Seguimento Sul - Julho 2018

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Sem dúvida o maior problema que poderemos vir a ter com este evento de extremo calor! Ter um dia com temperaturas de 40°c , ou acima é uma coisa, agora 4 ou 5 seguidos como já esta ser previsto , eu diria que é algo inédito no nosso país, e que poderá ter consequências nefastas em diversas situações, vamos rezar para que não!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
inédito não é...
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
inédito não é...

Claro que é, basta olhar alguns meteogramas da última saída 06z do GFS , e ver que haverá localidades com temperaturas acima dos 40ºc , e alguns dias bem perto dos 45ºc três ou quatro dias seguidos, isto é tudo menos normal!:shocking: A esta distância do evento já arrisco quase a dizer que muito provavelmente serão batidos muitos recordes em alguns locais, e muito se calhar até os 47.3ºc da Amareleja em 2003! Desde que acompanho meteorologia não me lembro de situação tão idêntica à mesma, a grande dúvida neste momento apenas já só se prende na durabilidade do evento, ai ainda existe muita incerteza! Mas para bem de todos nós esperemos que a meteorologia ainda nos surpreenda como tanta vezes faz, e muita coisa mude;) Precisávamos de mais um bocadinho de Verão, é um facto! Mas disto não precisávamos para nada! Literalmente dos 8 aos 80 :facepalm:
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Claro que é, basta olhar alguns meteogramas da última saída 06z do GFS , e ver que haverá localidades com temperaturas acima dos 40ºc , e alguns dias bem perto dos 45ºc três ou quatro dias seguidos, isto é tudo menos normal!:shocking: A esta distância do evento já arrisco quase a dizer que muito provavelmente serão batidos muitos recordes em alguns locais, e muito se calhar até os 47.3ºc da Amareleja em 2003! Desde que acompanho meteorologia não me lembro de situação tão idêntica à mesma, a grande dúvida neste momento apenas já só se prende na durabilidade do evento, ai ainda existe muita incerteza! Mas para bem de todos nós esperemos que a meteorologia ainda nos surpreenda como tanta vezes faz, e muita coisa mude;) Precisávamos de mais um bocadinho de Verão, é um facto! Mas disto não precisávamos para nada! Literalmente dos 8 aos 80 :facepalm:

A previsão automática do IPMA mostra temperaturas acima dos 40ºC e a roçar os 45ºC a partir do dia 1 de Agosto até ao final da previsão, em algumas regiões do país.

@joralentejano , a tua terrinha vai ser um verdadeiro forno, com 4 dias as temperaturas máximas entre os 43/44ºC. :wacko: Na volta, ainda bates o recorde do ano passado.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Claro que é, basta olhar alguns meteogramas da última saída 06z do GFS , e ver que haverá localidades com temperaturas acima dos 40ºc , e alguns dias bem perto dos 45ºc três ou quatro dias seguidos, isto é tudo menos normal!:shocking: A esta distância do evento já arrisco quase a dizer que muito provavelmente serão batidos muitos recordes em alguns locais, e muito se calhar até os 47.3ºc da Amareleja em 2003! Desde que acompanho meteorologia não me lembro de situação tão idêntica à mesma, a grande dúvida neste momento apenas já só se prende na durabilidade do evento, ai ainda existe muita incerteza! Mas para bem de todos nós esperemos que a meteorologia ainda nos surpreenda como tanta vezes faz, e muita coisa mude;) Precisávamos de mais um bocadinho de Verão, é um facto! Mas disto não precisávamos para nada! Literalmente dos 8 aos 80 :facepalm:
Sim, é inédito. Não vale pena gastares as tuas palavras com quem deseja calor extremo desde Abril, porque isto vai ser sempre normal. :huhlmao:De 1 a 6 de Agosto (limite da previsão automática do IPMA) estão previstas temperaturas sempre superiores a 40ºC sendo que 4 deles têm 43/44ºC, aqui para a minha zona. Sinceramente, não vejo gosto nenhum nisto mas enfim, é o que temos. Só espero que não aconteça nenhuma catástrofe na minha zona como em 2003, a verdade é que só quem as vive é que sabe como é. Falar é sempre fácil.
@joralentejano , a tua terrinha vai ser um verdadeiro forno, com 4 dias as temperaturas máximas entre os 43/44ºC. :wacko: Na volta, ainda bates o recorde do ano passado.
É verdade, aqui o sul do Alto Alentejo é extremamente quente e não há dúvidas, as temperaturas previstas para aqui são quase sempre superiores ás das localidades do interior do Baixo Alentejo. A estação do IPMA de Elvas certamente vai bater todos os dias nos 44ºC/45ºC. É de referir que a minha zona é mais baixa do que a de Elvas, apesar de ter o vale do Guadiana com uma das cidades mais quentes de Espanha ali ao lado. Os vales como é o caso aqui da minha zona, sem vento não deixam de surpreender. Vamos ver...
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Sem dúvida o maior problema que poderemos vir a ter com este evento de extremo calor!
emoji938.png
Ter um dia com temperaturas de 40°c , ou acima é uma coisa, agora 4 ou 5 seguidos como já esta ser previsto , eu diria que é algo inédito no nosso país, e que poderá ter consequências nefastas em diversas situações, vamos rezar para que não!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
inédito não é...
Claro que é, basta olhar alguns meteogramas da última saída 06z do GFS , e ver que haverá localidades com temperaturas acima dos 40ºc , e alguns dias bem perto dos 45ºc três ou quatro dias seguidos, isto é tudo menos normal!:shocking: A esta distância do evento já arrisco quase a dizer que muito provavelmente serão batidos muitos recordes em alguns locais, e muito se calhar até os 47.3ºc da Amareleja em 2003! Desde que acompanho meteorologia não me lembro de situação tão idêntica à mesma, a grande dúvida neste momento apenas já só se prende na durabilidade do evento, ai ainda existe muita incerteza! Mas para bem de todos nós esperemos que a meteorologia ainda nos surpreenda como tanta vezes faz, e muita coisa mude;) Precisávamos de mais um bocadinho de Verão, é um facto! Mas disto não precisávamos para nada! Literalmente dos 8 aos 80 :facepalm:
mas inédito não é, ja ocorreu em 2003 por exemplo
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Mínima mais baixa deste verão, registada uns dias antes do inferno voltar.
Mínima foi de 11,3ºC

