Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Abril 2018

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Vamos ver se isto vai dar para umas bombas:trovao::rolleyes::
150-505SP.GIF

150-574SP.GIF


A posição da cut off ainda é uma incógnita, pelo que, para já, não vale a pena olhar muito para os acumulados, é ir acompanhando, pois estas situações são de difícil previsão.
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Vamos ver se isto vai dar para umas bombas:trovao::rolleyes::
150-505SP.GIF

150-574SP.GIF


A posição da cut off ainda é uma incógnita, pelo que, para já, não vale a pena olhar muito para os acumulados, é ir acompanhando, pois estas situações são de difícil previsão.
Ai vai vai.... Como disseste dificil previsao... Mas provavelmente vai haver trovoadas, mais prováveis a Sul\Interior.

A seguir com atenção a situação do próximo sábado também, potencialmente gravosa
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
GFS 18Z, cut-off muito mais a Sul e um calor dos diabos chegaria aos 35º em certos sítios a confirmar-se! :o

A instabilidade desapareceria muito também. A ver vamos.

EDIT: Iso 20º praticamente ahah, recorde de Abril?!

O GFS delira.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
GFS 18Z, cut-off muito mais a Sul e um calor dos diabos chegaria aos 35º em certos sítios a confirmar-se! :o

A instabilidade desapareceria muito também. A ver vamos.

EDIT: Iso 20º praticamente ahah, recorde de Abril?!

O GFS delira.
Os modelos mostram todos uma previsão diferente, tudo vai depender da posição da cut-off que pelos vistos está muito difícil de prever, como é normal. O ICON (modelo alemão) por exemplo, já retirou a chuva toda, basta ir um pouco mais para sul para dar só calor e poeirada. Nesta situações, só podemos tirar as conclusões daquilo que vamos ter realmente 1 dia ou 2 antes e mesmo assim é complicado. Vamos acompanhando as previsões mas não vale a pena dar muito crédito.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos mostram todos uma previsão diferente, tudo vai depender da posição da cut-off que pelos vistos está muito difícil de prever, como é normal. O ICON (modelo alemão) por exemplo, já retirou a chuva toda, basta ir um pouco mais para sul para dar só calor e poeirada. Nesta situações, só podemos tirar as conclusões daquilo que vamos ter realmente 1 dia ou 2 antes e mesmo assim é complicado. Vamos acompanhando as previsões mas não vale a pena dar muito crédito.

Fica aqui o GFS para Terça... Deus me livre... Acho que nunca vi LI e CAPE assim..

5SJ7dEY.png
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos mostram todos uma previsão diferente, tudo vai depender da posição da cut-off que pelos vistos está muito difícil de prever, como é normal. O ICON (modelo alemão) por exemplo, já retirou a chuva toda, basta ir um pouco mais para sul para dar só calor e poeirada. Nesta situações, só podemos tirar as conclusões daquilo que vamos ter realmente 1 dia ou 2 antes e mesmo assim é complicado. Vamos acompanhando as previsões mas não vale a pena dar muito crédito.

Eu não gosto do ICON, acho muito pouco fiável... WRF>ECM>GFS

O WRF é imbativel a curto prazo para mim, depois o ECM a médio prazo. O GFS é muito instável e mesmo a curto prazo falha
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Eu não gosto do ICON, acho muito pouco fiável... WRF>ECM>GFS

O WRF é imbativel a curto prazo para mim, depois o ECM a médio prazo. O GFS é muito instável e mesmo a curto prazo falha
É apenas para fazer comparação! Quanto aos restantes, concordo plenamente. No que diz respeito ao GFS pode-se perceber isso comparando a saída das 12z com a das 18z. :p Já esperava, e nestas situações que vão ser de lotaria não vale a pena olhar para acumulados previstos, todos mostram diferenças (por vezes grandes) e em locais diferentes também. É das tais coisas em que só acredito quando vir!
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
É apenas para fazer comparação! Quanto aos restantes, concordo plenamente. No que diz respeito ao GFS pode-se perceber isso comparando a saída das 12z com a das 18z. :p Já esperava, e nestas situações que vão ser de lotaria não vale a pena olhar para acumulados previstos, todos mostram diferenças (por vezes grandes) e em locais diferentes também. É das tais coisas em que só acredito quando vir!

Exatamente. Se o nucleo de ar frio\cut-off se move mais para N do que está modelado pelo ECM\GFS neste momento vamos ter umas valentes trovoadas e fenómenos severos...

Se for mais a sul temos muito calor...

Imprevisivel.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Isso para que dia mesmo, para a próxima terça feira dia 24 de Abril???
A partir de sábado...

O CAPE como já foi referido só por si nao quer dizer nada, mas há muitos fatores de alta instabilidade
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
-11 de LI e quase 3000 de cape? Era de invocar o apocalipse :lmao:
O ECM mete 5000 de CAPE e -14º de LI.

Mas só isso nao quer dizer nada. Mas quer dizer algo...