Bioluminescência em Portugal



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em certos anos e locais, lembro-me de ver literalmente milhares de pirilampos, em apenas poucas horas.

Alguns aspectos curiosos, ficaram-me na memória:

-Ser dificil de andar, sem que houvesse colisões com pirilampos

-Ser difícil de sentar em vários sítios, porque haviam «tapetes» de fêmeas a luzir no chão.

Lembro-me de quando começavam a brilhar, ao final do dia: aparecia 1 a brilhar e depois passado um bocado 2 ou 3, e de repente dezenas acendiam ao mesmo tempo, como que em sincronia. E depois eram centenas e pouco mais tarde, milhares...

Lembro-me também de ver aglomerações curiosas de pirilampos em certas árvores, sem grande explicação...

Se calhar, e quando o nosso país, era menos povoado, esta situação seria mais frequente do que os dias de hoje... Certas zonas poderiam inclusivamente ter árvores pejadas de pirilampos.
Bom, mas isso ainda não se sabe, e talvez só terei a resposta, daqui a uns anos...O que sei é que já aconteceu!
Mas não se assustem, não foi assim há tanto tempo (e tenho recebido mais descrições algo recentes de enormes aglomerações). O que se passa, é que provavelmente, tal acontece em menos locais, do que há uns anos atrás.

Este vídeo dá para ter alguma ideia do quanto é curioso observá-los quando se aglomeram em certos locais (como árvores):



Note-se também a influência dos farois de um carro ao início, no comportamento luminoso dos pirilampos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Quantas larvas de pirilampo, estão nesta foto (?):

wujiq9.jpg


É para ver se têm um bom olho!
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
  • Gosto
Reactions: belem

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Olá @belem . Hoje surgiu este amigo no meu quintal, deixo aqui algumas fotos, será um Lampyris noctiluca ou será uma larva de Lamprys sp.?
DcZQ7ET.jpg

FEypWu0.jpg

xfXkX8v.jpg
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Excelentes fotos, obrigado pela partilha!

Está em boa forma!
Para já, é praticamente impossível identificar espécies de Lampyris, através de fotos das larvas, mas em princípio, deve ser da mesma espécie que tem aparecido aí, como adulta (durante o verão).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e Mr. Neves