Seguimento Sul - Maio 2018

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
15,2mm acumulados em Serpa :eek::eek: Temperatura actual 15ºC
Há um ano estávamos com 36ºC Nem parece que estamos no final de Maio :(

:thumbsup:

O ano passado ocorreram três dias seguidos na segunda quinzena de Maio com temperatura máxima acima dos 33,0 ºC em Estremoz; hoje ainda não passou dos 17,1 ºC de máxima quando em Maio a média da temperatura máxima é de 25,2 ºC (estamos com 8,0 ºC abaixo do que é normal).
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
:thumbsup:

O ano passado ocorreram três dias seguidos na segunda quinzena de Maio com temperatura máxima acima dos 33,0 ºC em Estremoz; hoje ainda não passou dos 17,1 ºC de máxima quando em Maio a média da temperatura máxima é de 25,2 ºC (estamos com 8,0 ºC abaixo do que é normal).
Não é possível a média da temperatura máxima serem esses valores mencionados para Estremoz.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
15,2mm acumulados em Serpa :eek::eek:
Temperatura actual 15ºC
Há um ano estávamos com 36ºC
Nem parece que estamos no final de Maio :(

E não é bom?! Mais probabilidades de instabilidade!
Mas também se estivéssemos a bater os 40º, de certeza que também se andavam a queixar pelo calor. Como está fresco e de chuva, vamos lá queixar-nos do tempo à mesma! :)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
O teu Alentejo já é mais arejado que o nosso :lol:
O sul do Alto Alentejo, não é! Em termos de temperaturas, é praticamente idêntico, a diferença é mais na precipitação. Apenas a zona da Serra de S. Mamede é que é mais "arejada". A serra já não tem qualquer efeito no clima aqui de Arronches e é de referir que visto estar num vale, potencia ainda mais o calor. Eu basicamente estou no meio de duas zonas com climas algo distintos. :D
Entretanto, parece que nunca se está feliz com o clima que se tem, se chove é porque chove, se não chove é porque não chove. Neste caso, agora é porque está a chover e não estão quase 40ºC (fora de época). Sempre ouvi dizer que nesta altura o tempo é este, uns dias com chuva e trovoada, outros dias quentes com temperaturas a rondar os 30ºC. Aquilo que tenho presenciado é que é assim mesmo, fora algumas excepções.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Alguma atividade elétrica logo de manhã devido à célula que cresceu na serra. Manhã marcada pela chuva.
9.3mm acumulados na estação de referência até ao momento. Já deu para regar a horta! :D

Neste momento, vai chuviscando com 16,6ºC.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
15,2mm acumulados em Serpa :eek::eek:
Temperatura actual 15ºC
Há um ano estávamos com 36ºC
Nem parece que estamos no final de Maio :(
Não te preocupes que a seu tempo o calor virá É gritante como as pessoas se esquecem tão depressa dos problemas tão graves que a falta de precipitação nos causou há tão pouco tempo! Se existe uma coisa que podemos ter a certeza é que a seca um dia vai voltar, e bem mais depressa do que nós pensamos! Por isso aproveita ,e poupa cada gota como se fosse a última ! E acredita que não gostas mais de calor do que eu,mas haja bom senso! Tens um projecto que pode ser fantástico, só te falta coerência meteorológica
Um abraço, e não me interpretes mal

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Por aqui deve continuar tudo a ir para Espanha

15,2mm acumulados em Serpa :eek::eek:
Temperatura actual 15ºC
Há um ano estávamos com 36ºC
Nem parece que estamos no final de Maio :(

Não se percebe, realmente, ó companheiro!
Ainda há um mês te estavas a queixar que ia tudo para Espanha...
Aproveita que há muitas ocasiões já a seguir para grandes secas e calores!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Pelo que vejo na minha app trovoada agora na zona de Grândola. Alguém confirma?
O IPMA confirma. :)
9r0qFeA.png