Seguimento Sul - Maio 2018



vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
A Sul de Ourique a coisa está mesmo negra!

SgkBEg3.jpg


Monchique nem se vê daqui
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Hoje tivemos a primeira tarde de instabilidade convectiva primaveril típica no Alentejo em maio e em junho

Por volta das 17h20, a norte/nordeste de Estremoz e em deslocamento para sudoeste

cumulonimbo.jpg


Trovoada continua e persistente entre as 18h00 e as 19h00, quase sem precipitação... não detectei qualquer raio entre as nuvens e o solo.

instabilidade_etz.jpg


trovoada_etz.jpg


Imagem de satélite às 19h00

06.05.2018_19h00.jpg
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
E já agora amigo, sabes ler? A previsão de granizo ate 2 a 3 centimetros era para AMANHA SEGUNDA FEIRA! Sabes ler?

Tem razão, a previsão do mapa refere-se para amanhã... Esperemos que não se concretize porque poderia causar danos às culturas... Todos sabemos que estas intempéries são normais no Alentejo nos meses da primavera quando ocorre subida da temperatura; só não me lembro de granizo com 2 a 3 centímetros de diâmetro (vivo no Alentejo há mais de 40 anos e nunca cá vi granizo desse tamanho).
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Cá deixo, fotos da instabilidade hoje.
As primeiras células que deram muitos e fortes trovões ( uma a norte e outra a sul) que acabaram por se unir dando um aguaceiro bem forte mas rápido...
VzzKFZr.jpg

Xe0cewI.jpg

A célula a norte que foi a mais potente e que deu maior número de descargas...
cRXwrsb.jpg

Radar, na altura:
YZDRQWk.png

Entretanto, lá foi crescendo outra e que deu a quantidade de água descomunal...
Só consegui fotos depois de ter passado...
n9Ekd7r.jpg

Wptril7.jpg

Campos em certos sítios ficaram alagados:
5bIl4mz.jpg

A bela célula de Estremoz que referi aqui num post...
EANz1J9.jpg

CDutE8E.jpg

OWBfZ1T.jpg

Por fim, restos da célula que por aqui passou...
KGzRtw4.jpg


Uma bela rega e claro um bom evento meteorológico. A ver, se aparece mais algo de relevante até terça!
__________
Refrescou bastante, estão neste momento 16,3ºC.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Tem razão, a previsão do mapa refere-se para amanhã... Esperemos que não se concretize porque poderia causar danos às culturas... Todos sabemos que estas intempéries são normais no Alentejo nos meses da primavera quando ocorre subida da temperatura; só não me lembro de granizo com 2 a 3 centímetros de diâmetro (vivo no Alentejo há mais de 40 anos e nunca cá vi granizo desse tamanho).
O Alentejo é muito grande. Tu vives em 0,00000001% do alentejo (isto foi um numero a sorte se calhar é menos) por não ter ocorrido não quer dizer que não possa ocorrer...

Eu também espero que não, mas analisando alguns parâmetros nos modelos não é de excluir. O mapa que fiz se calhar não é bem explicativo os 50% de probabilidade que pus é para a ocorrência de aguaceiro\trovoada e não para o granizo desse tamanho, que acredito que possa ocorrer mesmo assim.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O Alentejo é muito grande. Tu vives em 0,00000001% do alentejo (isto foi um numero a sorte se calhar é menos) por não ter ocorrido não quer dizer que não possa ocorrer...

Eu também espero que não, mas analisando alguns parâmetros nos modelos não é de excluir. O mapa que fiz se calhar não é bem explicativo os 50% de probabilidade que pus é para a ocorrência de aguaceiro\trovoada e não para o granizo desse tamanho, que acredito que possa ocorrer mesmo assim.

E dizes que hoje "não havia avisos"

Verdade que não havia mas verifica os registos e localmente havia razão para aviso amarelo, talvez até Laranja (pelo radar perto de Arganil por exemplo terão caído cerca de 20mm ou mais numa hora)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
E @Gerofil granizo com 2 cms não é nada de especial...

Na madrugada de 4 de janeiro 2014 no litoral Norte houve com mais de 5 cms, e em Junho de há uns anos tinha eu 10 anos talvez vi granizo para aí com 10 cms numa trovoada de Verão em Amarante... Se eu exagero lê as previsões do ESTOFEX :D
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Eu já admiti o meu erro, portanto assunto encerrado.
Por mim está encerrado também ...

Amanhã cá estaremos para verificar, esperando que não ocorra mesmo, precisamente por poder causar prejuízos.