Seguimento Sul - Maio 2018

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vamm olha coloquei uma das tuas fotos no BestWeather, fotos estupendas.
Vê se consegues mais... parece claramente uma supercélula tanto pelo sat como por varios detalhes no radar...
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Isto hoje foi animado...

E o IPMA são os reis dos avisos em cima da hora ou depois de passar, de onde surgirem estes avisos amarelos?

As 13:30 nao havia nada, so no alentejo :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Vamm olha coloquei uma das tuas fotos no BestWeather, fotos estupendas.
Vê se consegues mais... parece claramente uma supercélula tanto pelo sat como por varios detalhes no radar...
Também me parece!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
O último registo quase a chegar a Ourique.
Deve estar entre Castro Verde e Aljustrel ou mais para lá. Por Ourique só pinga e ouve-se muitoooos trovões. Mas o céu está assustador! Parte da célula chega a mais de 20km para SO.

É visível a wall cloud na foto:

7qS915fh.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Isto hoje foi animado... E o IPMA são os reis dos avisos em cima da hora ou depois de passar, de onde surgirem estes avisos amarelos? As 13:30 nao havia nada, so no alentejo :facepalm:

Naturalmente preocupa a muitos o critério usado pelo IPMA na colocação dos avisos muito em cima da hora, mas entre esse critério e a previsão de queda de granizo até 3 centímetros de diâmetros (tamanho de um kiwi, sensivelmente) não sei qual o maior erro. Daí ser preferível o meio termo para não cairmos em exageros; afinal não nos podemos queixar do IPMA se também nós cometemos erros tão grosseiros.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Vamm olha coloquei uma das tuas fotos no BestWeather, fotos estupendas.
Vê se consegues mais... parece claramente uma supercélula tanto pelo sat como por varios detalhes no radar...
Era bom ter conseguido, mas não tinha tempo para a caçada :(
Também não há ninguém da zona no forum, o que nos deixa sem saber.

@guimeixen também me pareceu, num outro ângulo, mas como era o telemóvel nem dava para perceberem.

scBcXd2.jpg


Entretanto também já enfraqueceu e pouco resta dela. Já para N/NE vê-se grandes torres! :D
Que contam, meninos do Alentejo Norte?
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Atxvc3G.jpg
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
LOL, grande LOL
Se apanhasses com uma destas células em cheio, como a que está perto de Elvas neste momento acho que não falarias assim.

Há claramente indícios de estruturas supercelulares, a instabilidade foi tremenda, e o IPMA coloca os avisos praticamente depois de ocorrerem.

E qual é o espanto de granizo com 3 cm? é assim tao incrivel? LOL
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Se apanhasses com uma destas células em cheio, como a que está perto de Elvas neste momento acho que não falarias assim.

Há claramente indícios de estruturas supercelulares, a instabilidade foi tremenda, e o IPMA coloca os avisos praticamente depois de ocorrerem.

E qual é o espanto de granizo com 3 cm? é assim tao incrivel? LOL
Não me espantaria nada que ocorresse. A célula que apanhei pelas 13h não era nada de especial e tinha balas bem grandotas e não era cá bolinhas de esferovite nenhuma. Mas lá está, prefiro ser avisada de que algo assim ocorre do que ser apanhada de surpresa. E sim, a da hora de almoço foi uma autentica surpresa!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Célula que teve eco bem roxo perto de Elvas, já lá vai longe...
RD979aQ.jpg
Parou a chuva!
Está a carregar o video de quando a trovoada estava a passar a escassos km's a sul.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Abrandamento do trânsito por causa da passagem da supercélula, nos arredores de Elvas


4Zy5D3l.jpg


pqRiE23.jpg
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Para terminar o assunto dizer só que foi realmente um dia bastante agressivo hoje, lembrem-se estas células são PEQUENAS, logo é improvavel que algum membro aqui do fórum tenha registado o pior destas células.

@Gerofil ontem admitiste o erro, hoje voltaste a bater na mesma tecla. 2 a 3 cm não me parece exagerado. Digo-te que tenho relatos de granizo de cerca de 4cm nos arredores de Beja.
Acreditas se quiseres, não tenho de provar nada a ninguém. Agora o IPMA tem de provar competência, porque são PAGOS POR NÓS e NINGUÉM ESTAVA AVISADO PARA ESTA SITUAÇÃO.

Já vou ser criticado novamente, siga, despejem para aí as críticas todas.

Assunto encerrado por hoje, até amanhã e boas caçadas à tempestade! :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego