Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)



dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
E no fim de semana vamos ter neve... o freemeteo aponta pra isso... espero bem que sim (ja tenho planos :D)
 

TiagoFCR

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Viseu/Aveiro
Questionei á bocado o Vince relativamente ás previsões do CLIM@UA
Citando :
"...No entanto é muito importante saber com que set de dados do GFS foi alimentado o WRF, porque nestas coisas, quanto mais recente for a informação melhor. Como os modelos da UA não ostentam essa informação que eu considero importante, eu tendo a não confiar nele pois não me informam de quando são os dados, quantas vezes são actualizados por dia, etc, ainda para mais num cenário como o actual. Em contrapartida confio mais na informação de algo que acabou agora mesmo de sair, como foi este run do GFS"

Estamos neste momento á beira da análise da Run das 18 que está neste momento a sair... :D
Vamos aguardar :thumbsup:

Bem eu, não propriamente por ser aluno da universidade, confio bastante neste modelo (ja não tanto num outro que também aqui é produzido). Ele e actualizado 4 vezes por dia, e porque ja tive nas mãos um manual descritivo do modelo posso-te dizer que ao que parece ele tem maior fiabiliade num periodo entre +6 e +24h.
Penso que da para ter uma ideia bastante proxima da realidade, principalmente se vires o mapa e nao tanto os graficos das previsoes por cidade.;)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Situação às 19h de hoje:

andrea3dt3.gif




Por aqui a chuva é moderada. Estive há poucas horas no Funchal e Machico, onde a chuva estava intensa. Algum vento.
Até ao momento 22,9mm
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
boas

aqui fica algumas fotos de hoje da equipa PORTUGALWEATHER








abraços

Lindas fotos:w00t:... Gostei especiamente da primeira:shocking:

Aqui vou com 14,1ºC
Pressão a 999 hPa

Nada de chuva...
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem eu, não propriamente por ser aluno da universidade, confio bastante neste modelo (ja não tanto num outro que também aqui é produzido). Ele e actualizado 4 vezes por dia, e porque ja tive nas mãos um manual descritivo do modelo posso-te dizer que ao que parece ele tem maior fiabiliade num periodo entre +6 e +24h.
Penso que da para ter uma ideia bastante proxima da realidade, principalmente se vires o mapa e nao tanto os graficos das previsoes por cidade.;)

Olá,
Eu gosto muito do projecto CliM@UA nas suas várias vertentes, tudo muito profissional e bem organizado, isto falando do que vemos de fora. Infelizmente muito melhor do que tem por exemplo o IM com o seu output do ALADIN que gostaria um dia ver melhorado na parte que é disponibilizada ao público, foi isso que eu próprio uma vez pedi ao IM, sem sucesso até hoje. Como já não acredito nessa melhoria do IM/ALADIN, só desejo que projectos como o WRF do CliM@UA se tornem cada vez melhores pois fornecem informação importante para todos. E sobre o modelo, também já tenho lido muita coisa positiva do WRF, que parece ser o modelo de mesoescala mais interessante actualmente e que se está a tornar cada vez mais popular por esse mundo fora.

Aquilo que eu disse, e penso que compreendeste, é que eu nos mapas não vem a indicação a que horas foram gerados e nas notas não percebi se por exemplo for gerado às 18 já tem os dados do GFS das 18. Penso que não será assim dado que tem que processar tudo, pelo que eu tendo a confiar por norma sempre nos dados mais recentes que tenho disponíveis quando se trata duma situação como a actual em que as coisas vão variando bastante de run para run. Esse "lag" é uma coisa que não é possível ultrapassar, todos os mesoescala tem essa limitação, mas talvez possas fazer chegar aos responsáveis a sugestão de pelo menos incluirem a data/hora das saídas nos mapas, pois se por exemplo alguém aqui no forum põe uma delas, sem essa informação da saída ninguém sabe quando foi gerada, e saber isso é muito importante.