Canículas e Caniculares

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Como, já vamos a 18 de Agosto, ou seja, vamos em Abril :D

Cá, fica até agora, a minha previsão:

Janeiro: mês particularmente chuvoso, devido à corrente de oeste

Fevereiro: mês com entrada fria e húmida, ou seja entradas de NW, seco no sul e chuvoso no norte,

Março: mês seco

Abril: mês chuvoso

Até, agora, só o mês de Março será o mais fraco em termos de precipitação.

Nos próximos dias, virá lestada a calhar mesmo nos meses mais quentes, ele existe com cada coincidência. :rolleyes:
 


Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
A minha avó dizia que era em janeiro que se via a previsão para o ano todo (nunca me fez muito sentido pois anularia o próprio mês...).

Essa dos gatos lavarem a cara, aprendi que quando lavam insistentemente o nariz e as orelhas 3 dias depois chove. Coincidência ou não, até à data sempre que os vi fazer isso a "profecia" cumpriu-se

Enviado do meu P9000 através de Tapatalk
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Segundo o que aprendi do meu avô, nestes dias de Canículas (2 de agosto a 13 de agosto) e de Caniculares (14 de agosto a 26 de agosto), as condições gerais do tempo durante o dia contam para a "previsão" para todo o ano seguinte (cada dia representa um mês).
Não podemos olhar para as condições meteorológicas simplesmente; não basta estar calor para o mês ser seco, chover para haver precipitação nesse mês, até porquê assim iríamos ter uma previsão para o ano seguinte de calamidade meteorológica. Apesar deste estudo, creio que os princípios considerados há algumas décadas terão de ser observados com cautelas, pois é evidente que o mês de Agosto tornou-se muito mais estável do que o era há 30 anos atrás. Sinceramente creio que teremos de observar como o dia nasce, as diferentes alterações na direcção do vento, a nebulosidade existente ou extraordinária, o anoitecer e aquelas pequenas alterações que não se enquadrem normalmente num dia de Verão.
Assim sendo e com base na minha experiência pessoal (isto baseia-se mais na crença do que na ciência), considerando o que pessoalmente observei durante estes dias mantenho a seguinte previsão:
- Janeiro e Fevereiro de 2018 frescos e secos;
- Março, Abril instáveis e chuvosos;
- Maio seco e quente tal como este ano;
- Junho variável com grandes amplitudes de temperatura;
- Julho e Agosto quentes e estáveis, com temperaturas elevadas;
- Setembro quente mas com variações bruscas de tempo como de temperatura.
Por agora Outubro surge como mais do mesmo, como tem sido nos últimos anos, uma continuação do verão, mas só poderei dizer mais alguma coisa no final do dia.
Como já o disse antes, tudo isto poderá estar tudo errado, pois antigamente as pessoas tinham tempo para ver o dia com a calma habitual dos dias quentes do Verão e a experiência de anos após anos a observar estes dias era a base para "adivinhar" as pequenas diferenças que iriam determinar a evolução no ano seguinte. Sei aquilo que o meu avô contava que geralmente ajudava às pessoas um planeamento antecipado na agricultura, mas também todos sabemos que o tempo é variável e nunca há certezas quanto à sua evolução. Acrescentando as alterações ocorridas nos últimas décadas (que estão à vista de todas as pessoas que viveram no espaço rural e tiveram alguma dedicação ao sector primário da economia) estas "previsões" cada vez mais serão um mito que os modelos informáticos e os analistas irão refutar.
Mas nem os computadores ou os eruditos no tempo sentem o calor na pele e a alegria de dormir uma sesta debaixo de uma azinheira, cuja sombra atenua o estio, enquanto o rebanho de ovelhas pasta placidamente numa tarde de Agosto e alguém, calmamente, vai observando o horizonte e sentindo o mundo, enquanto fecha os olhos e respira as pequenas alterações que se presentem no final do Verão. Quando alguém deste fórum tiver tempo para uma tarde assim, com os telemóveis desligados e nenhuma preocupação, simplesmente ter tempo para nada fazer, irá entender um pouco aquilo que eu digo. ;)



@António josé Sales também tenho as cartas do Tarot e posso fazer uma previsão à moda da Maya, mas terás de pagar o valor como se fosse na linha de valor acrescentado :D Isto não está para borlas ;)



Não meu rapaz, não estou a brincar ;)

Quem quiser com algum conhecimento de causa ou por curiosidade participar neste tema, todos os contributos serão bem vindos
@Dias Miguel, parece-me que até agora as tuas previsões estão a bater certo, nestes primeiros 4 meses do ano:thumbsup:.
A Maya já tem concorrência:D.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel