Biodiversidade

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
35156864_1854437907911353_6781563840657096704_n.jpg


Foca instala-se no Estuário do Douro (e parece não querer sair)

O Estuário do Douro abriga um visitante improvável. Uma foca-cinzenta, de nome científico Halichoerus Grypus, terá aparecido na zona há cerca de uma semana, e ainda por lá permanece. A foca deverá pertencer a uma população do Nordeste Atlântico — da zona do Norte de Inglaterra e Irlanda —, de acordo com Nuno Gomes Oliveira, biólogo e fundador do Parque Biológico de Gaia.


http://pet.publico.pt/2018/06/14/foca-instala-se-no-estuario-do-douro-e-parece-nao-querer-sair/


 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Great white spotted off Spain in decades first: marine group


AFP•June 30, 2018


0be8446c1733c8069194603015f4abd86babcf9d.jpg

A handout picture taken by ALNITAK scientific expedition on June 28, 2018 off Spain's Balearic Islands shows a great white shark said to be five metres (16 feet) long, the first spotted in the area in at least 30 years (AFP Photo/Beat Von Niederhausen)


Madrid (AFP) - A great white shark was spotted in waters off Spain's Balearic Islands this week in what is the first such sighting by scientists in at least 30 years, a marine conservation group said Saturday.

The Alnitak group captured footage of the shark, which it said was five metres (16 feet) long, on Thursday in the seas off Cabrera island and followed it for over an hour, it said on its Facebook page, posting a picture.

"In the past years there have been possible unconfirmed sightings and various rumours, but this is the first scientific verification of the presence of a Carcharodon (great white shark) in Spanish waters in at least 30 years," it wrote.

Alnitak said the shark was spotted as scientists were on a mission to get information on sea turtles, sperm whales, dolphins, manta rays and red tuna.

The team is also looking for the presence of tiny pieces of plastic debris in the sea.

 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Gaivotas em terra, problemas à vista: e soluções, há?

Instalaram-se nas zonas urbanas e não estão apenas de passagem. Se nada for feito, haverá cada vez mais gaivotas nas cidades. Porque migraram estas aves para as urbes? Os perigos, dilemas e soluções — com um olho em geografias onde o cenário se repete.

Quando começou a viajar para Portugal, algures no início do milénio, os telhados lusos tinham ainda poucos ninhos de gaivotas. Mas Peter Rock já avisava para o que aí viria — ou não estivesse ele a testemunhá-lo no Reino Unido, onde desde os anos 80 estudava as movimentações destas aves. Em Novembro passado, de visita a Portugal, o cenário encontrado era já “completamente diferente”. E quase vinte anos depois o ornitólogo repete o aviso: “Vocês ainda vão ver muito mais gaivotas a sobrevoar os telhados no vosso país”, diz ao P3 numa entrevista telefónica.

Ler mais: -> https://www.publico.pt/2018/07/02/p...terra-problemas-a-vista-e-solucoes-ha-1835763
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
@belem ou @bluejay , vocês que percebem de bicharada :D, sabem identificar este inseto? Têm estado super ativos ao final da tarde, junto ao mar, num frenesim de acasalamento impressionante! São uns chatos, atacam, e ferram, tudo o que mexe! Têm uma preferência especial pelo meu cabelo... Até pela camisa me entraram aqui há uns dias! :angry::lol:
São grandes, e quando voam, as asas, acho que são as asas pois são muito rápidos e não dá para ver bem, são cor-de-laranja. É o primeiro ano em que os vejo.

VVXBXIU.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
@belem ou @bluejay , vocês que percebem de bicharada :D, sabem identificar este inseto? Têm estado super ativos ao final da tarde, junto ao mar, num frenesim de acasalamento impressionante! São uns chatos, atacam, e ferram, tudo o que mexe! Têm uma preferência especial pelo meu cabelo... Até pela camisa me entraram aqui há uns dias! :angry::lol:
São grandes, e quando voam, as asas, acho que são as asas pois são muito rápidos e não dá para ver bem, são cor-de-laranja. É o primeiro ano em que os vejo.

VVXBXIU.jpg

Provavelmente Melolontha melolontha (2 fêmeas adultas) ou pelo menos uma espécie do género Melolontha.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Descoberta inédita de corais profundos nos mares da Madeira
HÁ 7 MINUTOS
Uma equipa de investigadores encontrou pela primeira vez na região uma grande concentração de corais de mar profundo, espécies com grande valor ecológico e importantes indicadores climáticos.


O Observatório Oceânico da Madeira (OOM) anunciou esta sexta-feira a descoberta de uma planície de corais profundos ao largo da Ribeira Brava, a uma profundidade de dois mil metros, com o auxílio de um robot subaquático.

“Para a Madeira é com certeza inédito”, afirmou Rui Caldeira, diretor do OOM, adiantando não ser “muito comum ver-se em mar profundo uma concentração tão grande de espécies de corais” como aqueles que foram encontrados em frente à Ribeira Brava, concelho a oeste do Funchal.

O OOM tem um projeto financiado por fundos do FEDER e parte deste projeto visa ir ao mar para recolher nova informação, depois de uma campanha oceanográfica feita em 2017 que foi focada essencialmente na zona costeira da ilha da Madeira, tendo regressado este ano, durante o mês de julho.

Em colaboração com o Instituto Hidrográfico e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental foi possível ter na região o ROV Luso, (do inglês Remotely Operated Vehicle), um veículo de operação remota utilizado no estudo e na exploração do oceano a bordo do navio da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho.

“Foi durante a tarde do dia cinco de julho de 2018 que o ROV Luso fez o seu primeiro mergulho a sul da Ilha da Madeira. Após 1 hora e 30 minutos de descida, o ROV Luso poisou na planície abissal, a cerca de 2.000 metros de profundidade, ao largo da Ribeira Brava”, relatou.

Depois de este ser movimentado junto ao fundo, “a equipa de investigadores encontrou pela primeira vez na região uma grande concentração de corais de mar profundo, espécies com grande valor ecológico e importantes indicadores climáticos”, disse.

Ressalvou que não sendo especialista em corais, lhe é permitido, no entanto, afirmar que a descoberta dos corais é “um bom indicador da qualidade ambiental, por um lado, e como têm um esqueleto de carbonato de cálcio têm muitas assinaturas das alterações climáticas, sendo um indicador importante da saúde do ecossistema”.

Disse ainda que “as fotos recolhidas pelo ROV Luso ao largo da Ribeira Brava revelam a diversidade de formas e de cores destes corais descobertos nestas zonas totalmente desprovidas de luz (afótica), bem como os complexos ecossistemas que estes ostentam em seu redor”, afirmou.

De acordo com o responsável, o trabalho científico de recolha vai continuar no sentido de se perceber a diversidade do sistema, numa equipa constituída por investigadores portugueses.
https://observador.pt/2018/07/06/descoberta-inedita-de-corais-profundos-nos-mares-da-madeira/
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
São duas fêmeas? :intrigante::lol: Okay... assumo então que não estejam a acasalar como pensei... :D
Obrigado! :thumbsup:

Sim, e o ferrar de que falavas, deve ser porque as patas podem dar a leve impressão de picar, pois têm alguns ganchos que permitem a estes escaravelhos agarrarem-se a várias superfícies (estes insectos não têm mandíbulas que lhes permitam morder propriamente).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: João Pedro

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)