Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu percebo o Comentador, para nós aqui no Alentejo em Maio já temos temperaturas perto dos 40ºC e este ano estamos nos 20ºC :(

Nem todos os anos são iguais, temos anos mais frescos, mais quentes, mais chuvosos, mais secos, não se pode "exigir" que cada estação se mostre sempre no lado mais extremo, ou seja, calor infernal no Verão e cheias constantes no Inverno.

No Verão é porque não se chega aos 40 graus ou mais, no Inverno é porque nunca mais chove e quando chove é sempre pouco...

Deixo uma sugestão para estes dias mais frescos e para quem tanto aprecia o calor :D

Mas se fores em Julho ou Agosto ai apanhas calor mais a sério, uns 50 graus ou lá perto :calor:

Capturar.jpg
 
Última edição:


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Dêem-lhe cerca de 1 mês com fortes anomalias positivas de temperatura máxima e logo verão onde irá parar grande parte desta água que caiu nos últimos meses.
É algo que por vezes o cidadão comum se esquece, este elemento é extremamente volátil. Pedir 40ºC nesta altura é algo ridículo na minha opinião e só iria prejudicar.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Eu, ainda sou do tempo em que a 30 de Maio (dia que faço anos) chovia e trovejava e estava fresquinho. :D

Mas, existe uma coisa, que faz-me pensar, desde Março nunca mais ouvi falar da seca e nas alterações climáticas, quando todos diziam que vinha aí o apocalipse, o deserto, numa próxima seca lá vem a história do lobo mau "deserto" novamente. :malandro:

A variabilidade climática ainda funciona e este ano tem sido em pleno. :rolleyes:

Alguem disse que não iamos ter meses chuvosos ou meses abaixo da média na temperatura com as alterações climáticas?

Variabilidade climática acabar? Duvido muito que alguem entendido no assunto, tenha referido alguma vez, que com as alterações climáticas, iria acabar a variabilidade climática.

Não entendo a ideia que tentas passar. Era esperado que agora com as alterações climáticas tivessemos 30 meses consecutivos de precipitação inferior à média?
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Dêem-lhe cerca de 1 mês com fortes anomalias positivas de temperatura máxima e logo verão onde irá parar grande parte desta água que caiu nos últimos meses.
É algo que por vezes o cidadão comum se esquece, este elemento é extremamente volátil. Pedir 40ºC nesta altura é algo ridículo na minha opinião e só iria prejudicar.
Completamente, a minha zona é bem o exemplo disso! Não registo qualquer precipitação desde o dia 30 de Abril, e como consequência disso já está tudo a ficar bem seco, e sem qualquer tipo de humidade à superfície!
Venha de lá essa precipitação As saudades que eu já tinha de uma imagem de radar assim
6208686530465ee4d2ee5ad0a4e24ade.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

FJ2004

Cirrus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
4
Local
Portugal
Dêem-lhe cerca de 1 mês com fortes anomalias positivas de temperatura máxima e logo verão onde irá parar grande parte desta água que caiu nos últimos meses.
É algo que por vezes o cidadão comum se esquece, este elemento é extremamente volátil. Pedir 40ºC nesta altura é algo ridículo na minha opinião e só iria prejudicar.

Portugal é um país com um período estival prolongado que varia entre os 2 meses no litoral norte e os 4,5 meses a sul e o nosso território está mais que preparado para esse período estival, reparem na nossa flora autóctone e verifiquem que mesmo a especie de carvalho mais setentrional o alvarinho comum a norte do Vouga está preparado para 1,2 meses secos, as outras espécies ainda mais preparadas estão .Era o que faltava com esta febre mediática e populismo á volta das alterações climáticas exigirmos que em Portugal chova nos meses de Verão.
Logicamente que iremos ter nos próximos 3,4 meses um período seco prolongado mas isso faz parte do nosso clima e está inserido num padrão de normalidade( mesmo que tenhamos um Verão extremamente quente). Porem estou totalmente convencido que vai sensacionalismo mediático,quando verificarem em Julho e Agosto que o país voltará ter áreas em seca.
A verdade é que diziam que para a seca desaparecer eram precisos 2,3 meses seguidos de chuva e voilá... as certezas absolutas sobre os fenómenos meteorológicos foram-se com a chuva e é isto seguramente que o algarvio quis dizer. Aliás leio este forum algum tempo e é obvio que o algarvio percebe da coisa.
 

