Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Chuva repôs níveis das barragens e evitou "catástrofe" no Alentejo
A chuva deste mês repôs os níveis das barragens no Alentejo e evitou uma "catástrofe" na agricultura, devido à seca, mas esta água deve ser "usada eficientemente", alertou hoje o responsável regional da Agência Portuguesa do Ambiente.


Lusa29 de março de 2018 às 14:44


"Foi uma bênção que caiu do céu" e, "neste momento, as disponibilidades hídricas são maiores para a agricultura, mas não são ilimitadas", disse à agência Lusa André Matoso, director da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Com a seca, continuou, o abastecimento humano, considerado prioritário, não estava em risco, mas, se a região tivesse "continuado naquele cenário" que estava a ter "até final de Fevereiro, certamente haveria zonas em que não se poderia regar".

As "grandes povoações", afirmou, "não iriam ficar sem água para abastecimento", mas a agricultura e o abeberamento de gado iriam sofrer "uma repercussão muito grande".

"Essa catástrofe [para a qual] estávamos a caminhar, felizmente, está completamente ultrapassada. Esta água está reservada, está armazenada e, agora, é saber geri-la e usá-la com parcimónia", continuando "a regar como se houvesse pouca para que ela dure mais tempo", frisou.

André Matoso explicou à Lusa que a queda de precipitação verificada desde o dia 28 de Fevereiro e ao longo deste mês não foi "normal" no Alentejo e teve um efeito "particularmente importante" para a região, que está "em seca desde 2015".

"Em 10 dias deste mês, choveram dois meses de Março seguidos na região", ou seja, "choveu o dobro do que chove num mês de Março normal", indicou, acrescentando, também como exemplo, que na zona de Portalegre, no dia 28 de Fevereiro, quando começou a mudança climática, "choveu mais do que em todo o mês de Janeiro".

Este Março "húmido" e com "precipitação muito abundante", destacou, foi "muito importante para tudo", não só "para o abastecimento humano, regadio, abeberamento do gado e fauna cinegética", mas também "do ponto de vista ecológico, das linhas de água, da vegetação e dos ecossistemas ribeirinhos".

As albufeiras alentejanas tiveram, obviamente, uma evolução "muito favorável", assinalou o responsável regional da APA, aludindo à Barragem do Monte Novo (Évora), cujo nível "nem chegava aos 30% no fim de Fevereiro e que atingiu o máximo da sua capacidade, a 10 de Março", encontrando-se, desde essa data, "a descarregar".

A albufeira do Monte da Rocha, em Ourique (Beja), que "era a situação mais gravosa", com 8% de água em Fevereiro, está, esta semana, "com 26,4%", um nível também superior ao do ano passado, na mesma altura, quando atingia os 20%, disse.

Outra das barragens da região mais afectadas pela seca, a da Vigia, em Redondo (Évora), acrescentou, estava a 15% da sua capacidade, em Fevereiro, e tem hoje "quase 43% de armazenamento", o que é igualmente superior ao mês homólogo de 2017 (35,7%).

"O Alqueva também ganhou muita água", atingindo quase os 80%, e "o mesmo aconteceu com as albufeiras de Pego do Altar e Vale do Gaio", no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), que "já estão com mais de 50% das suas reservas hídricas", indicou André Matoso.

Ainda assim, o director da ARH insistiu nos alertas: "Pelo facto de as albufeiras e os aquíferos estarem a evoluir favoravelmente, não podemos esquecer o passado recente. Agora que a água cá está, temos de a preservar".
http://www.jornaldenegocios.pt/econ...strofe-no-alentejo?ref=HP_DestaquesPrincipais
Confirmo, a Monte da Rocha dá gosto de ver: 26,9%;)

9ac4ztC.jpeg
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Ora então, deixo aqui a comparação da situação da barragem antes e depois destas chuvas todas.
As fotos do antes foram tiradas no dia 25 de fevereiro.
Antes:
RrfvhvW.jpg

1Pf32gg.jpg

Antes:
rzCFVeS.jpg

wgFFO35.jpg

rwt0Y2O.jpg

QkhzeVz.jpg

________
Abril promete continuar a trazer chuva, o que é excelente! :thumbsup:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
O ministro é um teorico ,
chega a ser ridiculo, tanto pela maneira como fala, pelo tom da voz e maneirismos ridiculos, etc etc
Se não á previsões fiaveis a mais de Três dias, como é que ele sabe o futuro metereológico ???
Ja quando veio aqui ao Tejo em Abrantes, só disse asneiras, tipico teorico , desinformado, ou mal informado.
Deve ser como alguns que andam aqui pelo fórum, que em Dezembro já davam tudo como perdido, com as suas previsões do fim de inverno logo no seu início, cheios de certezas.
Felizmente, meteram a viola no saco e tomaram um banho de humildade.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
No último dia do mês de Março de 2018 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se uma subida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas.
Das 60 albufeiras monitorizadas, 32 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 3 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Março de 2018 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de Março (1990/91 a 2016/17), excepto para as bacias do MONDEGO, RIBEIRAS DO OESTE, SADO, GUADIANA, MIRA e RIBEIRAS DO ALGARVE.
Comparação entre Fevereiro e Março:
ewibDwP.png
o3UlKfg.png

_________
Entretanto, aqui na zona, o snirh indica a Barragem do Caia com 41,8% mas a Associação de Beneficiários do Caia disse que já tinha ultrapassado os 44%.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alto Lindoso atingiu os 93,5% e está neste momento à produção máxima, o que significa que o caudal de saída está na casa dos 230m3/s.
Touvedo, que regulariza o caudal do Lima, já aumentou o caudal de saída. De momento está nos 150m3/s, mas poderá aumentar nas próximas horas. O que significa que o caudal do Lima em Ponte de Lima vai aumentar.

A barragem de Touvedo no Lima, é em tudo semelhante à da Raiva no Mondego, que tem a função de regularizar o caudal de saída da Aguieira.

Alto Rabagão continua a sua "lenta" subida, estando agora nos 73,2%
A albufeira de Vilar, em Tabuaço, está nos 93,6%. No final de Fevereiro estava na casa dos 30%. Subida estrondosa!

Cabril, Bouçã e Castelo de Bode, no Zêzere, estão desde o dia 12 de Março um índice de produção > 90%.

Por fim, o Alqueva, fechou ontem à cota 148,88m. Já subiu 4 metros desde o final de Fevereiro!
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
Alguns carros que se encontram estacionados no areal em Ponte de Lima, já estão a sentir a subida do caudal. ;)
Desde a construção do açude além do espelho de água que criou leva a que o Rio suba mas sem sair do leito.
Estacionamento parvo quando há outras alternativas.

@AnDré tanta hora seguida do Alto Lindoso a trabalhar rebenta com o encaixe de Touvedo.
Albufeira muito pequena.
Que além do caudal turbinado pelo Alto Lindoso tem uma bacia hidrográfica própria bastante interessante
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
176
Local
setúbal
Deve ser como alguns que andam aqui pelo fórum, que em Dezembro já davam tudo como perdido, com as suas previsões do fim de inverno logo no seu início, cheios de certezas.
Felizmente, meteram a viola no saco e tomaram um banho de humildade.
Muito bem dito. Há quem aqui venha sempre com azedume. Mesmo agora, com previsões de continuação da chuva, já entraram no bota abaixo.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
De salientar, dias 29, 30, 31 e 1 sem qualquer queima de combustível. (Se deixarmos aqueles 200 MW na noite de dia 31 de gás, desnecessários)

Dias 29 e 30, a energia foi assegurada na maioria pelo vento, sendo às vezes necessário importação de Espanha. Dia 31 parece que se desleixaram, com a acalmia do vento tivemos de importar 2 GWs :D, mas depois puseram as albufeiras a descarregar em força para colmatar esse lapso. Dia 1 também tiveram que apostar mais nas albufeiras.

O uso de gás voltou só hoje, mesmo assim ainda estamos acima de 90% renováveis. 4 dias seguidos a 100%, maravilha. A Noruega é agora a nossa competição :p