Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
OBJrUZG.gif


Colossal diferença entre o IFS (ECMWF) e o GFS a menos de 72h de distância.

No último mês o UM (UkMet) tem sido o modelo mais eficiente no HS, superando ligeiramente o IFS. Estes 2 modelos estão em sintonia. O ciclone tropical passará pelo arquipélago de Fiji por volta das 12h UTC do dia 10 (12 horas depois do cenário perspetivado pelo GFS).
 
Última edição:

nmcbs84

Cirrus
Registo
6 Abr 2018
Mensagens
18
Local
Sebadelhe
Viva Pessoal,

Preciso da vossa ajuda a tentar perceber a previsão (se possível) de precipitação entre segunda e quarta-feira, para a zona V.N. Foz Côa - Mêda - S. João da Pesqueira. Olho para diferentes fontes e vejo discrepâncias enormes.
Obrigado.
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Segundo vi nos modelos da Gfs a frente fria da madrugada de domingo para segunda irá atingir primeiramente mais a zona litoral. Alguém me confirma ?. Pois não é muito habitual pois nas entradas continentais a frente fria começa do interior para o litoral. O Gfs nesta última saída das 6h no meteograma da zona de Ourém coloca cota de neve a 450 metros o que acho pouco provável mas vamos esperar pelas próximas saídas. Provavelmente isso dependerá da ocorrência de células bastantes activas com queda de granizo e trovoadas façam descer abruptamente a temperatura penso que será esse o panorama para esse evento.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Segundo vi nos modelos da Gfs a frente fria da madrugada de domingo para segunda irá atingir primeiramente mais a zona litoral. Alguém me confirma ?. Pois não é muito habitual pois nas entradas continentais a frente fria começa do interior para o litoral. O Gfs nesta última saída das 6h no meteograma da zona de Ourém coloca cota de neve a 450 metros o que acho pouco provável mas vamos esperar pelas próximas saídas. Provavelmente isso dependerá da ocorrência de células bastantes activas com queda de granizo e trovoadas façam descer abruptamente a temperatura penso que será esse o panorama para esse evento.

Atenção, uma coisa são frentes, outras são massas de ar.
As massas de ar correspondentes a uma chamada "entrada fria", vêm normalmente do interior para o litoral porque são de origem continental mas, normalmente, são secas - não vêm acompanhadas de frentes.
Quando são mais húmidas correspondem, normalmente, a chamadas depressôes "cut-off" associadas a circulação continental anti-ciclónica mais a norte e sem movimento de frentes este-oeste.
As frentes formam-se em massas de ar, habitualmente movimentadas principalmente pela "corrente de jacto" (jet-stream) a maiores altitudes, e esta circula do quadrante oeste para o leste, com eventuais ondulações.
Para mais, as frentes têm normalmente depressões associadas e situam-se no seu flanco leste, dada sua circulação anti-horária.
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Viva Pessoal,

Preciso da vossa ajuda a tentar perceber a previsão (se possível) de precipitação entre segunda e quarta-feira, para a zona V.N. Foz Côa - Mêda - S. João da Pesqueira. Olho para diferentes fontes e vejo discrepâncias enormes.
Obrigado.
Boas para os dias que referes , esta prevista precipitacao para essa zona , alias esta Vai ser Uma semana marcada pela chuva , qual a finalidade da previsao?


Sent from my STARADDICT 6 using Tapatalk
 

nmcbs84

Cirrus
Registo
6 Abr 2018
Mensagens
18
Local
Sebadelhe
Actividade Agrícola. O mais estranho é que na zona aonde temos os terrenos situa-se num vale, denominado Vale da Teja, e são muito comuns as vezes em que há discrepâncias entre as previsões e o que depois se verifica. Já ponderei em adquirir uma estação meteorológica, mas não sei se ajudará(?), e também não estou a par dos custos... Aliás chega muitas vezes a acontecer estar a chover a 3 km, reduzir substancialmente ou parar quando alcança o vale e posteriormente retomar (consegue-se perceber uma especie de "barreira" que inverte fenomenos). O ano passado lembram-se daquele fenomeno (ou foi à 2 anos!?) de granizo em Julho. Quando chegou ao vale reduziu ou parou de intensidade/dimensão (literlamente desviou/razou o vale), e depois retomou. Pode ser a orografia/topografia(?) Por exemplo ontem e hoje era suposto ter chuvido, mas no Vale nada. Mas isto acontece várias vezes. Assim como fenómenos inversos do inesperado. Mas prontos julgo que as previsões também nem sempre são/podem ser exactas.

PS: Não haverá uma chance remota, de 2 dias (48h) nem que fosse intervalado, durante a semana? :-)
O timming de trabalho é 7h30 às 16h00. Mas temos que "garantir"/prever uma margem posterior de 8 horas sem precipitação.
 
Última edição:

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Sim a orografia tem um papel importante na precipitacao , as nivens sobem descarregam agua e do outro lado do Monte onde se situa o vale a precipitacao e menor e o efeito de fhoen , a estacao meteo podia dar Uma ajuda mas Uma boa estacao custa cara e para o efeito teria que ser a Davis , vais te guiando aqui pelo forum e o pessoas da.uma ajuda
Olha o site da Bayer meteo , tenta dar Uma Vista de olhos ate tem Uma aplicacao
Vitiplan .
Pelo que vi no Modelo wrf mesoescala de factto a precipitacao para ai e pouca mas ate quarta da sempre chuva , mais logo vejo no PC e digo algo , qual e localidade mesmo?

Sent from my STARADDICT 6 using Tapatalk
 

nmcbs84

Cirrus
Registo
6 Abr 2018
Mensagens
18
Local
Sebadelhe
Obrigadissimo. Eu de facto já tinha comparado o bayermeteo com a estação de Freixo de Numão no WU e Meteo.pt (Mêda), e é aqui que se notam as discrepâncias. O bayermeteo dá menor preicpitação, por vezes consideravelmente menos. Mas por acaso tenho tido boa experiência com o bayermeteo.
A localidade concretamente é Vale da Teja. Os nossos terrenos pertencem à freguesia de Sebadelhe (Concelho de V.N. de Foz Côa).
Já agora recomendam aplicações para acompanhamento do tempo/agricultura (em tempo real ou curto prazo), para além da Vitiplan que me parece interessante, mas sem necessidade de ligação à internet (é possivel não?)
 
Última edição:

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
O vitiplan podes utilizar sem recurso a net , mas em alguns parametros tens de actualizar , podes utilizar o rain radar que te da em tempo real aproximacao da chuva , tens o rain radar , rain viewer , por ex tens o storm radar ,

Apicacoes meteo podes usar o windfinder , a Yr , tens a windguru caso te registes tens acesso ao local que pretendes.

Tambem tens o tempo 14 dias pro que tambem utilizo.

Sent from my STARADDICT 6 using Tapatalk
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Obrigadissimo. Eu de facto já tinha comparado o bayermeteo com a estação de Freixo de Numão no WU e Meteo.pt (Mêda), e é aqui que se notam as discrepâncias. O bayermeteo dá menor preicpitação, por vezes consideravelmente menos. Mas por acaso tenho tido boa experiência com o bayermeteo.
A localidade concretamente é Vale da Teja. Os nossos terrenos pertencem à freguesia de Sebadelhe (Concelho de V.N. de Foz Côa).
Já agora recomendam aplicações para acompanhamento do tempo/agricultura (em tempo real ou curto prazo), para além da Vitiplan que me parece interessante, mas sem necessidade de ligação à internet (é possivel não?)

Boa tarde,

A chuva de relevo pode ser muito localizada para a resolução da escala dos modelos mas consulte e explore o que a Meteoblue oferece.
Qualquer dúvida, disponha.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.