Seguimento Litoral Norte - Março 2018

Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Acho o que tu passaste foi mais ou menos isto...

Aqui segue um video de um amigo

O que a pessoa desta viatura viu foi exatamente o que vi quando estava a conduzir ontem, na freguesia do Livramento em Ponta Delgada, Açores. Foi uma tempestade digna deste nome, um dilúvio impressionante que me fez ligar as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras! Parecia fumo na estrada de tanta chuva!!! Parabéns ao autor do vídeo! Filmou o que não tive oportunidade de filmar!
A Gisele foi violenta já aqui nos Açores, nomeadamente Faial e Terceira. A intensidade de precipitação variou entre 20 e 40 mm/h. Bom que tenha durado pouco tempo (10 minutos)
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ai Gisele, Gisele...Dás-me cabo da cabeça!
Então até tornados tu trazes? Não tens coração...

Bem, agora acalmou bastante.
Recomeçou a chover fraco, mas ainda "soft".
O acumulado está nos 35,8 mm.
Mesmo o vento está mais calmo, soprando fraco a moderado de SSO.
Os aguaceiros mais fortes ainda estão longe, parece-me que apenas ao final da tarde estarão cá no litoral.
A não ser que alguém aborreça a Gisele e ela corra para cá desancar no pessoal. O mais provável.
O potencial para formação de boas células está lá, resta esperar para confirmar isso.
Por agora deixo este vídeo, aquando da passagem de parte (pequena parte!) do temporal:


Trata-se de uma zona virada para NE; como não sou herói não me expus de frente para a "fera". :malandro:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa tarde,
Por aqui também foi o episódio mais intenso desde o regresso da chuva. Por volta das 12h, precipitação intensa com visibilidade muito reduzida, com rajadas sucessivas na casa dos 60km/h, sendo a máx. de 71km/h.
Sigo com 21.8mm, neste momento não chove, mas a tarde promete :)
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Eu tinha um feeling que está gaja vinha enfurecida! Pelos relatos que vocês colocaram foi bem animada!
De momento vento moderado com uma célula no horizonte
14.0°C
79% HR
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ainda não chegaram as células mais activas.
Mas de vez em quando há uma ou outra a entrar, muito localizada.
Por aqui céu encoberto e vento moderado de SO.

Nostalgia...É isso que este vídeo nos dá:


Não pelos estragos, mas sim porque já lá vão 22 anos. Muita chuva, e um caudal de muito respeito engrossado também pelas chuvas que caíram abundantemente em terras de nuestros hermanos.
E hoje, na era dos jornalistas ominipresentes, esses curiosos pelo clima que andam "armados até aos dentes" com as suas câmaras XPTO, smartphones FHD ou 4k, câmaras de acção e...nada!
Fosse hoje em dia e teríamos uma quantidade brutal de vídeos com o Douro e o seu caudal como tema.
Qualquer dia...qualquer dia! :)

Mais informação sobre os caudais do douro aqui: http://web.letras.up.pt/asaraujo/APEQ/p11.html