Seguimento Litoral Norte - Março 2018

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Acho o que tu passaste foi mais ou menos isto...

Aqui segue um video de um amigo

Foi pior ainda, não se via absolutamente nada, ficou tudo branco. Por isso saí da AE, juntamente com mais meia dúzia, e todos nos refugiámos na área de serviço. Foi verdadeiramente violento e impressionante. Acho que nunca tinha sido apanhado por nada tão forte a conduzir. Fiquei tão siderado que nem consegui filmar nada... :D
 


MaxPayne

Cirrus
Registo
14 Mar 2018
Mensagens
4
Local
ɯɐɹʇǝ
Ainda não chegaram as células mais activas.
Mas de vez em quando há uma ou outra a entrar, muito localizada.
Por aqui céu encoberto e vento moderado de SO.

Nostalgia...É isso que este vídeo nos dá:


Não pelos estragos, mas sim porque já lá vão 22 anos. Muita chuva, e um caudal de muito respeito engrossado também pelas chuvas que caíram abundantemente em terras de nuestros hermanos.
E hoje, na era dos jornalistas ominipresentes, esses curiosos pelo clima que andam "armados até aos dentes" com as suas câmaras XPTO, smartphones FHD ou 4k, câmaras de acção e...nada!
Fosse hoje em dia e teríamos uma quantidade brutal de vídeos com o Douro e o seu caudal como tema.
Qualquer dia...qualquer dia! :)

Mais informação sobre os caudais do douro aqui: http://web.letras.up.pt/asaraujo/APEQ/p11.html


Lembro-me bem dessa altura, morava eu em Alfena, campos e campos frente à actual Biblioteca Municipal que era a antiga escola primária, os campos eram autênticos rios, que já nem dava para ver onde era o Rio Leça.

Mas para vermos tanta precipitação não precisamos de ir tão longe.
Olha este meu registo de uns 3 dias derradeiros minutos de chuva intensa localizada. (Só passou mesmo de Viana até à Galiza) por isso o meu registo deve ser mesmo único.

Nem o IPMA tem tal registo, até porque, estes dias memoráveis até à actualidade, eles davam... verde! (sem qualquer aviso) para o distrito de Viana do Castelo.

Duvido que alguém vá ver os registos todos, tim tim por tim tim xD

21/10/13


Logo após 3 dias em 24/10/13 (mais de 20 minutos de chuva muito intensa após um dia completo de chuva fraca a moderada)


Mas a estação dava bem conta do recado...

21/10/13
6pAyxbc.png



24/10/13

Tw7BP6m.png


E se não bastasse esses rates estrondosos de chuva... os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro 2014 foram muito chuvosos com a continuação de Outubro o que fez as terras saturarem e colocarem os rios a transbordarem.
Inclusive minhas imagens foram noticia nos principais canais de TV.

RTP 1 - 24/12/13


myzPwgQ.png


SIC - 04/01/14



Desde daí que nunca mais vi dias como esses de tanta chuva e tantos mm's em poucos minutos como mostrados nos vídeos.


Neste momento está vento fraco, períodos de aguaceiros com 13.5Cº
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Celula com bom desenvolvimento vertical por cima de Canidelo e a norte de Canidelo, Gaia

3120b7b401df4500b97be62e01eaa595.jpg
d12de9a35743febe26f05942c6a05142.jpg


Enviado do meu FRD-L09 através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Mas para vermos tanta precipitação não precisamos de ir tão longe.
Olha este meu registo de uns 3 dias derradeiros minutos de chuva intensa localizada. (Só passou mesmo de Viana até à Galiza) por isso o meu registo deve ser mesmo único.
Duvido que alguém vá ver os registos todos, tim tim por tim tim xD
Logo após 3 dias em 24/10/13 (mais de 20 minutos de chuva muito intensa após um dia completo de chuva fraca a moderada)
E se não bastasse esses rates estrondosos de chuva... os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro 2014 foram muito chuvosos com a continuação de Outubro o que fez as terras saturarem e colocarem os rios a transbordarem.

A chuva nesses dias não esteve confinada a essa zona.
Nos dias 21, 22, 23 e 24 a precipitação diária no registo da minha estação foi de : 25 mm, 27mm, 8 mm, 46 mm. Tanto nos dias 22 como no dia 24 tivemos aqui picos de precipitação intensa, parecidos com o gráfico que mostraste, embora um pouco inferiores.
E nos 3 meses (outubro, novembro e dezembro) acumulei um total de 809 mm. Parecido com estes últimos de 2017...:D

Ora bem, os aguaceiros continuam a cair. O acumulado subiu para os 38,9 mm.
O vento também permanece moderado - deverá manter-se assim com a manutenção da corrente de SO.