Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Fim de tarde complicado em Lisboa com alguns aguaceiros bastante fortes.
Neste momento:

Lisboa (Telheiras)
Pressão 1000 hpa (ao fim da tarde 17:00+- - registava 997 hpa).
Temperatura actual: 14.2 ºC
:D
 


rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Boas. Por aqui já não chove há um bom bocado. A pressão está nos 1000 mb. O vento esse é que se faz sentir com mais intensidade,mas nada de extraordinário. O que nos espera para o resto da noite?;)
 

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Há pouco caiu o primeiro aguaceiro desta noite que durou cerca de 10 min:p De um momento para outro começou a chover forte como quem na derramava!! De novo céu limpo outra vez com algumas nuvens a aproximar-se!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Sim, tens razão, já falámos disso ontem e até pedimos opiniões.
O que se passa é que a situação sinóptica é complexa com este vale depressionário que estende baixas pressões até aos Açores. Por cima temos um Jet poderoso a cavar mais um centro depressionário aqui e ali nos locais onde entende. A depressão original a que chamámos Andreia ainda está nos Açores contra as várias previsões que a davam a rumar até aqui. Mas essas alterações nos modelos tem sido uma constante dada a conjugação de factores bastante invulgar para estes lados.

Os próprios modelos saltitam os "T"'s dum lado para o outro entre run's. Mesmo para os meteorologistas não deve ser fácil pois cada carta sinóptica que se consulte, cada cenário apresenta conforme o serviço meteorológico que a emite, quer sobre o número de depressões quer sobre localizações. Não foram apenas 2 ou 3 depressões até ao momento, já vamos na 4ª ou 5ª, ainda ontem o Jet estava a cavar mais uma a leste dos Açores (a Andreia estava a Oeste) que entretanto foi absorvida também, de manhã acho que havia outra situação dessas a oeste da madeira.

Olhando apenas para as mais importantes que de alguma forma afectaram açores, madeira ou continente, temos a original, que ainda se mantem nos Açores, temos esta de hoje agora no NW, e teremos então a maior, a de Quarta-feira, se entretanto não mudar novamente, ou seja, a de 4ª poderá ser outra vez a depressão original dos Açores, ainda ontem isso sucedeu no diagrama de fases do GFS, hoje já são 2 diferentes, daqui a bocado pode mudar novamente.

Seguindo uma metodologia rigorosa, sim, provavelmente hoje deveriamos ter dado o 2º nome à depressão que neste momento está no NW do país, e um terceiro nome à de Quarta-feira, isto se não mudar novamente para a depressão original.

Mas com esta confusão toda que não nos é habitual e depois de ouvir as opiniões ontem de quem se quis pronunciar, ficou mais ou menos a ideia de que era preferivel manter apenas um nome para toda esta situação. Mas podemos continuar a discutir o assunto.







Sim é verdade. Estive a ver as imagens de vapor de agua de satelite e a depressão original subdividiu-se em duas. À uma enorme entrada de ar frio polar vindo do "estreito escocia,islandia"com trajecto NE,SE onde se vai confrontar a latitudes mais baixas e onde está o ar tropical humido, situação deveras interessante nesta altura do ano, se fosse em dezembro ou janeiro era prefeitamente normal,e é para recordar.

por agora céu limpo e vento fraco.
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
A noite aí para o sul não deverá trazer grande precipitaçao (pelo menos muito significativa).. parece que talvez com o nascer do dia cheguem umas boas descargas.. pelo menos a julgar pelo CLiM@ua

Questionei á bocado o Vince relativamente ás previsões do CLIM@UA
Citando :
"...No entanto é muito importante saber com que set de dados do GFS foi alimentado o WRF, porque nestas coisas, quanto mais recente for a informação melhor. Como os modelos da UA não ostentam essa informação que eu considero importante, eu tendo a não confiar nele pois não me informam de quando são os dados, quantas vezes são actualizados por dia, etc, ainda para mais num cenário como o actual. Em contrapartida confio mais na informação de algo que acabou agora mesmo de sair, como foi este run do GFS"

Estamos neste momento á beira da análise da Run das 18 que está neste momento a sair... :D
Vamos aguardar :thumbsup: