Seguimento - Incêndios 2018

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
E logo na zona da aldeia onde fica a minha pequena quinta de família com cerca de 1ha... E eu em Leiria sem poder fazer nada e sem saber como estão as coisas por lá... :(

Já está em resolução! Tive há pouco a informação que felizmente não fomos afectados!
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Um incêndio rural de grandes dimensões que lavra hoje na zona de Badajoz (Espanha) está a mobilizar meios portugueses, no combate, e no sentido de evitar que as chamas cheguem a território português, disse fonte da Proteção Civil.


Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou, cerca das 13:45, que quatro veículos e 18 operacionais dos bombeiros voluntários de Elvas e Arronches, tinham seguido para Espanha para combater o fogo e evitar a sua propagação para Portugal, na zona de Elvas, no distrito de Portalegre.

Segundo a mesma fonte, para a zona do Caia, no concelho de Elvas, foram mobilizados para reforço, 10 operacionais, apoiados por duas viaturas das corporações de Borba e Monforte.


http://sicnoticias.sapo.pt/pais/201...na-zona-de-Badajoz-mobiliza-meios-portugueses

Já está dominado, pelo menos no lado (ou perto) português.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Incêndio em zona crítica na Serra do Caldeirão, começou às 19h43, conta já com 23 operacionais e 1 meio aéreo.

Edit (20:12): dominado
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Incêndio em Montargil também com 34 operacionais, em despacho de primeiro alerta. Tanto operacional no primeiro instante, não deve ser coisa pouca.

Edit: Aumenta para 38 operacionais.
 
  • Gosto
Reactions: rokleon

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Quanto às causas das chamas, a WWF começa por "desmistificar" algumas ideias feitas, entre elas a de que a maioria se deve a mão criminosa ou de que o eucalipto é uma árvore maldita.

"Conspiração incendiária, terrorismo ambiental ou máfias organizadas são expressões que se repetem recorrentemente quando há uma onda de incêndios como o que atingiu o noroeste ibérico em outubro de 2017, ou na Galiza em 2006", lembram os peritos, que deixam uma mensagem para o poder: "Os responsáveis políticos devem ser muito cautelosos ao fazer esses tipos de declarações que confundem a opinião pública e não se adequam à realidade".

"Pelo contrário, eles deveriam falar sobre o uso desregulado de fogo no Noroeste, o abandono rural, a falta de gestão florestal, o nulo planeamento territorial, que cercou as aldeias com quantidades crescentes de biomassa florestal, ou o investimento muito reduzido na prevenção real", aponta-se.

Organização internacional diz que não existem máfias dos fogos em Portugal
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Será que a Ana Leal da TVI vai fazer alguma reportagem "especial" sobre isto??:)
 
  • Gosto
Reactions: dahon e MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho