Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Boa tarde!

E parece que o inverno está para chegar nas próximas semanas e prolonga-se pelo início de Junho. preparem os guarda chuvas e casacos, vamos entrar num período chuvoso.
Sinceramente não vejo qualquer inverno nos próximos dias/semana...
Vejo temperaturas dentro dos padrões normais para a época talvez até superiores.
Temos chuva la para Quinta feira mas parece que o tempo tende a melhorar no fim de semana

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

Eihh! Menos @comentador ;) Inverno?!:shocking: Desculpa mas também não vejo nada disso! Vejo sim, dias de grande inversões térmicas para esta altura do ano! Mas mesmo assim nada de mais! A partir de dia 23 volta a instabilidade , e ai poderemos ter boa precipitação em alguns lugares segundo os modelos ,o que seria muito bom ! Mas nada de período chuvoso!! Mas pronto, aguardemos para ver, umas boas regas seriam muito bem vindas :rain:! Por aqui Maio não regista qualquer dia de precipitação:facepalm:

Dia 22

3JhqBTx.png


Dia 23

nxPpP17.png


Ver se é desta que me toca alguma precipatação!
1fyOSYT.png


Dia 26 volta as temperaturas normais para a época, e logo veremos o que realmente choveu, e onde, dado que a precipitação convectiva é sempre uma incógnita :trovao::rain:

cGSMGAs.png

9TM10UM.png
 
Última edição:

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde pessoal,

Eihh! Menos @comentador ;) Inverno?!:shocking: Desculpa mas também não vejo nada disso! Vejo sim, dias de grande inversões térmicas para esta altura do ano! Mas mesmo assim nada de mais! A partir de dia 23 volta a instabilidade , e ai poderemos ter boa precipitação em alguns lugares segundo os modelos ,o que seria muito bom ! Mas nada de período chuvoso!! Mas pronto, aguardemos para ver, umas boas regas seriam muito bem vindas :rain:! Por aqui Maio não regista qualquer dia de precipitação:facepalm:

Dia 22

3JhqBTx.png


Dia 23

nxPpP17.png


Ver se é desta que me toca alguma precipatação!
1fyOSYT.png


Dia 26 volta as temperaturas normais para a época, e logo veremos o que realmente choveu, e onde, dado que a precipitação convectiva é sempre uma incógnita :trovao::rain:

cGSMGAs.png

9TM10UM.png


Os modelos GFS e ECMWF indicam vários dias de chuva até ao final do mês e inicio de Junho, é o que têm vindo a prever nos últimos dias e temperaturas abaixo da média a partir de 4ª feira dia 23.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa tarde!

E parece que o inverno está para chegar nas próximas semanas e prolonga-se pelo início de Junho. preparem os guarda chuvas e casacos, vamos entrar num período chuvoso.

Os próximos dias estão para inverno como o Bruno de Carvalho está para sanidade mental, nada a ver mesmo. :lol:


Parece que vamos ter uma cut-off, com alguns dias de trovoadas um pouco por todo o território e temperaturas quentes/amenas. Ou seja, Maio no seu esplendor.


Cumps
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Os próximos dias estão para inverno como o Bruno de Carvalho está para sanidade mental, nada a ver mesmo. :lol:


Parece que vamos ter uma cut-off, com alguns dias de trovoadas um pouco por todo o território e temperaturas quentes/amenas. Ou seja, Maio no seu esplendor.


Cumps
Temperaturas amenas?!?!? Onde é que vês isso? Temperaturas mínimas na minha região nos 9 a 10 ºC e máximas que nem passam dos 20 ºC na minha zona quase em fim de maio!!
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Acho que os foristas deviam ter alguma calma.
Nem Inverno, nem Verão, o que se está a passar é que estamos numa Primavera tardia e por isso as temperaturas estão abaixo da média.
Mas também ao fim de tantos e vários anos seguidos a bater records de temperatura máxima, já era altura de estar mais fresco.
Os mais novos (com idade inferior aos 40/35 anos, não têem na memória de que a primavera era mais fresca e temperaturas de +30ºC em Abril e Maio aconteciam, mas não era demasiado frequente como tem sido nos últimos anos.
Aproveitem o facto de estar mais fresco este ano, que isto para o ano voltamos infelizmente aos records.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Os modelos GFS e ECMWF indicam vários dias de chuva até ao final do mês e inicio de Junho, é o que têm vindo a prever nos últimos dias e temperaturas abaixo da média a partir de 4ª feira dia 23.
Sim, a partir de dia 23 iremos ter bastante instabilidade, e por consequência provavelmente boa precipitação em alguns locais! Tal como o @Thomar disse,tempo de Primavera ;) Um abraço
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Acho que os foristas deviam ter alguma calma.
Nem Inverno, nem Verão, o que se está a passar é que estamos numa Primavera tardia e por isso as temperaturas estão abaixo da média.
Mas também ao fim de tantos e vários anos seguidos a bater records de temperatura máxima, já era altura de estar mais fresco.
Os mais novos (com idade inferior aos 40/35 anos, não têem na memória de que a primavera era mais fresca e temperaturas de +30ºC em Abril e Maio aconteciam, mas não era demasiado frequente como tem sido nos últimos anos.
Aproveitem o facto de estar mais fresco este ano, que isto para o ano voltamos infelizmente aos records.

