Biodiversidade

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Estive a pesquisar e já anda por lá há uns dois anos, acho que foi mesmo o PNSC que colocou. Tive a feliz coincidência de me cruzar, ia eu de bike tranquilo as 8.30 da manhã.

Tenho grandes dúvidas (para não dizer certeza...) que não foi o PNSC que o largou, por variadas razões que não vou esmiuçar. Tendo em conta que existem diversas tapadas privadas na serra que têm gamos, acho mais provável que tenha fugido/sido largada de uma dessas ou até que alguém se tenha deslocado à serra e libertado animais.
Pessoalmente, satisfaz-me muito ver os animais na Serra de Sintra porque acho que existem boas condições para eles lá. Mas esta situação deixa-me preocupado porque hoje é um gamo e amanhã....passe o exagero... é uma jibóia ou qualquer outro ser vivo qualquer que se possa tornar perigoso.

Admito que os gamos na brama também não sejam totalmente simpáticos, ou não?
 


lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Excelente iniciativa do PNSC Grande companhia João, são uns animais muito simpáticos,fantástico Olha tens conhecimento de quantos membros foram colocados à solta , e se já se conhece algum acasalamento? Parece.me ser uma fêmea ainda muito novinha! Depois do sucesso da implementação dos Javalis na Arrábida, acho que o PNA deveria pensar numa medida idêntica Afinal de contas no passado já foi assim

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Tenho grande dúvida (para não dizer certeza...) que tenha sido o PNSC a fazer a largada do gamo. Existem várias tapadas privadas em Sintra que têm gamos. Acho mais provável que tenha fugido/sido libertado de uma delas. Ou até alguém que o tenha libertado na serra. Será que não houve intervenção da Montes da Lua?. Pessoalmente, gosto muito de ver gamos na Serra de Sintra e acho até que existem boas condições para aí viverem, embora a questão da falta de predadores pode provocar alguma crise futura na gestão da população, caso tenham sido vários libertados.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tenho grandes dúvidas (para não dizer certeza...) que não foi o PNSC que o largou, por variadas razões que não vou esmiuçar. Tendo em conta que existem diversas tapadas privadas na serra que têm gamos, acho mais provável que tenha fugido/sido largada de uma dessas ou até que alguém se tenha deslocado à serra e libertado animais.
Pessoalmente, satisfaz-me muito ver os animais na Serra de Sintra porque acho que existem boas condições para eles lá. Mas esta situação deixa-me preocupado porque hoje é um gamo e amanhã....passe o exagero... é uma jibóia ou qualquer outro ser vivo qualquer que se possa tornar perigoso.

Admito que os gamos na brama também não sejam totalmente simpáticos, ou não?
Vou tentar saber mais informações, depois publicarei.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Hoje no rio de Loures, na zona da Fonte Santa (Pinheiro de Loures), vi um lagostim, para minha surpresa! Um conhecido meu, que mora junto ao rio há cerca de 30 anos, diz nunca ter visto lagostins ali no rio. Já tinha um tamanho considerável (cerca de um palmo).

zUTonqS.jpg


qBqdxQO.jpg


6W5z4ni.jpg
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Aqui na Serra D'Aire introduziram o esquilo... é um ver se te avias ás nozes, pinhões e avelãs da área...

Introduziram o esquilo na serra de Aire? Duvido.

Do que percebi ,numa rápida busca na net, só houve duas introduções artificiais em Portugal: Monsanto (Lisboa) e Coimbra. Mais os que entraram pela Galiza, espalharam-se por todo o lado, e dão cabo de muita pinha.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/au...ador-dos-esquilos-mas-estes-aumentaram_n12240
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Introduziram o esquilo na serra de Aire? Duvido.

Do que percebi ,numa rápida busca na net, só houve duas introduções artificiais em Portugal: Monsanto (Lisboa) e Coimbra. Mais os que entraram pela Galiza, espalharam-se por todo o lado, e dão cabo de muita pinha.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/au...ador-dos-esquilos-mas-estes-aumentaram_n12240
Duvidas? Eu moro cá e sei! E digo mais, estão a reproduzir-se bastante bem. São vistos com relativa facilidade.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Hoje no rio de Loures, na zona da Fonte Santa (Pinheiro de Loures), vi um lagostim, para minha surpresa! Um conhecido meu, que mora junto ao rio há cerca de 30 anos, diz nunca ter visto lagostins ali no rio. Já tinha um tamanho considerável (cerca de um palmo).

zUTonqS.jpg


qBqdxQO.jpg


6W5z4ni.jpg

Uma terrível espécie invasora, uma das piores do mundo, um dos principais culpados do declínio de algumas espécies ameaçadas de anfíbios...
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Uma terrível espécie invasora, uma das piores do mundo, um dos principais culpados do declínio de algumas espécies ameaçadas de anfíbios...

Não conhecia este invasor de longe, o lagostim-vermelho-da-Louisiana (Procambarus clarkii), e é mesmo terrível.
Exemplo de artigo sobre ele:

"Ondas de calor podem alterar os impactos do lagostim-vermelho-da-Louisiana, uma das piores espécies invasoras em Portugal"

http://ce3c.ciencias.ulisboa.pt/outreach/press&events/ver.php?id=832
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Uma terrível espécie invasora, uma das piores do mundo, um dos principais culpados do declínio de algumas espécies ameaçadas de anfíbios...
Sem dúvida! O Rio Caia costuma estar cheios deles nesta altura em que os caudais são mais baixos mas este ano ainda não vi nenhum, estranhamente. O mesmo se pode dizer das tartarugas que costumam aparecer em grande quantidade e este ano poucas se vêem. A seca extrema e persistente que se fez sentir, teve certamente grande impacto nisso.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
o lagostim já esta em todo o lado e dele já não nos livramos, do que sei o rio vouga já esta infestado não sei se estão na ria mas é possivel

A população de cegonhas não tem tido impacto de controle na população de lagostim? Tenho ideia que na zona dos estuários do Tejo, do Sado, etc, o lagostim aumentou mas a população de cegonhas também aumentou muito, e dizem que devido ao efeito do controle feito. Partindo do pressuposto que isto é verdade, se calhar o efeito de controle vai alargar-se a outros rios
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A população de cegonhas não tem tido impacto de controle na população de lagostim? Tenho ideia que na zona dos estuários do Tejo, do Sado, etc, o lagostim aumentou mas a população de cegonhas também aumentou muito, e dizem que devido ao efeito do controle feito. Partindo do pressuposto que isto é verdade, se calhar o efeito de controle vai alargar-se a outros rios

Interessante.
Já agora, as lontras também adoram lagostins.