FJ2004

Cirrus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
4
Local
Portugal
Alguem disse que não iamos ter meses chuvosos ou meses abaixo da média na temperatura com as alterações climáticas?

Variabilidade climática acabar? Duvido muito que alguem entendido no assunto, tenha referido alguma vez, que com as alterações climáticas, iria acabar a variabilidade climática.

Não entendo a ideia que tentas passar. Era esperado que agora com as alterações climáticas tivessemos 30 meses consecutivos de precipitação inferior à média?

Em 2 milénios a Europa teve sempre com algumas oscilações, periodos mais quentes outros mais gélidos mas teve sempre a mesma configuração climática que é a mesma que temos hoje.
Nas ultimas normas climáticas a temperatura subiu em média decimas e choveu em média menos 20 mm.

Aparecem uns tipos nas tvs, a dizerem que o clima que tivemos estável durante 2 milénios vai mudar em menos de 30,40,50 anos ou seja que a temperatura irá subir 4,5º graus e a precipitação a ser reduzida para 1/3 ou metade e que vamos virar um deserto, propoem coisas realistas tais como em mudar o montado Alentejo para a serra da estrela, querem mudar habitos alimentares, culturais, dizem que o alqueva irá secar, enfim isto é só uma amostra das afirmações rigorosas e nada alarmistas, populistas que ouvi á uns meses atrás.

É natural que perante isto hajam uns quantos velhos do Restelo e uns chatos que façam questões, quando essas projecções extremamente realistas e sérias são contrariadas pela realidade....
Não se pode dizer somente que irá acontecer isto tem demonstrado com dados e re. O problema das premissas do AG e alterações climáticas são serem sustentadas em projecções, em ses que ainda não aconteceram, ainda não se provaram empiricamente.
As diferentes tipologias do clima português ainda não mudaram , não será seguramente nesta nova norma que irá mudar. Logo os cenários das projecções só poderão ser demonstrados daqui pelo menos meio seculo, o que é chato..... para aqueles que têm tantas certezas e defendem de forma tão acérrima essas projecções e pior ficam incomodados quando alguém as questiona demonstrando no fundo muito pouca segurança sobre aquilo que projectam.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
A variabilidade climática ainda funciona e este ano tem sido em pleno. :rolleyes:

...
Era o que faltava com esta febre mediática e populismo á volta das alterações climáticas exigirmos que em Portugal chova nos meses de Verão.

Querer reduzir as alterações climáticas a simples "variabilidade" é que é populista e perigoso.
A febre mediática é sempre ridícula e desinformativa mas não podemos, só por isso, desvalorizar o tema real (que não é aquilo que os meios de comunicação divulgam).
 
Última edição:

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
É natural que perante isto hajam uns quantos velhos do Restelo e uns chatos que façam questões, quando essas projecções extremamente realistas e sérias são contrariadas pela realidade....

Parece-me é que aparecem demasiados imitadores do Trump por aqui, que se distinguem bem pela publicação de dados falseados e pelo seu tom provocatório similar ao do dito cujo...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
O AA já mudou de localização permanente para a PI? Quando mudar avise-nos
Vai demorar a mudar-se amigo. Até 1 de Junho continua longe de nós :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
O AA já mudou de localização permanente para a PI? Quando mudar avise-nos
O que se passa com este tópico? Farto-me de rir com a diversidade retórica sempre que passo por aqui.
 

FJ2004

Cirrus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
4
Local
Portugal
Vai demorar a mudar-se amigo. Até 1 de Junho continua longe de nós :(

Quando me refiro a permanente refiro-me mesmo literalmente para sempre e para a vida toda. Migrar para aqui e não sair de cá estou á espera que isso aconteça.É uma alteração climática expectavel que de certeza absoluta irá acontecer no nosso território.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.