Neste momento, 30,1ºC.

E pronto, daqui a 1 semana, é isto:
vgcozHN.png

3zMU0dk.png
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
0M7kfyD.png
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
inédito não é...

mas inédito não é, ja ocorreu em 2003 por exemplo
Não vou entrar por ai, as evidências já são demasiado evidentes! Só não as vê quem não quer! Não penses que gostas mais de calor que eu, agora temos uma coerência meteorológica do que gostamos, ou do que é prejudicial a sociedade no geral, incluindo nós próprios, muito diferentes!

O "possível" evento inédito!:calor:

Falando apenas de previsões a 8 dias do acontecimento, aquilo que podemos já comparar a 2003 é isto! Dada a indisponibilidade da Amareleja na previsão automática do IPMA , e que foi a que teve mais números de dias teve com 40°c , ou mais em 2003! Sete no seu total, temos como comparação Elvas, que em 2003 teve seis, e neste momento a programação automática do IPMA da mesma já coloca cinco dias com temperaturas de 40°c ,ou mais ! Se vier a acontecer, este evento pode mesmo ser inédito em alguns locais do país tal como tinha dito! Esperamos todos que não



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
68b602dc7eff4d77cadf5379dc98f832.jpg
ebe21a3c83377781addeb158abf9487a.jpg
 
Última edição:

Manu Castelo

Cirrus
Registo
28 Jul 2018
Mensagens
4
Local
Castelo Branco
Nessas situações é normal em Portalegre, tanto que em 2003 teve mínima de 32ºC. :wacko: Aqui em Arronches, sempre temos inversão se o vento de Nordeste que faz com que essas temperaturas sejam registadas em Portalegre, não aparecer. Vamos ver, lembro-me de no ano passado ter passado de 18ºC para 28ºC rapidamente graças a isso.


É verdade, esperemos que os modelos comecem a cortar porque as previsões não estão nada famosas...
Apenas um reparo: o recorde de temperatura mínima é de 30,7° no dia 1 de Agosto 2003, em Portalegre, acho que 32°c foram em Faro ou por ali.
 

nelofafe

Cirrus
Registo
25 Jul 2018
Mensagens
40
Local
Regadas, Fafe, Braga (450ms)
Boas.

2003 foi horrível pela duração, mas a concretizar o previsto atualmente, que pode mudar, será mais extremo desta vez, pelo menos 4\5 dias ali bem acima de 40 em todo o Interior Centro e Sul...

Tenho de concordar que em termos de severidade\duração seria inédito por se tratarem de possivelmente 4 dias pelo menos a tocar nos 45 graus.

Em 2003 prolongou-se 15 dias mais ou menos, mas a partir de dia 3 começou a amenizar e continuava muito calor mas sem ultrapassar 40 em 80% do territorio daí a diferença

Claro que 15 dias perto de 40 se calhar é pior que 4\5 perto de 45 mas, vamos ver...

Além disso a duraçao deste episodio ainda nao se sabe
 

Manu Castelo

Cirrus
Registo
28 Jul 2018
Mensagens
4
Local
Castelo Branco
Boas.

2003 foi horrível pela duração, mas a concretizar o previsto atualmente, que pode mudar, será mais extremo desta vez, pelo menos 4\5 dias ali bem acima de 40 em todo o Interior Centro e Sul...

Tenho de concordar que em termos de severidade\duração seria inédito por se tratarem de possivelmente 4 dias pelo menos a tocar nos 45 graus.

Em 2003 prolongou-se 15 dias mais ou menos, mas a partir de dia 3 começou a amenizar e continuava muito calor mas sem ultrapassar 40 em 80% do territorio daí a diferença

Claro que 15 dias perto de 40 se calhar é pior que 4\5 perto de 45 mas, vamos ver...

Além disso a duraçao deste episodio ainda nao se sabe
Sem dúvida, 2003 foi horrível foi um Agosto extremamente quente, mas também nem tudo foi mau, nesse ano consegui entrar para o circo, trabalhei 2 anos como palhaço, a animar as pessoas, depois mudei e hoje sou padeiro:).
Abraço;).
 

nelofafe

Cirrus
Registo
25 Jul 2018
Mensagens
40
Local
Regadas, Fafe, Braga (450ms)
Sem dúvida, 2003 foi horrível foi um Agosto extremamente quente, mas também nem tudo foi mau, nesse ano consegui entrar para o circo, trabalhei 2 anos como palhaço, a animar as pessoas, depois mudei e hoje sou padeiro:).
Abraço;).

Foi horrível sim, na altura eu ainda não pescava mas já ia com o meu tio à pesca, para a barragem de Queimadela e lembro-me que nesse ano fomos um dia e tivemos de vir embora tal era o calor...