Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

nelofafe

Cirrus
Registo
25 Jul 2018
Mensagens
40
Local
Regadas, Fafe, Braga (450ms)
Isto não há muito a dizer...

O GFS acerta e temos possivelmente temperaturas perto do recorde, ou batemos mesmo esse recorde em alguns pontos, o ECM acerta e temos calor à mesma, possivelmente nos 45.

A diferença é que o GFS prolonga por 7\8 dias o ECM apenas 4, o que é uma diferença consideravel, porque 4 dias de calor é diferente de 8.

Com a saída das 12 começará a haver algum consenso provavelmente.

De qualquer forma dia 2\3 há algum potencial para valores ACIMA de 45 nas regiões historicamente mais quentes.
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
A instabilidade não creio que venha a acontecer, há muita carência de humidade em altitude, mas a meteorologia está sempre pronta a surpreender-nos.

Quanto ao risco de incêndio, poderá não ser assim tão mau passar do 8 para o 80. Se já estivéssemos com temperaturas elevadas seria bem pior. Assim pode ser que não seja tão grave.

Existe bastante CAPE mas também existe muito CIN o que impediria as trovoadas de se formarem. E existe também muito pouca humidade como o @Duarte Sousa referiu.

Exemplo de um skew-t para Braga perto do Gerês para o dia 3 às 18utc. Nota a área a amarelo é o CAPE e a vermelho o CIN e como podes ver em baixo na imagem o valor do CIN previsto de -349 o que é extremamente alto. É também visível a falta de humidade, a linha azul (ponto de orvalho) bastante afastada da linha da temperatura (linha vermelha).

Obrigado pelas explicações, mas como o @Duarte Sousa refere, "a meteorologia está sempre pronta a surpreender-nos", principalmente nestas situações de alteração extrema do panorama dos últimos dois meses.
Creio que, ao existirem boas reservas de água à superfície (os cursos de água normalmente secos nesta altura ainda correm e as barragens têm bons níveis para final de Julho), a fauna não ter sofrido com demasiado calor e a frescura das últimas vezes, sempre poderá baralhar os prognósticos a médio prazo (mais de 150 horas), em termos de instabilidade.
Recordo-me que, há algumas décadas, os primeiros dias de Agosto eram propícios a instabilidade, após dias de intenso calor no final de Julho e em anos hidrográficos favoráveis (tal como este ano após Março e Abril).
Esperemos pelos próximos dias, mas há algo que ninguém poderá duvidar: há demasiado "combustível" nas florestas após uma primavera chuvosa e creio que a prevenção preocupou-se em "cortar todas as árvores" nos perímetros junto às habitações e esqueceu-se que os arbustos e os pastos secos conseguem também criar situações complicadas, em termos de incêndios... Na minha região, há pasto em abundância e de altura considerável até ao final do Verão, pelo que, uma das zonas que não ardeu em 2017, poderá ser fustigada pela epidemia dos incêndios, com origem criminosa, neste ano... :hmm:
Importava redobrar a fiscalização durante estes dias e punir duramente quem for apanhado a atear fogos ou a praticar actos negligentes.
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Última run do CFS a prever um agosto normal para Portugal continental. O bloqueio do anti-ciclone a fazer-se sentir e tempo quente e seco. Com apenas chuva moderada/ligeira para algumas regiões do país (Algarve incluído infelizmente para alguns) entre 17 e 22 de agosto. Não devo postar muito mais estas previsões de tão longo prazo, fica só a curiosidade do que um dos modelos de clima prevê, antecipando o mês de férias de muita malta.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Aparecem assim umas previsões malucas, como esta do weatheronline.co.uk para Lisboa (baseada no GFS, segundo creio):

i-MDz5t7R-L.gif


Como é que se pode chegar a máximas e mínimas desta ordem com vento de Oeste e Noroeste ???? :facepalm:

Se reparares, isso é na parte da tarde noite, na parte da manhã, tens vento de NE.
Portanto é um ciclo diurno do vento, sendo isso que apontas a resposta de alguma ligeira nortada/brisa à torreira diurna, depois das máximas.

Lembro-me perfeitamente de no dia mais quente de sempre em Lisboa (1 Agosto 2003), chegar a Lisboa apenas ao fim da tarde, pelas 19h, e estar nortada moderada. Apesar da máxima durante a tarde ter sido de cerca de 42º.

Boas @Tonton não devem ser assim tão malucas... costumo seguir o site e a informação que disponibilizam costuma ser bem certeira.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
OK, só sei que, em 2003, os 40 e tal de máximas e 20 e muitos de mínimas, que tive aqui no meu sítio, foi com leste/nordeste dia e noite.

Penso que tem mais a haver com o que @rozzo fala, por exemplo a máxima deste ano até agora do dia 18/06,(37.7ºC) foi obtida por aqui com vento predominante de NO/NNO.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Penso que tem mais a haver com o que @rozzo fala, por exemplo a máxima deste ano até agora do dia 18/06,(37.7ºC) foi obtida por aqui com vento predominante de NO/NNO.
Eu percebo o que o @toton quer explicar, é um bocado contra-senso! 40°c e nortada! Mas Setúbal por exemplo, em Julho de 2013 atingiu 42.4°c e teve vento moderado de N toda a tarde , a meteorologia tem destas coisas

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Eu percebo o que o @toton quer explicar, é um bocado contra-senso! 40°c e nortada! Mas Setúbal por exemplo, em Julho de 2013 atingiu 42.4°c e teve vento moderado a forte toda a tarde , a meteorologia tem destas coisas

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Eu não estou a dizer que ele está errado e também entendo o que ele diz amigo, mas nem sempre a meteorologia é linear.:thumbsup:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Eu percebo o que o @toton quer explicar, é um bocado contra-senso! 40°c e nortada! Mas Setúbal por exemplo, em Julho de 2013 atingiu 42.4°c e teve vento moderado a forte toda a tarde , a meteorologia tem destas coisas

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
A nortada na Península de Setúbal deve ter quase o mesmo efeito que o vento de leste no litoral centro e norte. Com a corrente de leste prevista, a previsão do GFS é a que está mais correta com o Ribatejo a ter temperaturas ainda mais elevadas que o Alentejo, caso houvesse nortada seria uma situação idêntica à onda de calor de Julho do ano passado em que o Alentejo chegou aos 45º/46ºC e no litoral estavam menos de 20ºC em alguns locais, sendo que o Ribatejo apesar de ser uma zona bastante quente, não registou nada de extraordinário pois quanto mais para oeste mas se fazia notar a Nortada.
_____________
Saída das 18z do GFS continua a prever a loucura, e com isto refiro-me mais à duração de temperaturas acima dos 40ºC porque se fossem só 2 ou 3 dias, aguentava-se bem.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pode se colocar a hipótese da previsão do quadrante estar errada.
Isso acontece algumas vezes, por exemplo um caso particular, por vezes Cascais está com brisa de Sul e aqui a uns meros 3,5 kms tenho lestada moderada a forte e fica instalada a noite toda e dá me logo mínimas altas. A climatologia à escala local tem as suas dinâmicas, e as ditas previsões pouco valem.
Resumindo, é esperar para ver.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
A nortada na Península de Setúbal deve ter quase o mesmo efeito que o vento de leste no litoral centro e norte. Com a corrente de leste prevista, a previsão do GFS é a que está mais correta com o Ribatejo a ter temperaturas ainda mais elevadas que o Alentejo, caso houvesse nortada seria uma situação idêntica à onda de calor de Julho do ano passado em que o Alentejo chegou aos 45º/46ºC e no litoral estavam menos de 20ºC em alguns locais, sendo que o Ribatejo apesar de ser uma zona bastante quente, não registou nada de extraordinário pois quanto mais para oeste mas se fazia notar a Nortada.
_____________
Saída das 18z do GFS continua a prever a loucura, e com isto refiro-me mais à duração de temperaturas acima dos 40ºC porque se fossem só 2 ou 3 dias, aguentava-se bem.
E o Europeu parece querer seguir.lhe as pegadas! Se o evento chegar a ter essa dimensão temporal, terá uma semelhança muito idêntica à de 2003! Até a sinótica dessa altura é semelhante !



1a8114a5c94cf236aae9603179e49ff1.jpg



47198798b1c8c8aad5eca28d9c8195fb.gif
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Com o aproximar do evento, o GFS carrega no calor para a margem sul. Sabendo quase ao pormenor, como funcionam as coisas por aqui e caso o cenário não se altere drasticamente irei atingir ou mesmo superar os 40°C pelo menos no dia 2.

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
  • Gosto
Reactions: joselamego

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
O IPMA já emitiu um comunicado sobre este evento na próxima semana.
.............
Ainda faltam alguns dias, acho que os modelos ainda vão cortar no calor, e vai acabar por ser um evento "normal dentro de alguma anormalidade".
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.