Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Uma das épocas mais interessantes do ano está a chegar: :cool::trovao:
aLqXYDc_d.jpg
Vamos lá ver se seremos brindados por algumas bombas:trovao::malandro:
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Isso reparei eu. Quando o meteograma preve neve a 600 costuma cair acima dos 900. vamos lá ver se se concretiza. Posso ir de carro até aos 1200 metros.
O meteograma no grupo ocidental até desce aos 300.... Claro que há o fator oceânico entre outros e por isso a cota será um pouco mais elevada mas é INCOMPREENSÍVEL como é que o IPMA não menciona neve nem sequer no Pico... LOL

Venham os defensores do IPMA, estou pronto para lhes responder ;)
 

Joaquim Coelho

Cumulus
Registo
22 Set 2014
Mensagens
111
Local
Freamunde
O meteograma no grupo ocidental até desce aos 300.... Claro que há o fator oceânico entre outros e por isso a cota será um pouco mais elevada mas é INCOMPREENSÍVEL como é que o IPMA não menciona neve nem sequer no Pico... LOL

Venham os defensores do IPMA, estou pronto para lhes responder ;)
Amanha no final do dia já comprovo isso. Vou ver se tiro fotos.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
vamos ter festa :trovao:no fim de semana ou ainda não é certo?
Como as cut-off's são imprevisíveis ainda não é certo, mas até ao momento tudo indica que sim pois todos os modelos prevêem instabilidade, a posição da cut-off é que é sempre mais complicada de se prever em sintonia. :p Caso se afaste para sul como ontem o ECM mostrou na saída das 12z, podemos ter calor mas até ao momento, foi o único modelo e saída que mostrou tal cenário. Vamos acompanhando e aproveitemos esta semana primaveril. :D
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
vamos ter festa :trovao:no fim de semana ou ainda não é certo?
Nada certo...

Há muitos fatores a considerar... A posição da cut-off será determinante claro. Vamos seguindo com calma :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Não há pessoal dos Açores no fórum? Ninguém comenta a possibilidade de neve amanhã?

Queremos fotos!

Não é o tópico mais adequado. Este é que é.

O IPMA só indica cotas para a ilha do Pico quando há estradas que podem ser afetadas. Não faz sentido haver avisos para, por exemplo, 1800 metros de altitude. Não há acessos. Só escalando.

Daqui a pouco o descritivo é atualizado -> https://www.facebook.com/pg/dra.ipma.pt/posts/?ref=page_internal

Relativamente à cota de neve aos 300m do GFS ... :lmao:
 
Última edição:

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não é o tópico mais adequado.

O IPMA só indica cotas para a ilha do Pico quando há estradas que podem ser afetadas. Não faz sentido haver avisos para, por exemplo, 1800 metros de altitude. Não há acessos. Só escalando.

Daqui a pouco o descritivo é atualizado -> https://www.facebook.com/pg/dra.ipma.pt/posts/?ref=page_internal

Quando à cota de neve aos 300m do GFS... :lmao:
300 não, mas não me surpreendiam cotas 600\800... E há muitas zonas dos Açores acima dessa cota
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não é o tópico mais adequado. Este é que é.

O IPMA só indica cotas para a ilha do Pico quando há estradas que podem ser afetadas. Não faz sentido haver avisos para, por exemplo, 1800 metros de altitude. Não há acessos. Só escalando.

Daqui a pouco o descritivo é atualizado -> https://www.facebook.com/pg/dra.ipma.pt/posts/?ref=page_internal

Relativamente à cota de neve aos 300m do GFS ... :lmao:
@Orion eu sei perfeitamente que a cota dos meteogramas do GFS não é para se levar muito a sério mas se analisares os diversos modelos vais perceber que com iso -4º (quase) a 850hPa e -33º a 500hPa, aliada a alguma instabilidade pode levar a que neve a cotas INFERIORES a 600m nos Açores. Os Açores são ilhas com bastante relevo, com muitos locais acima dessa cota. Daí o meu espanto ninguém estar a falar neste evento de neve, e estar curioso... Nao sei quanto pessoal há dos Açores aqui...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.