Seguimento - Incêndios 2018

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O que seria de nós outra vez este ano, se não tivesse chuvido o que choveu em Março?!! :shocking:
Por este caminho num dia de Verão facilmente chegamos ás 500 ocorrências num dia!!

6GJWJEf.png
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
@Ricardo Carvalho Easy. Estamos em Portugal. Quem pensa que isto eventualmente iria ter um fim, é alguém que partilha das mesmas histórias de encantar de certos "Analistas" estudiosos deste tema. O Show de desculpas está a caminho.

Espero que não, mas eu pessoalmente não me deixo iludir! Se tivermos calor e vento este Verão, vamos voltar a ter incêndios de grandes dimensões novamente, limpemos florestas ou não!! a mentalidade do povo Português neste sentido é demasiado persistente por ver arder e destruir o que é de todos nós! Quanto a nossa Proteção Civil ,tem que resolver de uma vez por todas o "nosso" tendão de aquiles, o ataque ampliado! se melhorarmos isso e mantivermos o dispositivo total o ano todo, acredito que dificilmente teremos um ano igual ao de 2017 a nível de vitimas mortais!

P.S: Rescaldos feitos com todo o a atenção do mundo também será importante, mas lá está! reacendimentos também os haverá sempre!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
KkY67P4.png


Porque será que Março tem historicamente um número elevado de ocorrências?

Porque em março já faz melhor tempo (chove menos), os dias são maiores e mais amenos. Portanto, sobra mais tempo para queimar os sobrantes (apanha da azeitona, podas, desbastes de mato, pinhal), ardem melhor (mais secos). Depois lavram-se as terras e preparam-se as sementeiras.

É o normal.. Mas quem for cauteloso, regras e leis à parte, os agricultores (a maioria) sabe perfeitamente bem que "queimar em segurança" significa:
- Não queimar em dia quente;
- Não queimar se houver vento;
- Não queimar sozinho e sem utencilios ferramentas de auxilio (baldes, mangueiras, pá, ancinhos,..);
- Queimar pequenas quantidades, pouco a pouco;
- Formar um perímetro em torno do local a queimar;
- Se observar que as fagulhas são projetadas para lá do perímetro, reduzir o fogo.
- Queimar onde haja água por perto.

Isto são regras básicas (conhecimento popular).
 
Registo
27 Mar 2018
Mensagens
48
Local
Alcochete(Setúbal)
Espero que não, mas eu pessoalmente não me deixo iludir! Se tivermos calor e vento este Verão, vamos voltar a ter incêndios de grandes dimensões novamente, limpemos florestas ou não!! a mentalidade do povo Português neste sentido é demasiado persistente por ver arder e destruir o que é de todos nós! Quanto a nossa Proteção Civil ,tem que resolver de uma vez por todas o "nosso" tendão de aquiles, o ataque ampliado! se melhorarmos isso e mantivermos o dispositivo total o ano todo, acredito que dificilmente teremos um ano igual ao de 2017 a nível de vitimas mortais!

P.S: Rescaldos feitos com todo o a atenção do mundo também será importante, mas lá está! reacendimentos também os haverá sempre!

Se limparmos as florestas não vai adiantar de nada, pois se houver este verão muito calor com vento forte acontece logo incêndios de grandes dimensões, nesse aspeto estou de acordo contigo, quanto à proteção civil, tem de estar atenta e com o dispositivo durante todo o ano, senão já sabemos no que vai dar.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho
Registo
27 Mar 2018
Mensagens
48
Local
Alcochete(Setúbal)
@Ricardo Carvalho 100% de acordo. Acrescentar-lhe-ia, uma punição exemplar para quem não obedecer ás regras. E com isto, refiro-me essencialmente às queimadas que acabam por ficar fora de controlo e outros comportamentos negligentes. Era certinho e direitinho.

Estou de acordo contigo, mas também é a mentalidade de muitas pessoas do povo português que gostam de destruir tudo o que é de nós e divertem se com isso.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
@Ricardo Carvalho 100% de acordo. Acrescentar-lhe-ia, uma punição exemplar para quem não obedecer ás regras. E com isto, refiro-me essencialmente às queimadas que acabam por ficar fora de controlo e outros comportamentos negligentes. Era certinho e direitinho.

Totalmente de acordo @criz0r ,a negligência penso que terá 30% de incidência nos IF no nosso País , e refiro.me ás queimadas e não só! Mas as queimadas não é só quem as faz que temos que punir e responzabilizar, terá que começar a existir punição para aqueles que tem o dever de informar , sensibilizar quem não tem acesso a informação que nós temos, grande parte dessas queimadas acabam por ser feitas por pessoas já idosas , não é por acaso que algumas perdem a própria vida nas mesmas , essas pessoas ainda se estão a regular pelo "antigamente" , e o clima de hoje é bem diferente do que que tínhamos no passado, eu não estou a desculpá.las , mas a tentar fazer.me entender que não podemos comparar negligência com intenção dolosa! Agora a lei da punição para quem comete estes crimes tem efectivamente que ser alterada! O que o @Paulo H escreveu subscrevo totalmente , mas não acredito que sem medidas de informação mais exaustivas para estas pessoas , o simples (conhecimento popular) chegará! Em relação a tua pergunta @Orion , o @MSantos já te respondeu por todos nós, e quem melhor que ele, que trabalha na floresta todos os dias ;) mas não é esse o nosso maior causador de ignições de IF em Portugal!

Tive a dar uma vista de olhos neste quadro e não encontro um único IF destes que tenha resultado de uma queimada descontrolada, o único que me lembro de algo parecido foi a negligência de funcionários da CME no IF de Tavira em 2012 , mas sem danos a nível de justiça para a empresa!
rOPao9q.png
 
Última edição:

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Sabem o que vos digo há muita gente que lhe custa muito usar o cérebro. E então do alto da sua estupidez usam o fogo. E não estou a mandar bitaite, estou a constatar o que aconteceu aqui na zona já por 3 vezes nos últimos 4 dias. Um dos casos pura e simplesmente deitou fogo ao pinhal. Os outros dois casos, depois da limpeza do pinhal quiseram queimar os sobrantes mas como os vizinhos ainda não tinham limpo o fogo alastrou para os terrenos adjacentes.

Pensem nisto:
Por estes dias há muitos não agricultores e pessoal que nunca limpou o seu pinhal pelas florestas deste pais.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima