Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Braga não passa dos 37ºC no final da semana que vem.
Isso não é para calor exagerado.
O ECM não vislumbra nem recordes nem calor prolongado, apenas situação típica de calor estival (alguns dias acima do normal não é excepção - é normalidade) para o litoral norte.
Pelo que vi, o calor marcado estará na calha para as zonas de Leiria-Setúbal, num período que durará 2-3 dias. De resto será perfeitamente normal.
Apesar do GFS ter disparado os valores para os 45º+, deve tirar algum desse calor nos próximos dias.
E só a partir do dia 1...;)
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Não sei não aristocrata

a49ca95341552a68a3437463da3affec.jpg


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

Mas é certo que tens vindo a adiar os dias de calor.
 

nelofafe

Cirrus
Registo
25 Jul 2018
Mensagens
40
Local
Regadas, Fafe, Braga (450ms)
O que eu acho...

Dia 2\3 parecem certos com calor potencialmente extremo...

O GFS insiste em 47\48, o ECM mais contido mas lentamente a seguir tendencia...

O IPMA já mete 44 em pontos do Alentejo, atenção...

uhroaak.png


Quanto aos modelos até dia 3 estão mais ou menos iguais, com iso 28\30 no interior, depois divergem com o GFS a prolongar o calor, o ECM a cortar...

Habitual duelo dos modelos, mas o GFS parece querer seguir o ECM veremos..

Vejo algum potencial para recordes no dia 2\3, os 47,4 podem cair em algum ponto do Alentejo, quem sabe... :intrigante::intrigante::intrigante:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Para a posteridade: meteograma de Abrantes (39.48, -8.17).

4n0vQng.png


HyEfxoR.png

Acredito que não deixará de ser um exagero do GFS, mas também houve situações em que nos rimos a bom rir do GFS, fiados do ECM mais moderado e depois aconteceu a surpresa do GFS estar mais próximo da realidade...
Mas olhando às previsões, sem qualquer dúvida, iremos passar de 8 para 80. Preocupa-me particularmente essa situação, dado ser uma incremento tão exagerado, passando para uma situação explosiva em termos de temperatura e risco de incêndio (por causa da regra dos três trintas) Também a previsão de instabilidade com CAPE muito elevado como aparece no GFS, faz-me recordar Junho do ano anterior, aquando dos incêndios de Pedrogão... :hmm:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Acredito que não deixará de ser um exagero do GFS, mas também houve situações em que nos rimos a bom rir do GFS, fiados do ECM mais moderado e depois aconteceu a surpresa do GFS estar mais próximo da realidade...
Mas olhando às previsões, sem qualquer dúvida, iremos passar de 8 para 80. Preocupa-me particularmente essa situação, dado ser uma incremento tão exagerado, passando para uma situação explosiva em termos de temperatura e risco de incêndio (por causa da regra dos três trintas) Também a previsão de instabilidade com CAPE muito elevado como aparece no GFS, faz-me recordar Junho do ano anterior, aquando dos incêndios de Pedrogão... :hmm:

A instabilidade não creio que venha a acontecer, há muita carência de humidade em altitude, mas a meteorologia está sempre pronta a surpreender-nos.

Quanto ao risco de incêndio, poderá não ser assim tão mau passar do 8 para o 80. Se já estivéssemos com temperaturas elevadas seria bem pior. Assim pode ser que não seja tão grave.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Acredito que não deixará de ser um exagero do GFS, mas também houve situações em que nos rimos a bom rir do GFS, fiados do ECM mais moderado e depois aconteceu a surpresa do GFS estar mais próximo da realidade...
Mas olhando às previsões, sem qualquer dúvida, iremos passar de 8 para 80. Preocupa-me particularmente essa situação, dado ser uma incremento tão exagerado, passando para uma situação explosiva em termos de temperatura e risco de incêndio (por causa da regra dos três trintas) Também a previsão de instabilidade com CAPE muito elevado como aparece no GFS, faz-me recordar Junho do ano anterior, aquando dos incêndios de Pedrogão... :hmm:

Existe bastante CAPE mas também existe muito CIN o que impediria as trovoadas de se formarem. E existe também muito pouca humidade como o @Duarte Sousa referiu.

Exemplo de um skew-t para Braga perto do Gerês para o dia 3 às 18utc. Nota a área a amarelo é o CAPE e a vermelho o CIN e como podes ver em baixo na imagem o valor do CIN previsto de -349 o que é extremamente alto. É também visível a falta de humidade, a linha azul (ponto de orvalho) bastante afastada da linha da temperatura (linha vermelha).

kEKfApgl.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Existe bastante CAPE mas também existe muito CIN o que impediria as trovoadas de se formarem. E existe também muito pouca humidade como o @Duarte Sousa referiu.

Exemplo de um skew-t para Braga perto do Gerês para o dia 3 às 18utc. Nota a área a amarelo é o CAPE e a vermelho o CIN e como podes ver em baixo na imagem o valor do CIN previsto de -349 o que é extremamente alto. É também visível a falta de humidade, a linha azul (ponto de orvalho) bastante afastada da linha da temperatura (linha vermelha).

kEKfApgl.jpg


Só uma nota explicativa para quem não sabe o que é o CIN:

CIN (J/kg) − Índice de inibição de convecção. Representa a energia necessária para elevar uma parcela de ar até ao nível de convecção livre (LFC). Quanto maior for CIN, menor é a probabilidade de ocorrência de tempestades severas. CIN resulta, frequentemente, de uma inversão ou camada estável superior. Valores de CIN superiores a 200 J/kg inibem, significativamente o potencial convectivo.

http://climetua.fis.ua.pt/weather/explanation
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Aparecem assim umas previsões malucas, como esta do weatheronline.co.uk para Lisboa (baseada no GFS, segundo creio):

i-MDz5t7R-L.gif


Como é que se pode chegar a máximas e mínimas desta ordem com vento de Oeste e Noroeste ???? :facepalm:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Aparecem assim umas previsões malucas, como esta do weatheronline.co.uk para Lisboa (baseada no GFS, segundo creio):

i-MDz5t7R-L.gif


Como é que se pode chegar a máximas e mínimas desta ordem com vento de Oeste e Noroeste ???? :facepalm:

Se reparares, isso é na parte da tarde noite, na parte da manhã, tens vento de NE.
Portanto é um ciclo diurno do vento, sendo isso que apontas a resposta de alguma ligeira nortada/brisa à torreira diurna, depois das máximas.

Lembro-me perfeitamente de no dia mais quente de sempre em Lisboa (1 Agosto 2003), chegar a Lisboa apenas ao fim da tarde, pelas 19h, e estar nortada moderada. Apesar da máxima durante a tarde ter sido de cerca de 42º.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.