Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
As semelhanças são mesmo muitas, curiosamente! Até esta instabilidade convectiva que se poderá vir a proporcionar nos dias 20 ou 21 vem de encontro ao mesmo! Felizmente este ano choveu bastante, e tanto os solos, como as matérias finas estão bem diferentes do que estavão o ano passado à mesma data! Esperemos também que o nosso governo, e proteção civil tenham aprendido com os erros do passado

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

É muito fácil colocar a responsabilidade só no governo e na proteção civil. Dá muito jeito. Com certeza, que houve erros, que entretanto foram corrigidos. Acredito mesmo que o país e os cidadãos estão agora mais preparados para este tipo de calamidades. O maior problema está na nossa justiça, enquanto esta não tiver mão pesada para com o terrorismo incendiário e não se acabar com o negócio dos fogos vamos continuar a assistir todos os anos à mesma pouca vergonha. Tudo o resto é desviar as atenções para o real problema. Tenho dito.
 


Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
As semelhanças são mesmo muitas, curiosamente! Até esta instabilidade convectiva que se poderá vir a proporcionar nos dias 20 ou 21 vem de encontro ao mesmo! Felizmente este ano choveu bastante, e tanto os solos, como as matérias finas estão bem diferentes do que estavão o ano passado à mesma data! Esperemos também que o nosso governo, e proteção civil tenham aprendido com os erros do passado
emoji6.png


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

É muito fácil colocar a responsabilidade só no governo e na proteção civil. Com certeza, que houve erros, que entretanto foram corrigidos. Acredito mesmo que o país e os cidadãos estão agora mais preparados para este tipo de calamidades. O maior problema está na nossa justiça, enquanto esta não tiver mão pesada para com o terrorismo incendiário e não se acabar com o negócio dos fogos vamos continuar a assistir todos os anos à mesma pouca vergonha. Tudo o resto é desviar as atenções para o real problema. Tenho dito.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
ora aí está o que tanta gente esperava, máximas altas a em certos locais a baterem os 40º
espero que esteja ao gosto de quem gosta deste tipo de temperaturas, espero é que isto não dê origem a mais tragédias a respeito dos fogos.
com tanto ênfase nos 40º, daqui a pouco isso até se torna vulgar, então temos que saltar de patamar e começar a rezar pelos 50º que isso é que dá pica lol
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
ora aí está o que tanta gente esperava, máximas altas a em certos locais a baterem os 40º
espero que esteja ao gosto de quem gosta deste tipo de temperaturas, espero é que isto não dê origem a mais tragédias a respeito dos fogos.
com tanto ênfase nos 40º, daqui a pouco isso até se torna vulgar, então temos que saltar de patamar e começar a rezar pelos 50º que isso é que dá pica lol

Não estamos a chegar a essa altura do ano? Estamos, portanto é normal que tal aconteça, entre o frio e o calor, prefiro o calor, mas também não gosto de andar ai a "destilar"...
Sempre os fogos, não é este tempo que causa os incêndios! Estamos todos fartos de saber isso, o que este tempo pode fazer é "ajudar" à propagação dos mesmos. Agora é altura "dele", deixá-lo, assim como quando for o da chuva, não se podem queixar, ainda bem que a natureza tem "vontade" própria. :thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
E tecnicamente impossivel que aconteca em Portugal, durante o mês de Junho, algo minimamente semelhante com o que aconteceu ha um ano em Pedrogão!
Quanto ao resto...nao pode nunca a causa, tempo quente e seco, ser justificação para os incêndios!
Aliás, se assim fosse, em Maio teriamos gandes incêndios...e nao tivemos! Referi me especificamente a classe de extensão e nao a número de ocorrências!
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
É muito fácil colocar a responsabilidade só no governo e na proteção civil. Com certeza, que houve erros, que entretanto foram corrigidos. Acredito mesmo que o país e os cidadãos estão agora mais preparados para este tipo de calamidades. O maior problema está na nossa justiça, enquanto esta não tiver mão pesada para com o terrorismo incendiário e não se acabar com o negócio dos fogos vamos continuar a assistir todos os anos à mesma pouca vergonha. Tudo o resto é desviar as atenções para o real problema. Tenho dito.
Estou de acordo que a justiça devia ter mão bastante pesada para estes criminosos, mas nos incêndios de Junho e Outubro houve falhas bastante graves, falo na primeira pessoa que sentiu na pele a falta de meios para o combate ao incêndio de 15 de Outubro, na minha freguesia 0 meios, só numa localidade arderam 17 casas de segunda habitação.

