Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Infelizmente o período temporal é grande e há demasiados modelos mas ainda assim dá para perceber a dominância do modelo do ECMWF a 120h (quanto mais elevado for o valor menos erros o modelo comete; o GFS é o NCEP).

MvgcidY.png


No hemisfério sul o ECMWF mantém a superioridade sobre o GFS.

jezFfIx.png


Já em relação aos trópicos o cenário é mais complicado, não havendo um modelo dominante (isto em relação à pressão de superfície; os resultados mudam consoante a variável).

GvQv2L7.png


A 192h, por exemplo, o desempenho de todos os modelos é inferior mas ainda assim o modelo europeu é geralmente o menos mau de todos.

0qaEgcM.png
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Já estou de volta ao forum! Cheguei hoje de um internamento hospitalar... vocês fizeram-me falta!
Continuação de melhoras rápidas Luís, tudo a correr pelo melhor! Um abraço

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Registo
27 Mar 2018
Mensagens
48
Local
Alcochete(Setúbal)
Já começou os cortes tanto na chuva como no frio para estes próximos dias, o sul então quase nada vai ver de chuva... só vejo chuva digna desse nome a partir de dia 2, isto se nao cortar

Sempre é melhor que nada, pode chover pouco, mas sempre é melhor que nada, pelo menos ajuda a manter as superfícies molhadas, nesta altura e quando os modelos ficam muito instáveis é normal que isto aconteça. ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.