Sismos Portugal 2018

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Localização dos sismos
fogo_furnas.png


Os sismos já estão a ocorrer desde sexta, e não colocaram nenhum sismo nas tabelas sísmicas, hoje às 17:20, lançam o comunicado e colocam todos os sismos (>Ml 1.5) na tabela...desde sexta. Não percebo o funcionamento do IVAR...

O epicentro é algo disperso, stress regional?

É difícil de tirar um padrão com os sismos registados no mapa.
Em vez de haver um padrão de evolução ao longo da falha, parece que surgem perpendiculares a ela!
Questiono o mesmo, stress regional?!
Eventos relacionados com a exploração hidrotermal? A aérea Coincide de grosso modo.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
As explorações geotérmicas ficam mais ou menos a norte do vulcão do Fogo, na imagem, situam-se no seguimento da estrada que tem a legenda "Ilha de São Miguel", geralmente sismos relacionados com exploração geotérmicas surgem em zonas junto às explorações..

Olhando para sismicidade das últimas 2 semanas, diria que é stress regional, na zona Fogo-Furnas registaram-se mais sismos de menor magnitude, pois a área está bem coberta de sismometros
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Atividade Sísmica na parte central da ilha de S. Miguel - Atualização

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que a atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel, na área compreendida entre o Vulcão do Fogo e o Vulcão das Furnas, que se iniciou no passado dia 15 de junho, se mantém acima dos valores de referência, embora tenha vindo a evidenciar uma tendência decrescente.

Os sismos registados têm baixa magnitude, tendo o sismo mais energético magnitude 2,0 na escala de Richter.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fonte: http://www.ivar.azores.gov.pt/Paginas/home-cvarg.aspx
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Sismo sentido de Ml2.7 na Ilha Terceira - Pico Alto
683268_local.jpg

https://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=683268

Segundo o CIVISA, tem ocorrido alguma actividade na zona do Vulcão Pico Alto na ilha Terceira e continua a ocorrer alguma actividade entre o vulcão do Fogo e das Furnas na ilha de São Miguel

Atividade Sísmica na ilha Terceira e na parte central da ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que desde as 02:33 (hora local=UTC) do dia 27 de junho, registou-se um incremento da atividade sísmica na parte central da ilha Terceira, mais concretamente na área do Vulcão do Pico Alto.
Os sismos registados têm baixa magnitude, tendo o sismo mais energético ocorrido às 02:41, com magnitude 2,7 na escala de Richter. Este evento teve epicentro a 4 km a S dos Biscoitos e, de acordo com a informação disponível até ao momento, foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Biscoitos, concelho da Praia da Vitória, e intensidade III em Angra do Heroísmo.
O CIVISA informa, ainda, que a atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel, na área compreendida entre o Vulcão do Fogo e o Vulcão das Furnas, que se iniciou no passado dia 15 de junho, se mantém acima dos valores de referência.
Os sismos registados têm baixa magnitude, tendo os sismos mais energéticos magnitude 2,0 na escala de Richter.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Segundo os dados do IPMA estão a ocorrer sismos >20km de profundidade no Maciço do Fogo, estes sismos não são comuns nesta zona, desde 2003 a Janeiro deste ano, apenas ocorreram 2 sismos a profundidade >20km

depth_bigger_10km_fogo_furnas.png

Melhor resolução: https://ibb.co/hyYrzy

IPMA/CIVISA>ISC>CartoDB
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Caminhamos para 3 semanas de "actividade ligeiramente acima do normal" na ilha de São Miguel e cerca de 2 semanas na Ilha Terceira

A atividade sísmica em curso, quer em na ilha de São Miguel quer na ilha Terceira, encontra-se “numa situação estável”, pese embora existir “uma atividade mais ou menos constante mas que, apesar de ser diminuta, encontra-se acima dos valores de referência”, afirmou Teresa Ferreira, presidente da direção do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).


A atividade sísmica na ilha de São Miguel teve início a 15 de junho com evento de pequena magnitude e “não têm sido sentidos pela população. Na Terceira a atividade sísmica está centrada na parte central da ilha, no vulcão do Pico alto e é de baixa magnitude, sendo que no primeiro dia de atividade sísmica (27 junho), houve um evento que foi sentido pela população”, explicou Teresa Ferreira, adiantando que desde então, “temos assistido a um decréscimo na atividade sísmica e não temos conhecimento que qualquer outro evento que tenha sido sentido pela população”, alertando contudo que “mantém-se a possibilidade face à instabilidade sísmica existente na zona que algum outro evento possa vir a ser sentido”.

Sobre a origem da atividade sísmica em ambas as ilhas, a presidente da direção do CIVISA recorda que ambas as ilhas têm sistemas vulcânicos ativos, portanto “estamos a ter uma sismicidade em zonas que para além do ponto de vista sísmico serem consideradas ativas, são também vulcânicas”.

Desta forma e no caso da ilha de São Miguel alguns dos eventos são de “magnitude tão reduzida que não é possível atribuir uma classificação clara de ser de origem tectónica ou vulcânica. Já os eventos na ilha Terceira têm tido um padrão tectónico mais nítido. Contudo independentemente daquilo que é o mecanismo que origina esses eventos, não podemos esquecer que em ambas as situações, estamos no domínio de sistemas vulcânicos ativos”. Por isso “toda a vigilância se mantém no sentido de detetar alguma alteração que possa vir a ocorrer nessa tipologia de atividade sísmica que estamos a registar”, frisa.

