Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
6 dias acima da média não é muito grave, o pior é se são 6 dias 10 graus acima da média...
6 dias com 5º C acima da média é grave, é uma onda de calor, mas não incomum. Esse cenário que referes é extremamente improvável!
Bem, em regiões Escandinávia não foi bem assim, as anomalias foram perto disso por alguns dias...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E pronto GFS e ECM a ver quase o mesmo, preparem os recordes, porque se calhar vao mesmo cair :angry:

Não concordo nada. O GFS tem uma onda de calor para mais de 10 dias, com pico de intensidade entre dia 2 e dia 4, prevendo 40ºC para Lisboa. Algo a relembrar 2003.
O EMCWF tem um evento de calor banal, com duração de 3/4 dias, com extremos relativamente comuns, e nunca parece estabelecer uma corrente de leste ou sueste à superfície. às 240 horas já está com Nortada.
 

nelofafe

Cirrus
Registo
25 Jul 2018
Mensagens
40
Local
Regadas, Fafe, Braga (450ms)
Não concordo nada. O GFS tem uma onda de calor para mais de 10 dias, com pico de intensidade entre dia 2 e dia 4, prevendo 40ºC para Lisboa. Algo a relembrar 2003.
O EMCWF tem um evento de calor banal, com duração de 3/4 dias, com extremos relativamente comuns, e nunca parece estabelecer uma corrente de leste ou sueste à superfície. às 240 horas já está com Nortada.

o ECM é bom, sim..

Mas esta saída é fora da media do ensemble, primeiro.

Segundo vamos aguardar...

O GFS vem há mais de 10 saidas com o mesmo cenario, e quase todos os modelos veem o mesmo, o ECM está sozinho... mas...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
não sei porquê, mas tenho a sensação que isto se vai resumir a um evento de calor mas relativamente normal, sem nada dos extremos apresentados.
relembrar que estamos a vários dias de distancia, distancia essa que em termos meteorológicos é uma eternidade.
não coloco em causa que as temperaturas vão subir na próxima semana (infelizmente), mas não acredito nem um pouco dos extremos dos modelos, se tivéssemos a 3 dias então sim já seria uma quase certeza, mas a esta distancia desculpem que diga, mas estão a ferver em pouca agua e sem necessidade.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Ficas feliz?

Parabéns para ti

Se és incendiario nao sei, nao te conheço, mas ficar feliz com 45 graus ou mais é uma perfeita burrice

Se calhar nao és idoso nem tens problemas respiratórios, se tivesses nao falavas.

45 graus servem para que? explica.me

Que eu saiba sao NOCIVOS para a saude, é ridiculo pedir essas temperaturas, o pessoal que pede essas temperaturas anda marado da cabeça só pode...

Enfim, nem perco mais tempo a comentar
Eu quando escrevo ficar feliz estou automaticamente a dizer que quero 45°?
Que os quero 10 ou 20 dias?
Quando aqui se deseja neve no Algarve esta se a ser assim tao diferente de quem deseja 40° no litoral norte?
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Que fique claro que nao sou amante de extremos...temos é que respeitar e ser coerentes! Criticar quem adora um extremo positivo e depois suplicar por exrremos negativos...sejam coerentes! De resto, venha o que vier temos que aceitar...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
vai provavelmente ultrapassar os 40º nos lugares habituais (interior), menos provável sequer que vá chegar aos 40º no litoral muito menos ultrapassar.
volto a repetir: estamos a uma eternidade de distancia (meteorologicamente falando) do suposto evento e quem anda nisto da meteorologia sabe bem o que é estar a tentar dar certezas a tantos dias de distancia, muito menos afirmar que vai ser assim ou assado daqui a quase uma semana.

o IPMA não tem qualquer comunicado sobre o assunto, nem seria de esperar que tivesse a tanto tempo de distancia, há que haver responsabilidade, entretanto as previsões que para esses dias são automáticas para lisboa por exemplo são absolutamente normais para a época:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade.hora/index.jsp
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Tonton e joselamego

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
gfs a meter 47.2ºC para aqui , Coruche, wtf, (sábado dia 4) já estou habituado infelizmente em todos os verões chegue à casa dos 40ºC, mas isto é demais, ainda falta uns dias vamos ver no que vai dar, o dia mais perto é o dia 1 a dar 42.2ºC, ainda estou com esperança que a coisa amanse, por exemplo terça (dia 31) no inicio metiam 40ºC agora está 33.6ºC
 
Estado
Fechado para novas mensagens.