Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Malta, ja agora é a minha primeira vez neste forum , gosto muito disto da meteorologia e ja tenho algum conhecimento , não tanto como vocês ehehe , em termos de temperatura para o verão como será ? Teremos precipitação ou temperaturas acima da media ? Obrigado
Existe um tópico com previsões sazonais ou a longo prazo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mudando de assunto e como os furacões estão quase aí, muito cuidado para os Azores. Somos os primeiros:

O6wHXRj.png


Qual Ophelia qual quê? O Gordon deste ano chega ao continente:

2LHLm2e.png


xy4wL6U.png


Para além de um landfall na Mauritânia o casamento da Patty e do Oscar vai dar azo a um mega-furacão:

SpmhxXA.png




Paralelamente, este ano os Açores podem ser atingidos por um cat. 5, proveniente de nordeste, em rápida intensificação:

YirXC8Z.png




:lmao:
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Prontos , pelo que entendi , teremos uma verão não com tanto calor , um verão mais humido e com precipitação abaixo do normal certo ? Ou seja , que temperaturas medias iremos ter +/- ?

O que lá está escrito são temperaturas próximas da média (não me perguntem as médias dos vossos locais) com alguma instabilidade ocasional. Provavelmente será uma ou outra depressão ao largo como se tem hoje.

Previsões a mais de 5 dias têm uma reduzida fiabilidade, quanto mais as previsões sazonais. Destas é melhor reter a ideia global já que é impossível saber os pormenores.
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
O que lá está escrito são temperaturas próximas da média (não me perguntem as médias dos vossos locais) com alguma instabilidade ocasional. Provavelmente será uma ou outra depressão ao largo como se tem hoje.

Previsões a mais de 5 dias têm uma reduzida fiabilidade, quanto mais as previsões sazonais. Destas é melhor reter a ideia global já que é impossível saber os pormenores.
Sim tens razão , estas instabilidades podem acontecer tão frequentemente na primavera e verão ?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Sim tens razão , estas instabilidades podem acontecer tão frequentemente na primavera e verão ?

As depressões como a de hoje ocorrem mais frequentemente na primavera e outono.

No Verão o anticiclone fica muito tempo por aqui, com frequentes 'deslocações' para aí.

yH5fhZJ.png


Para que o Verão não seja severo aí basta que o anticiclone não se fortaleça nas vossas redondezas como aconteceu, por exemplo, no ano passado:

VZK4QwW.png


0jftM6W.png
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
As depressões como a de hoje ocorrem mais frequentemente na primavera e outono.

No Verão o anticiclone fica muito tempo por aqui, com frequentes 'deslocações' para aí.

yH5fhZJ.png


Para que o Verão não seja severo aí basta que o anticiclone não se fortaleça nas vossas redondezas como aconteceu, por exemplo, no ano passado:

VZK4QwW.png


0jftM6W.png

Daqui a uns dias ja teremos alguma informação como irá se desenvolver isso , pelo que li no site teremos um verão mais humido em Portugal mas nao é certo , é apenas uma expectativa .
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Acho muito interessante a dinâmica a que assistimos actualmente.
Instabilidade intercalada com períodos de estabilidade.
Não sei qual a fixação com o desejo do AA e temperaturas tórridas.
Isto nunca se está satisfeito, ou se andam a queixar que o AA está tipo emplastro e nunca mais nos deixa, como já se queixam que não há meio de se fixar na latitude habitual e puxe calor para cima do país.
O bom é que a natureza não obedece a desejos e vontades pessoais, e segue o seu curso indiferente a tudo isso.
Por mim está óptimo assim mesmo porque dispenso bem o calor e ainda bem que o AA nos abandonou desde á uns tempos para cá, mas se estivesse em cima de nós teria que aguentar na mesma porque assim é a natureza.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.