Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2018

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Incrível como uma floresta autóctone é extremamente resistente ao fogo!
De lembrar que no momento em que o incêndio atingiu a mesma com mais violência, não havia qualquer meio de combate no local! Entretanto os eucaliptos lá vão rebentando em seu redor



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
De facto e bastante resistente , apesar de a parte superior ter ardido mas o seu nucleo resistiu bastante , passei logo na terca feira a seguir ao incendio e a vegetacao rasteira tinha ardido mas as arvores nao , a mata foi protegida pelo seu pessoal e.pouco mais , mas aos poucos a vegetacao autocne Vai rebentando apesar de ter ardido , claro os eucaliptos levam vantagem.

Sent from my STARADDICT 6 using Tapatalk
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Claro que sim João, nem sequer tem comparação! Mas nao deixa de ser uma resistência incrível da parte central da mata, onde existe a quase exclusiva plantação autóctone, em relação ao que a rodeia! Queria com isto dizer que se as nossas matas e florestas se ainda fossem constituídas na sua maioria por carvalhos,castanheiros, freixos, etc, tudo seria bem diferente no que toca a incêndios florestais em Portugal Como tu dizes e bem, esta ardeu na pior altura que poderia arder, no seguimento de uma seca muito prologanda, humidade no solo quase nula , e com o factor dos três/três juntos! Humidade relativa do ar abaixo dos 30%, temperatura acima dos 30°c , e vento bem acima dos 30km'h! Por isso o meu comentário acerca da resistência da mesma!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Claro, carvalhos e sobreiros são bastante resistentes e não são raras as vezes que conseguem regenerar. Outras há que já nem tanto, como as bétulas. Aqui há umas semanas andei pelo Corno de Bico e foi precisamente no topo, ou seja, no meio do nada, que ardeu. Era um belo bosquete de bétulas e que apresentava muito poucos sinais de regeneração. Não sei bem como se comporta o castanheiro, que a par do carvalho é das espécies mais presentes na Margaraça. Resta esperar para ver o que acontecerá nos próximos anos, se não voltar a arder, claro... :dry:
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Claro, carvalhos e sobreiros são bastante resistentes e não são raras as vezes que conseguem regenerar. Outras há que já nem tanto, como as bétulas. Aqui há umas semanas andei pelo Corno de Bico e foi precisamente no topo, ou seja, no meio do nada, que ardeu. Era um belo bosquete de bétulas e que apresentava muito poucos sinais de regeneração. Não sei bem como se comporta o castanheiro, que a par do carvalho é das espécies mais presentes na Margaraça. Resta esperar para ver o que acontecerá nos próximos anos, se não voltar a arder, claro... :dry:
Alguns castanheiros estão a rebentar , mas à outros que não , tenho um numa quinta que até agora não rebentou, os carvalhos sobreiros estão quase todos a rebentar mesmo fora da margaraça, os carvalhos e carvalhiços foram os primeiros a devolver um pouco de verde a nossa zona .

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Pois... compara lá com esta que tirei a 31 de outubro de 2016... :facepalm: É mais resistente, mas arde, especialmente se estiver completamente ressequida, o que infelizmente era o caso em outubro do ano passado...

Margaraça Woods before the fire. 31-10-2016 by JoãoP74, on Flickr

Enquanto andei por lá, e mesmo quando tirei esta e muitas mais fotos, acredita que pensei até quando é que se aguentaria. A resposta veio um ano e duas semanas depois... :sad::sad::sad:
A parte superior da mata já tinha ardido no incêndio de 8 de Outubro , foi precisamente um reacendimento na zona da relva velha a par com outro na deguimbra (posto de vigia) que trouxeram o inferno as nossas zonas, a humanidade bastante baixa ventos bastante fortes de leste e as altas temperaturas fizeram o resto, vou tentar partilhar um vídeo que corre no fb.
Reparem que a patrulha da GNR que veio tentar evacuar a aldeia Pomares Arganil, não conseguiu sair só depois de o incêndio passar e isto já altas horas da madrugada e com ajuda da população, pois não havia bombeiros, a imagem que fica e já não havia rede GSM foi o GNR sentado no alcatrão a ligar via rádio com um colega que estava a cerca de 10 km dali para dizer a mulher que gostava muito dela e que já não sai dali com vida.

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa tarde,
Hoje, pelo Norte...
Comecei no Porto, onde o dia começou nublado e fresco. Fiz o percurso entre o Porto e Peso da Régua e apenas a partir do final da manhã é que o sol começou a espreitar.
Tarde bastante quente e com muitas formações nebulosas mas nada de trovoada nestas zonas. Neste momento, por Lamego, boas formações para Norte e Leste provenientes das células que estão em Espanha.
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
A uns 50/60km Norte de Guarda, o Radar do IPMA a indicar forte atividade convectiva hoje entre +/- as 19h30 e 21h. Estimadas taxas de precipitação de 70/100 mm/h ! Ninguém a reportar?
por180707204013.jpg

Vê-se mehor no mapa dinâmico