Seguimento Litoral Norte - Março 2018

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Não tive oportunidade de ver o que quer que fosse. Há quem trabalhe, né?! :D
Disseram-me que caiu um bom aguaceiro de granizo na zona de Penafiel perto das 20h.
Apenas vi o clarão de alguns relâmpagos ao início da noite.
O acumulado de hoje está nos 21,1 mm.

Tactual: 5,7ºC
Hr: 92%
 
Última edição:


Carlos Seabra

Cirrus
Registo
27 Jan 2018
Mensagens
15
Local
Paços de Ferreira
Boa noite,

Deixo dois registos que obtive com o telemóvel ao granizo de tamanho considerável que caiu na Trofa ao fim da tarde. Não sei precisar a hora pois eu estava por Pedras Rubras quando isso aconteceu, mas creio que ocorreu pelas 18h30 (provavelmente foi o eco vermelho que o @Snifa aqui postou pelas 18h21 (post #993).

As minhas fotos foram captadas às 19h15 e o granizo ainda estava bastante solidificado.

ej8RkAE.jpg


1Y0rjyi.jpg


Já agora deixo também esta foto tirada às 18h37 onde se podem ver os céus bem carregados por cima do Aeroporto. Minutos antes naquela zona choveu com alguma intensidade, mas nada de granizo.

R9ZKt2t.jpg


Bom fim de semana!
 
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,
Chuva/chuvisco
Temp- 10.0
HRelativa 82%
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Forte aguaceiro com pedra à mistura :rain::rain::rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

10.8 mm acumulados de madrugada, (ontem o acumulado ficou nos 15.8 mm).

7.4ºc actuais.

Março segue com 258,6 mm :rain:

Há pouco caiu um aguaceiro bastante intenso.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas..


Ontem terminei o dia com 14,6mm's, 8 deles fruto de um aguaceiro que caiu ao final da tarde e durou cerca de uma hora, com granizo, trovoada e alguns flocos de neve à mistura. Antes do aguaceiro estavam 8º, tendo caído para 4,2º durante o aguaceiro...

Durante a noite acumulei mais 3mm's, sendo que a temperatura rondou sempre os 4,5º, aqui a cota de neve terá andado nos 600\700m, pelo que a Lameirinha em Fafe terá neve, penso eu,..

Neste momento 7,3º

Março segue com 234mm's acumulados e desde o início deste período chuvoso em 27 de Fevereiro sigo com 276mm's!

Bem bom ;)
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Bom dia,

Deixo aqui uns registos dos últimos dias.

Dia 14:

dNII71Zh.jpg




Dia 15:

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr

Pileus cloud by Guilherme Silva, on Flickr

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr


Dia 16:

Weak shower by Guilherme Silva, on Flickr

Storm by Guilherme Silva, on Flickr

Mammatus clouds under the anvil by Guilherme Silva, on Flickr

Um frame de um relâmpago da trovoada de ontem ao fim da tarde quando estava a SW daqui:

p2Vs0MPh.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Muitos bons fotógrafos e amantes da natureza natural deste nosso Portugal. :D
A sério: apraz-me registar o cuidado de muitos dos nossos membros no que diz respeito à obtenção de imagens fotográficas. A fotografia perpetua não só no acervo digital de cada um, como na memória de todos os que aqui nos visitam e participam.
O gosto pela meteorologia é consolidado pela participação e observação de todos.
Parabéns a toda a comunidade! :viva::winner:

Por cá tivemos aguaceiros fracos a moderados durante a madrugada, e alguns fracos durante a manhã.
O acumulado destes é de 9,4 mm.
O total mensal já passou os 350 mm: 355,8 mm.
Muito bom...Penso que será o valor mais alto desde 2001 para um mês de Março, altura em que aqui no concelho se registou um valor oficial de 890 mm (valor tirado por baixo, já que penso que o valor real terá ultrapassado os 900 mm - há um valor do qual desconfio: 125 mm num dia, exactamente igual ao registado na estação do Porto - Pedras Rubras, o qual suponho que foi um valor inferido dessa estação e não o real da estação do INAG-Lamoso, entretanto desaparecida).

O sol já apareceu, timidamente, mas o céu tem estado muito nublado.
O vento sopra fraco a moderado de O.

O Marão e o Alvão.
De uma zona intermédia desta freguesia avistei o Marão e o Alvão: mas que belo cenário! A acumulação deve ter sido substancial, muitos Cm de neve cairam por lá. O panorama é de uma alvura tal, que mesmo sem sol se observa muito bem a capa branca daqueles conjuntos montanhosos. ;)

Tactual: 11,0ºC
Hr: 63%
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Também quero partilhar umas singelas imagens das serras do Alvão e do Marão vistas aqui da zona intermédia da freguesia.
Alvão:
GXidudC.jpg

Marão e Alvão:
ro0z8jY.jpg

Marão (1):
oprK0wt.jpg

Marão (2):
NdLXRh3.jpg

Desculpem mas não tenho trabalhado no melhoramento de imagem e por isso é o que a "máquina humana" dá. :)


A luminosidade não era a melhor, nem a máquina; por falar nisso, abro o saco da máquina e vi o filtro skylight (BW) da teleobjectiva partido em mil (cem?) pedacinhos. Fiquei logo desanimado...:\
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas...

Andei a "desenterrar" dados da estação desde que comprei em fevereiro 2017...

Tenho 1038mm's acumulados, máxima de 36,3º, mínima de -1,6º, rajada máxima de 72,4 km\h durante a "Ana", mas o mais impressionante...

No dia 9 de Março\2017 a temperatura já andava perto de 27º´

AlJM7uG.png


fSLhGj5.png
 

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
Também quero partilhar umas singelas imagens das serras do Alvão e do Marão vistas aqui da zona intermédia da freguesia.
Alvão:
GXidudC.jpg

Marão e Alvão:
ro0z8jY.jpg

Marão (1):
oprK0wt.jpg

Marão (2):
NdLXRh3.jpg

Desculpem mas não tenho trabalhado no melhoramento de imagem e por isso é o que a "máquina humana" dá. :)


A luminosidade não era a melhor, nem a máquina; por falar nisso, abro o saco da máquina e vi o filtro skylight (BW) da teleobjectiva partido em mil (cem?) pedacinhos. Fiquei logo desanimado...:\
Belas imagens! Obrigado pela partilha! Deve ser por ser de Penafiel e durante a vida estudantil avistar constantemente essa bela serra do Marão coberta de neve que não consigo achar qualquer foto dela feia, sempre pelo contrário. Apesar de lá ir constantemente o fascínio por ela continua!
E deixe lá, as imagens estão boas assim.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite!!! Sigo com 8.0ºC, humidade relativa de 80%
Edit: aguaceiro assim do nada :shocking: