo em anos de seca, Abril sempre teve chuva e trovoadas. Não fosse o último dia e tinha acabado com 0mm. :wacko: Espero que tenha sido uma excepção.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Que mês horrível! Foi mesmo o mês de Abril mais seco de sempre, mesmo em anos de seca, Abril sempre teve chuva e trovoadas. Não fosse o último dia e tinha acabado com 0mm. :wacko: Espero que tenha sido uma excepção.
Acredito que foi mesmo uma excepção... Abril não costuma ser seco, acredito que este ano será o oposto do ano passado.
 

S Pimenta

Cirrus
Registo
16 Out 2017
Mensagens
32
Local
Valongo, Porto
Alguem que percebe melhor do que eu que me ajude a esclarecer...

Pelo que me parece nos modelos são 2 depressões a juntar-se numa só, certo? Isto é como quando 2 furacões se unem num só? (talvez esteja a dar um exemplo exagerado) Como é fenómeno se chama?

E esta depressão bastate cavada surgem uma Ciclogénese explosiva, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra? Ou também ajuda à "festa"?


Estofex esta a prever pelo que entendi a partir da meia noite de sábado na zona norte de Portugal e Espanha (galiza) a entrada da frente fria o que vai gerar trovoada e possibilidade de tornados...

Fonte https://www.estofex.org/cgi-bin/pol...e=2018031006_201803081522_1_stormforecast.xml

While flooding is the main risk, any supercell that forms may produce a tornado in this environment of low cloud bases and strong low-level shear.
After 00 UTC, the cold front will enter Portugal and Galicia from the west. A convective line may form and may produce severe wind gusts (in conjunction with tight pressure gradients).

Muito grato pelos esclerecimentos!
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Alguem que percebe melhor do que eu que me ajude a esclarecer...

Pelo que me parece nos modelos são 2 depressões a juntar-se numa só, certo? Isto é como quando 2 furacões se unem num só? (talvez esteja a dar um exemplo exagerado) Como é fenómeno se chama?

E esta depressão bastate cavada surgem uma Ciclogénese explosiva, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra? Ou também ajuda à "festa"?


Estofex esta a prever pelo que entendi a partir da meia noite de sábado na zona norte de Portugal e Espanha (galiza) a entrada da frente fria o que vai gerar trovoada e possibilidade de tornados...

Fonte https://www.estofex.org/cgi-bin/pol...e=2018031006_201803081522_1_stormforecast.xml

While flooding is the main risk, any supercell that forms may produce a tornado in this environment of low cloud bases and strong low-level shear.
After 00 UTC, the cold front will enter Portugal and Galicia from the west. A convective line may form and may produce severe wind gusts (in conjunction with tight pressure gradients).

Muito grato pelos esclerecimentos!

Não me parece que estejam a juntar 2 depressões, antes pelo contrário, é uma que se subdivide em 2 núcleos:

i-qvMk88S-M.png


O que tem provocado os actuais temporais são as frentes e os vales em altitude que têm passado:

i-qXsxWHX-M.gif


Não há nenhuma analogia com junções de furacões / ciclones (nem sequer sei de nenhuma que tenha ocorrido), a gravidade tem mais a ver com factores com a pressão em altitudes superiores, onde há um núcleo cavado:

i-qZHQKDh-M.gif


Fala-se de Ciclogénese explosiva quando há uma grande descida de pressão no centro em muito curto espaço de tempo (do estilo 30mb em 12 horas).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.