Actividade Vulcânica 2018

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Aqui um vídeo que vi há semanas que achei muito interessante sobre a teoria do que se está a passar no Hawaii. Perto da superfície ocorre lá o que se chama uma "bolha magmática". Muitas das que ocorreram num passado distante, acredita-se que a explosão dessas 'bolhas' geraram extinsões em massa.
(a parte da bolha -> min 4:52)

Super interessante!:thumbsup:
Já tinha ouvido falar do hot spot mudar de sitio, mas nunca tinha reparado no “rasto” que ele tem deixado no globo :shocking:
 
  • Gosto
Reactions: rokleon


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
O hotspot não muda de sitio, a placa tectónica do pacifico é que se move. Houve centenas/milhares de erupçoes com origem no hotspot, com o passar de milhoes de anos, a placa movendo se +-10mm/ano deixou aquele rasto das ilhas do Hawaii e de montanhas submarinas (outrora possivelmente ilhas) até à Sibéria, a formação das ilhas/montanhas submarinas deverá estar relacionada com maior pico de actividade do hotspot.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Super interessante!:thumbsup:
Já tinha ouvido falar do hot spot mudar de sitio, mas nunca tinha reparado no “rasto” que ele tem deixado no globo :shocking:

Em momento algum afirmam que o hotspot mudou de localização!
Afirmam sim, o que já é conhecido pela comunidade científica, a movimentação da placa ao longo dos milénios sobre essa “bolha” (hotspot).
E não é uma teoria, mas sim um facto científico.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Em termos de curiosidade, o arquipélago dos Açores (a sua génese), em nada teve/tem haver com hotspots, mas sim, este nasce associado à convergência de placas.
Americana, euro-asiática e africana.
Grupo ocidental diverge para o continente Americano e os restantes grupos divergem no sentido oposto.
Estudos feitos no arquipélago detetaram uma anomalia negativa na temperatura do magma, logo, excluindo a hipótese de hotspots, acredita-se então que, sendo esta área uma convergência de placas e com falhas associadas, possam ter gerado pontos húmidos o que muda a temperatura de fusão do magma.
Associado a isto as evidências de erupções do tipo havaiano um pouco por todo o arquipélago.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Em momento algum afirmam que o hotspot mudou de localização!
Afirmam sim, o que já é conhecido pela comunidade científica, a movimentação da placa ao longo dos milénios sobre essa “bolha” (hotspot).
E não é uma teoria, mas sim um facto científico.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Tens razão, até isso diz no vídeo mas não corrigi isso no comentário do @vamm! Mas na verdade tudo aceite na ciência são teorias, certo?
É um hotspot diferente, digamos. A teoria no vídeo é que o hotspot é chamado como bolha neste caso porque é maior/está mais perto da superfície e se rebentar geraria muitos problemas. Isto resumidamente. Agora, o porquê disso? Por não estar associado a fronteiras de placas como os hotspots do 'anel do Fogo' do Pacífico e a Pluma de Manto permite-se subir mais.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Tens razão, até isso diz no vídeo mas não corrigi isso no comentário do @vamm! Mas na verdade tudo aceite na ciência são teorias, certo?
É um hotspot diferente, digamos. A teoria no vídeo é que o hotspot é chamado como bolha neste caso porque é maior/está mais perto da superfície e se rebentar geraria muitos problemas. Isto resumidamente. Agora, o porquê disso? Por não estar associado a fronteiras de placas como os hotspots do 'anel do Fogo' do Pacífico e a Pluma de Manto permite-se subir mais.

A maior erupção à superfície de uma “bolha” hotspot, deu-se no Índico, as evidência ainda podem ser encontradas na Índia. Este mete o Hawai num canto ;). Aconteceu um pouco antes, ou um pouco depois da extinção dos dinossauros. Mas creio que foi depois... este alterou significativamente o clima na terra, não pela violência de uma explosão, mas sim pela quantidade de gases expelidos...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Em momento algum afirmam que o hotspot mudou de localização!
Afirmam sim, o que já é conhecido pela comunidade científica, a movimentação da placa ao longo dos milénios sobre essa “bolha” (hotspot).
E não é uma teoria, mas sim um facto científico.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Calma. Eu é que me expressei mal. O hotspot sim, está no mesmo sitio, mas a placa não. Daí dizer que “mudou de sitio”. Ou seja, a placa moveu-se para norte!
 
  • Gosto
Reactions: lserpa