Eu, ainda sou do tempo em que a 30 de Maio (dia que faço anos) chovia e trovejava e estava fresquinho. :D

Mas, existe uma coisa, que faz-me pensar, desde Março nunca mais ouvi falar da seca e nas alterações climáticas, quando todos diziam que vinha aí o apocalipse, o deserto, numa próxima seca lá vem a história do lobo mau "deserto" novamente. :malandro:

A variabilidade climática ainda funciona e este ano tem sido em pleno. :rolleyes:
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,659
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Maio por aqui segue bem acima da média no que às máximas diz respeito, 22.9ºC contra os 20.6ºC dos normais de 81-10.
Estamos também muito longe dos 103mm de pluviosidade mensal.

As pessoas estão é tão habituados às grandes anomalias positivas dos últimos anos, que tudo o que esteja na média, ou até um pouco acima da mesma, lhes parece fresco.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Maio por aqui segue bem acima da média no que às máximas diz respeito, 22.9ºC contra os 20.6ºC dos normais de 81-10.
Estamos também muito longe dos 103mm de pluviosidade mensal.

As pessoas estão é tão habituados às grandes anomalias positivas dos últimos anos, que tudo o que esteja na média, ou até um pouco acima da mesma, lhes parece fresco.

Exactamente!
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Eu percebo o Comentador, para nós aqui no Alentejo em Maio já temos temperaturas perto dos 40ºC e este ano estamos nos 20ºC :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Eu percebo o Comentador, para nós aqui no Alentejo em Maio já temos temperaturas perto dos 40ºC e este ano estamos nos 20ºC :(

Desculpa intrometer-me na conversa, mas começo a ter pouca paciência para as tuas constantes lamúrias. Está sempre tudo mal. Deixa-me dar-te um conselho, que seria positivo aceitares para teu próprio benefício e do fórum: encara a meteorologia realmente como algo que realmente gostas e que te interessas, e não como um meio para passares a vida aborrecido e a espalhar esse teu descontentamento por aqui. Aconselho-te igualmente a estudar e a conhecer um pouco da climatologia da tua região. Assim, quando chove menos que noutras regiões do país, e que em Maio ainda não estão 40ºC sabes que é absolutamente NORMAL. Ora vejamos:

Normais de Maio (1970-2000) para Beja:

Temperatura máxima média: 23.6ºC
Temperatura máxima mais alta registada: 36,6ºC
Temperatura máxima mais baixa registada: 12,8ºC

RedeMeteo, como podes verificar, a temperatura média é de 23,6ºC. De 13 a 19 de Maio tiveste temperaturas máximas sempre bastante acima desse valor ( entre 1 a 7ºC). Para a próxima semana estão previstos valores entre 2/3ºC abaixo e dentro da média. Provavelmente terminarás o mês de Maio com valores acima, ou pouco acima da média para este mês.

O maior valores de sempre para Maio em Beja é de 36,6ºC. Ainda um pouco longe dos tais 40ºC, mesmo sendo um valor extremo e nada habitual! Não, não é normal ter valores perto dos 40ºC em Maio. Inclusive, no passado já se registou um máxima de 12,8ºC em Beja. Também nada habitual, mas imagino se isso acontecesse hoje o que dirias...

De resto, para quem estava muito preocupado com a seca e falta de chuva, querer temperaturas de mais de 30ºC constantes nesta época parece-me muito pouco coerente. Não seria nada positivo para o baixo Alentejo visto que a evapotranspiração seria muito maior.

Não leves a mal, mas aqui apenas te tentamos ajudar a compreender e aceitar que a meteorologia e os nossos desejos muitas vezes não coincidem. Mas não nos impedem de gostar e querer aprender sempre mais ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.