Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Já repararam que a pressão de 985 hPa está quase ou mesmo por cima aqui da minha zona :shocking::shocking:.
Uma pergunta: No local onde a depressão estiver com a pressão mais baixa, mais perigoso se torna?

Sinceramente nem sei como não ganho o euro milhões, no mês de Março disse que a chuva vinha na altura da floração, é não é que acertei em cheio :sad::shocking::disgust:
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Já repararam que a pressão de 985 hPa está quase ou mesmo por cima aqui da minha zona :shocking::shocking:.
Uma pergunta: No local onde a depressão estiver com a pressão mais baixa, mais perigoso se torna?

Sinceramente nem sei como não ganho o euro milhões, no mês de Março disse que a chuva vinha na altura da floração, é não é que acertei em cheio :sad::shocking::disgust:

É como se estiveres no olho dum furacão:D bem mais calmo em termos de vento e chuvas...com este tipo de depressão os ventos mais violentos são sempre a sul ou Oeste do centro...neste caso seria o litoral sul a zona mais afectada pelos ventos mais violentos acima dos 100 a 120km/h em rajada!!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Já repararam que a pressão de 985 hPa está quase ou mesmo por cima aqui da minha zona :shocking::shocking:.
Uma pergunta: No local onde a depressão estiver com a pressão mais baixa, mais perigoso se torna?

Sinceramente nem sei como não ganho o euro milhões, no mês de Março disse que a chuva vinha na altura da floração, é não é que acertei em cheio :sad::shocking::disgust:


Não
Imaginar um balde atado a um cordel e rodopiar,para ver quem é que rodupia com maior velocidade o balde ou a pessoa?
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Minho e psm obrigado por responderem assim já estou um bocado mais esclarecido , no meteorogram do site noaa dá-me 79.1 mm (nada mau):hmm:.

ps: Minho esse output está com um aspecto muito interessante
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

De facto os modelos andam á nora... mas se concluirmos as vezes que eles detectaram a situaçao..começa a ser muito preocupante!!

Eu continuo sem palavras para o que vejo e se isto se concretizar...como tudo ou quase leva a crer... ai sim temos de estar preparados para o pior...!!
 

TiagoFCR

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Viseu/Aveiro
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Sou novo aqui pelo fórum… mas tenho já acompanhado o que se vem passando há algum tempo. Parece que vamos ter uma semaninha bem animada a nível meteorológico.:p Apesar das variabilidades dos modelos acho que vai dar para matar saudade do inverno que nos passou um pouco ao lado
 

TiagoFCR

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Viseu/Aveiro
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Bem vindo, contamos com a tua participação.

Sim, vai ser uma semana animada ou atribulada conforme os pontos de vista. Independentemente da depressão ser ou não muito cavada, localização e respectiva intensidade do vento, isso dependerá de vários factores que se tem que conjugar, a instabilidade e precipitações que poderão ser significativas nalguns locais podem dar-se quase como certas.


Tentarei participar o mais possível, haja tempo hehe
Pois parece que será bem atribulada também, principalmente a noite de segunda para terça e até quarta-feira! Já estou a ver que tipos de notícias vão abrir os Telejornais! Esperemos que nada de mais aconteça
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Bom dia. Espectaculares imagens de satelite, da confortação de massas de ar (ver imagens de vapor de água no eumesat wv 6.2).São imagens que penso eu, e posso estar enganado aos 4500m de altitude. Em que á hora que escrevo essa guerra está acontecer no norte da peninsula ibérica.




Um aparte. Espectaculares trovoadas e belas nuvens de convecção que aconteceram na libia (norte)e que entraram pela grécia á 24 horas atrás,


Se estiver enganado com a altitude das imagens me corrigem.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Como diz o André acima, já na tarde de hoje são esperados vento com rajadas, chuva forte e trovoadas.
Até ao momento, e desde as 0h já registo 4,6mm de alguma chuva fraca.
Imagens de satelite:

rgb1677c5sv0.jpg


rb16a0f8pq4.jpg


ir416fc18vc0.jpg


55sz4.jpg


62228678yt3.png
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Um calorzinho antes da borrasca ... 24,6ºC no Oeste com uma pressão de 1008 hPa.

Estive a encher o zebro e as sardinhas estão a assar ao sol ... :lmao::lmao::lmao:
 

diogo

Cumulus
Registo
3 Mar 2008
Mensagens
249
Local
Sintra (170m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Os mapas GFS da run 0z mostram a entrada de precipitação às 8h de amanhã no litoral sul.
Agora é que vão começar as constipações :ill:
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

esta semana temos festa preparem-se, alguem me sabe dizer se vem nuvens de desenvolvimento vertical, do genero cumulonimbus? obrigado
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

É praticamente certo;)

reparem neste video!até se consegue ver um olho quando a depressão cava em frente a costa de portugal :surprise: :p

http://www.met.fu-berlin.de/terra3d/video/skycover.mpg

É verdade! Interessante também como o modelo europeu no médio prazo que ainda apanha o evento apresenta uma configuração próxima do GFS embora comece a divergir depois... é que o GFS lá vai prolongando o evento... o grosso dos sites de previsão vão atrás desta tendência!

Vamos entrar a partir de agora na fase de observação... os modelos vãos ervir de consulta até pela extensão temporal do evento... mas as imagens de satélite começam a desempenhar agora um papel mais activo! Pela Madeira então será já a altura de acompanhar assim a situação que já chegou lá!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Essa imagem que postei é num cenário extremo dela cavar até aos 980 ou até mesmo 975hpa...e acredito que ainda vamos ver isso no modelo hoje ou amanha :rolleyes::hmm::assobio: