Seguimento Litoral Centro - Março 2018

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Céu interessante, na periferia da célula, Pontevel:
3915b005dab1098bb2dfc6fe8bbd6909.jpg
6a5778b4a668cc7b8284cf82e0f1886f.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Como sábado é dia de passeio, lá resolvemos passear por Belém. :D
Mal cheguei, olhei para norte e lá estava uma bela célula a desenvolver-se rapidamente.
Imagem de radar:
ZqDKjS1.jpg

Foto:
30xokyj.jpg

Mais tarde, o céu começou a fechar e o vento a aumentar de intensidade, tanto que já custava equilibrar-me na rua com algumas rajadas fortes. (Deviam ter visto a minha figura :D). Passámos pela Lx Factory e eis que me deparo com este cenário espetacular. Fiquei boquiaberto! Foi a primeira vez que vi uns mammatus tão bem definidos.
Ficam as fotos:
5atVZFB.jpg

RzGUV8J.jpg

uzwEncF.jpg

gaxotKv.jpg

(Fotos tiradas pelo telemóvel, portanto a qualidade é razoável)
Não apanhei chuva e muito menos trovoada, mas valeu a pena pelos mammatus. :D
Agora por Carnaxide, a noite segue calminha mas sente-se por vezes umas rajadas mais fortes.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas!
Como sábado é dia de passeio, lá resolvemos passear por Belém. :D
Mal cheguei, olhei para norte e lá estava uma bela célula a desenvolver-se rapidamente.
Imagem de radar:
ZqDKjS1.jpg

Foto:
30xokyj.jpg

Mais tarde, o céu começou a fechar e o vento a aumentar de intensidade, tanto que já custava equilibrar-me na rua com algumas rajadas fortes. (Deviam ter visto a minha figura :D). Passámos pela Lx Factory e eis que me deparo com este cenário espetacular. Fiquei boquiaberto! Foi a primeira vez que vi uns mammatus tão bem definidos.
Ficam as fotos:
5atVZFB.jpg

RzGUV8J.jpg

uzwEncF.jpg

gaxotKv.jpg

Não apanhei chuva e muito menos trovoada, mas valeu a pena pelos mammatus. :D
Agora por Carnaxide, a noite segue calminha mas sente-se por vezes umas rajadas mais fortes.

Belíssimas fotos do mammatus!
Muito fixes!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A Félix aproxima-se da Galiza. O contraste das massas de ar é notável. Logo atrás da linha de instabilidade que acabou de passar, note-se a estreita faixa de subsidência de ar estratosférico (laranja/vermelho) que limpou o céu quase totalmente a seguir à referida linha:

VkIFZNm.jpg


A análise sinóptica das 18h, mais próxima da hora daquela imagem, assinala a espiral da oclusão enrolada em torno do centro 969 hPa (valor de pressão pouco frequente a esta distância do litoral oeste da península) e uma nova linha de instabilidade que precede a chegada da oclusão ao litoral norte. Não sei dizer o que atingirá o litoral centro, a última linha atingiu com mais intensidade a região do Alentejo. O Oeste foi relativamente poupado.

OoKUspy.gif

F7zG5rt.jpg