Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Olá RedFish ... aqui por Faro chove desde as 07h, tendo sido o período mais critico desde as 9h ás 10h!!
O que reparei nas ultimas duas runs é que a fronteira entre o Algarve e a linha recta de chuvas torrenciais é cada vez mais ténue ... eu diria pra aí uns 50 km ...
Vamos a ver o que isto vai dar ...

Mas a chuva tem sido de forma geral moderada, tendo sido forte entre as 9h e as 10h, tinha logo que vir a conduzir ... é um perigo conduzir assim !!

Pois a essa hora foi um autêntico dilúvio, o trânsito caótico à entrada de Faro quase uma hora para entrar em Faro vindo de Olhão e vim pelo atalho, não pela 125 :D:D, chuva moderada por vezes forte, o vento tem vindo a aumentar de intensidade, levo já 24 mm hoje mais a chuva que vem a caminho, amanhã de manhã pode ser um grande calvário para entrar em Faro, porque o meu atalho não dá quando chove:lmao::lmao:, passa pelo rio seco:D:D
 


squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
por aqui Chuva fraca:rain::(

Alguém sabe se vêm alguma trovoada hoje ou nos próximos dias??:(
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Alguém sabe se existe possibilidade de trovoadas através de outra fontes que não o IM (esse já sei eu que dá), mesmo aqui no Algarve nem sinal delas !!
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Boas,
Por aqui a noite foi calma, nem um pingo, esta manha também foi calma, caiu uns pingos durante 1/2 minutos mas tudo em regime fraco :angry:

Pode ser que com a tarde nos traga algumas chuvas fortes e trovoada:pray::pray::trovao:

Neste momento está a chover quase moderado, o vento está fraco acompanhado de algumas rajadas.
O que reparei nas ultimas duas runs é que a fronteira entre o Algarve e a linha recta de chuvas torrenciais é cada vez mais ténue ... eu diria pra aí uns 50 km ...
Vamos a ver o que isto vai dar ...

Será que não vai passar mesmo por cima do Algarve? É que já reduziram para 50 km, mais um bocado passa mesmo :hmm:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por aqui madrugada e manhã também muito calma. O GFS hoje falhou, era suposto passarem por aqui entre as 10/12 horas algumas nuvens convectivas embebidas na massa nebulosa que deixariam o grosso da precipitação para estes lados durante a manhã, mas tal não sucedeu.
 

profgeo

Cumulus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
140
Local
Caniço- Funchal!!!
ola Bom dia pessoal! sou novo por aqui! quero em primeiro ugar , felicitar por este forum! 5stars:thumbsup: vejo-o todos os dias e digo que as vezes confio mais aqui, do que, em sites mais experientes.:lol::lmao::D.

vou ser sincero:lol: sou estagiario (e tou a leccionar) aulas em Geografia, e às vezes enconto cada mapa aqui que nao entendo muito bem:(:confused: mas claro , até é, muito complicado para explicar aos putos:p:lmao:

mas com o tempo espero aprender... poderei colocar poucas mensagens aqui, pois sou mais de visualizar os vossos comentarios que escrever.:hehe:

mas passando a assuntos sérios, sou Maderense.....:D e fiquei um pouco preocupado com o que se passou por lá. falei com uma amiga minha à pouco e ela disse que aquilo esta mau, apesar de nao estar a chover agora no Funchal! houve muitos estagos, escolas estao fechadas, centros comercias, arvores derrubadas..... FAZ LEMBRAR O TEMPORAL DE OUTUBRO DE 1993 que acnteceu p lá. as ribeiras (porque na Madeira, não ha rios) estao completamente cheias, a via rapida esta quase intrasitavel.

" Região registou hoje quase o triplo da média diária de precipitação dos últimos 30 anos
Dados do Instituto de meteorologia referem-se à média diária no mês de Abril
Data: 08-04-2008

A média diária registada nos meses de Abril ronda os 40 litros por metro quadrado. A forte chuva que assolou a Região segunda para terça-feira atingiu os 111 litros por metro quadrado. Só entre as 9 e as 10 horas de hoje os dados do Instituto de Meteorologia apontam 41 litros. A meteorologista Luisa Melo disse à TSFque este valor é idêntico à média registada nos meses de Abril das últimas três décadas. " até à vacas encurraldas na Ribeira:surprise::shocking:. VAmos a ver se a situaçao melhora, mas pelo que ja li no DN da Madeira, em que podem consultar, ou o Jornal da Madeira (online), as condiçoes vão se manter durante as proximas 24 horas.
SERA que pudera haver alguma melhoria?

desculpem la o grande texto!!! sempre que puder escrevo aqui....

Boas Noticias e continuem com o BOM TRBALHO que VERIFICO aqui.


P.S. EM RIO DE MOURO --------»»»»»» CHUVA FRACA:rain: e vento moderado.

espero que esta chuva, se distribua uniformemente pelo territorio!!!:p
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Aqui na Guarda tem estado tudo muito calmo...
Durante a noite penso não ter chovido (pelo menos até às 4.10 da manhã não choveu) e hoje de manhã o chão estava seco. Praticamente não há vento (os arbustos mal mexem) e até temos sol...

1001485dx9.jpg
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Obrigado:thumbsup:

Bem, e palavras para quê::shocking:


Entre as 5h e as 9h UTC o Areeiro já acumulou 126,8mm.

É impressionante este valor de precipitação em apenas 1h no Funchal .:shocking:
Pelos critérios do IM seria situação para alerta vermelho..

O Ogimet indicava sobre ontem 65mm e 45mm em 24h em duas estações do Funchal, juntando o que caiu no dia anteror e agora hoje, realmente é preocupante.


1 Funchal / S. Catarina (Portugal) 65.0 mm
2 Funchal (Portugal) 46.0 mm

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsyne...&ano=2008&mes=04&day=08&hora=00&Send=send#R24




SERA que pudera haver alguma melhoria?

O pior parece já ter passado, mas como já deve estar tudo mais do que saturado, toda a que cair mesmo sendo pouco já vem em excesso. Agora a partir daqui também vai piorar o vento e a ondulação.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por aqui, pela Lagoa e restantes terras da ilha de São Miguel, muito vento e chuva. Apenas de salientar o aparecimento do sol. Coisa que por aqui nunca falta nem que seja de fugida:)

Neste momento 13,5ºC e 89% Hr

Para o final da tarde estão previstos pelo GFS para aí ventos bastante intensos. Esperamos todos aqui que não seja nada de especial e que corra tudo sem problemas. Se há terra em Portugal que lida bem com o vento são os Açores.

vento.gif