Seguimento Rios e Albufeiras - 2018



dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
O rio Ocreza também com um enorme caudal, ontem às 23h.

UiBnmRZ.png

Em que parte do site do SNIRH é que está a informação dessa albufeira e da Caniçada?
Só consigo ver as que estão neste mapa.
r6bsmQ9.png


Este site do SNIRH é das coisas mais aberrantes que já vi para se ter acesso à informação pretendida.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mau tempo: Acionado Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo
10 mar 2018 11:45

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi hoje acionado em nível de alerta amarelo, anunciou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

A decisão foi tomada pela Comissão Distrital de Proteção Civil devido à previsão de alagamentos e inundações decorrente da subida dos caudais do rio Tejo.

Em comunicado, o CDOS de Santarém adianta que a chuva que se tem sentido em Portugal e em Espanha “gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo especialmente nos provenientes de Espanha”.

“Mantendo-se a situação atual, prevê-se que que os caudais lançados no Rio Tejo possam atingir os 2000m3/s em Almourol, ao longo do dia de hoje”, refere o comunicado.

Desde as 23:00 de sexta-feira que os caudais estão acima dos 1500m3 constituindo-se como “fator de risco muito significativo no galgamento das margens do Rio Tejo, tendo-se verificado hoje pelas 07:00 o maior caudal lançado pelo conjunto das barragens com influência no Rio Tejo com 2297m3/s”, salienta a Proteção Civil.

“Perante os dados verificados e as consequências previsíveis”, a Comissão Distrital de Proteção Civil decidiu ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível amarelo.

Segundo o CDOS de Santarém, as consequências do mau tempo já se fizerem sentir em alguns locais, nomeadamente em Constância, onde o parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere ficou submerso, na Estrada Municipal 1348, entre Vale de Figueira e Ribeira de Santarém, onde o trânsito está condicionado.

Para as próximas horas, as previsões apontam que devem ficar submersas a Estrada Nacional 365 em Ponte do Alviela, a Estrama Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, a EN 365 em Palhais/Ribeira de Santarém e o parque de estacionamento da Ribeira de Santarém.

Perante esta situação, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém aconselha a população das zonas ribeirinhas do distrito a tomar medidas de precaução.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...al-de-emergencia-para-cheias-na-bacia-do-tejo
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Água para o Guadiana


Água para o Tejo


Edito com mais algum vídeo de afluentes e subafluentes do Tejo:

- Rio Jerte (subafluente)


- Rio Alberche (afluente)
 
Última edição:

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,120
Local
Genval, Bélgica
tanta coisa que não chovia e chove uma semana e já vamos com cheias no Tejo...
Por aqui o Douro já inundou como é costume, as partes mais baixas do cais da Régua e tambem um pouco mais a montante, do cais da Junqueira junto às pontes
A questao nao é ser apenas uma semana, é a quantidade de chuva que ja ultrapassou a media do mes. Penso que as alteracoes climaticas serao isto, a chuva a cair em espacos de tempo mais curtos.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
A questao nao é ser apenas uma semana, é a quantidade de chuva que ja ultrapassou a media do mes. Penso que as alteracoes climaticas serao isto, a chuva a cair em espacos de tempo mais curtos.

Nem mais. As alterações climáticas cada vez mais fazem que quando chove, chova muito.
A situação poderia ser pior se não houvesse capacidade de encaixe na barragens um pouco por toda a península
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3