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Estou de acordo que a justiça devia ter mão bastante pesada para estes criminosos, mas nos incêndios de Junho e Outubro houve falhas bastante graves, falo na primeira pessoa que sentiu na pele a falta de meios para o combate ao incêndio de 15 de Outubro, na minha freguesia 0 meios, só numa localidade arderam 17 casas de segunda habitação.

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
Não desculpo de maneira nenhuma as falhas do estado/protecção civil mas o número de ignições e a progressão/gravidade dos incêndios levou ao colapso dos meios. Apesar da tempestade ter sido perfeita, penso que o planeamento foi deficiente e os meios no terreno insuficientes.
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Não desculpo de maneira nenhuma as falhas do estado/protecção civil mas o número de ignições e a progressão/gravidade dos incêndios levou ao colapso dos meios. Apesar da tempestade ter sido perfeita, penso que o planeamento foi deficiente e os meios no terreno insuficientes.
A grande falha foi precisamente no planeamento, no meu concelho Arganil um incêndio de grande dimensão que começou no concelho vizinho da Pampilhosa da Serra foi dado como extinto no dia 10, dia 15 foi o fatídico dia, os meios não estavam no terreno, apesar de se saber que a tempestade Ophelia vinha a caminho, com todos os meios tecnológicos que existem falhas desta natureza não podem acontecer.

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A grande falha foi precisamente no planeamento, no meu concelho Arganil um incêndio de grande dimensão que começou no concelho vizinho da Pampilhosa da Serra foi dado como extinto no dia 10, dia 15 foi o fatídico dia, os meios não estavam no terreno, apesar de se saber que a tempestade Ophelia vinha a caminho, com todos os meios tecnológicos que existem falhas desta natureza não podem acontecer.

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
Pois não. Diria que agora não pode voltar a acontecer. O primeiro ataque também foi deficiente... espero que em relação ao combate, tudo corra melhor este ano. Seja como for é bom ver que está tudo calmo neste momento...
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Pois não. Diria que agora não pode voltar a acontecer. O primeiro ataque também foi deficiente... espero que em relação ao combate, tudo corra melhor este ano. Seja como for é bom ver que está tudo calmo neste momento...
Espero que não, repara que no meu concelho o incêndio de 15 de Outubro resultou de dois reacendimentos, cerca das 12.30 em deguimbra perto da Esculca, o outro já perto das 16.00 na relva velha perto da mata da margaraça, o resultado foi terrível tendo progredido para outros concelhos vizinhos, se os meios estivessem no terreno o resultado talvez fosse diferente.

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Espero que não, repara que no meu concelho o incêndio de 15 de Outubro resultou de dois reacendimentos, cerca das 12.30 em deguimbra perto da Esculca, o outro já perto das 16.00 na relva velha perto da mata da margaraça, o resultado foi terrível tendo progredido para outros concelhos vizinhos, se os meios estivessem no terreno o resultado talvez fosse diferente.

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
Espero que se tenha aprendido com os erros que se cometeram no ataque e posicionamento correcto de meios, e já agora que o estado do tempo ajude e o famoso 30 - 30 - 30 seja menos frequente.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Como não está a fazer calor anormal onde vivo, não existe aquecimento global.

kc2Ryut.gif


Porque é que é importante saber (e aplicar) a noção de média? Em países colossais, como a Rússia, por vezes existem enormes contrastes entre regiões. Para o Moscovita não há AG. Já para o siberiano se calhar a opinião é outra.

Ws8vIie.gif
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.