Uma relação entre as duas atividades sísmicas (em São Miguel e na Terceira) não existe, apenas e só “naquilo que é o contexto do arquipélago. Ou seja quer a ilha de São Miguel quer a Terceira encontram-se numa região de fronteiras de placas, entre a placa euro-asiática e a placa africana, que são zonas ativas do ponto de vista sísmico. A área epicentral encontra-se em sistemas vulcânicos ativos e esta é a relação existente”.

Teresa Ferreira lembra que nestes últimos 500 anos algumas das ilhas foram palco de erupções vulcânicas e que as mesmas fazem parte da evolução das ilhas, da sua história geológica e vulcânica, tal como “outras erupções irão ocorrer num futuro. Agora dizer quando e onde não podemos porque não temos meios de dizer. Por isso é que vamos fazendo esta monitorização e dando informações de alguma alteração que ocorra nos vários sistemas vulcânicos nas ilhas do arquipélago”. Recorda também que “temos uma sismicidade submarina também significativa e onde existem outros sistemas vulcânicos ativos. Naturalmente os de maior preocupação para as populações são aqueles que se situam em terra ou muito próximos da terra. E é com este objetivo que vamos dando toda a informação para que também a população tome consciência desta atividade que vai acontecendo”.
Fonte:
https://www.acorianooriental.pt/not...eira-encontra-se-numa-situacao-estavel-289881
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Magnitude ML 3.9
Region AZORES ISLANDS REGION

Date time 2018-07-10 10:07:38.6 UTC
Location 36.86 N ; 21.21 W
Depth 80 km
Distances 1083 km W of Lisbon, Portugal / pop: 518,000 / local time: 11:07:38.6 2018-07-10
407 km E of Ponta Delgada, Portugal / pop: 20,100 / local time: 10:07:38.6 2018-07-10
377 km E of Furnas, Portugal / pop: 1,600 / local time: 10:07:38.6 2018-07-10
https://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=690655#summary
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
A falha da Vilariça tem mostrado alguma actividade na zona de Torre de Moncorvo, com 5 sismos nos últimos dias sendo que 2 deles foram sentidos.

Deixo aqui o comunicado do IPMA referente ao sismo com magnitude 2.9 (Richter) o mais forte até agora:

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 13-07-2018 pelas 20:43 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 10 km a Este de Torre de Moncorvo.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Torre de Moncorvo.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.


A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
No geral acho que a actividade sísmica em Portugal anda um pouco acima do normal, nos Açores já vamos para 1 mês de "Atividade sísmica na ilha Terceira e na parte central da ilha de S. Miguel ligeiramente acima do normal" (IVAR) , ontem ocorreu um sismo de 4.9 a 500km N da ilha Terceira, 3 dias atrás ocorreu um de 3.9 na Falha da Glória, e uma semana antes ocorreu um de 4.1 a 400km E da ilha de Santa Maria. Além da sismicidade de baixa magnitude na Terceira e em São Miguel, tem havido uns "estouros" algo relevantes nos arredores do arquipélago.

Sobre a ilha Terceira, o IVAR fala em sismos de origem tectónica, mas não deixo de pensar que a central geotérmica da ilha Terceira tenha alguma contribuição para esta sismicidade. Não é anormal centrais geotérmicas provocarem sismicidade.

Em São Miguel, o IVAR refere que não consegue confirmar se a sismicidade tem origem vulcânica, mas não descarta a hipótese. Tenho visto sismos de baixa frequência, sismos tectónicos que de acordo com a tabela sísmica do IPMA são de profundidade (>20km) e alguns registos que não consigo compreender o que são. No passado (recente), a sismicidade tectónica na zona do Fogo-Congro deu origem a actividade vulcânica (inflação, intrusão), por isso não é de estranhar que esta actividade possa incluir actividade tectónica e vulcânica. O IVAR fala no comunicado desta interacção tectónica e vulcânica.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Magnitude ML 3.1
Region AZORES ISLANDS REGION

Date time 2018-07-19 13:42:13.0 UTC
Location 36.80 N ; 24.23 W
Depth 10 km
Distances 1346 km W of Lisbon, Portugal / pop: 518,000 / local time: 14:42:13.0 2018-07-19
164 km SE of Ponta Delgada, Portugal / pop: 20,100 / local time: 13:42:13.0 2018-07-19
145 km SE of Furnas, Portugal / pop: 1,600 / local time: 13:42:13.0 2018-07-19
https://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=695800

695800.regional.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
E lá por cima pelo norte do país, 11 registos no espaço de uma hora, sendo que 2 deles foram bem jeitosos.

Imagino a "algazarra" que terá sido... ainda bem que não foi cá em baixo! :D

2018-08-06 06:54:04 41.69 -8.43 12 1.2 NE Vila Verde IPMA
2018-08-06 06:45:36 41.69 -8.43 12 1.6 NE Vila Verde IPMA
2018-08-06 06:40:27 41.69 -8.43 12 2.7 NE Vila Verde IPMA
2018-08-06 06:26:45 41.67 -8.46 5 0.9 NW Vila Verde IPMA
2018-08-06 06:25:38 41.67 -8.45 8 1.0 NW Vila Verde IPMA
2018-08-06 06:25:09 41.67 -8.47 5 0.9 NW Vila Verde IPMA
2018-08-06 06:22:23 41.69 -8.43 15 1.9 NE Vila Verde IPMA
2018-08-06 06:13:33 41.66 -8.46 7 3.2 NW Vila Verde IPMA
2018-08-06 06:13:32 41.65 -8.46 7 3.0 W Vila Verde IPMA

2018-08-06 06:07:33 41.67 -8.42 5 0.8 NE Vila Verde IPMA
2018-08-06 05:56:39 41.70 -8.41 16 1.0 NE Vila Verde IPMA