Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
ui! esta última saída do Gfs 18z na noite de 4 para 5 de Agosto está com temperaturas inacreditáveis acima de 36ºc :lmao:

7tZHcKT.png

Já tinha visto isso nalguns modelos, umas noites para estar de molho :surprise:
 


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Então repara nisto @blade :
J1rEaDA.jpg


Por isso dizia vezes sem conta que o calor devia ser repartido, preferia que alguns desses dias tivessem sido inseridos em Junho e Julho, agora vai ser à bruta... Se isto se confirma, aquela mancha de 39/40/41ºC na zona de vila franca de xira, nem de molho:calor:
 

nelofafe

Cirrus
Registo
25 Jul 2018
Mensagens
40
Local
Regadas, Fafe, Braga (450ms)
Esta saída do GFS está fora da média, calma...
O ensemble na média mete corte no calor a partir de dia 6, e esses supostos 49 são para dia 6 ou 7.

Dias 1 a 5 praticamente definidos, iso 28, 45 graus em muitos pontos, possivelmente alguns valores recorde.

Se durar estes 4\5 dias, será mau, mas pronto, aguenta-se... No entanto a incerteza após dia 6 preocupa pois o ECM que cortava o calor logo no dia 5 já não o faz, o GFS de vez em quando tem saídas loucas destas e o ensemble dos modelos está 50\50, logo, é cedo para falarmos.

Se prolongar sim, é preocupante.

Aguardemos, nao entremos em demasiado alarme para já, parece-me ser um evento extremo, mas se for de curta duração, menos mal...

O consenso para dias 1 a 5 é absoluto entre modelos, por isso não espero qualquer mudança significativa (mais grau menos grau)

Como já tinha dito ha uns dias o ECM é bom, sim, mas o GFS também não é tao mau como o pintam e nesta situação, pelo menos entre dias 1 e 5 deu um baile ao ECM, que ainda ha 2 dias via pouco mais de 35 graus.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Condições extremamente severas, e tenho falado com muita gente, que diz não acreditar no que se poderá vir a passar! Dizem que o Verão não está para isso!
Será muito sensato da parte do IPMA começar já a tentar consciencializar as pessoas num comunicado o mais breve possível para a severidade do evento! Certamente teremos um país pintado de alertas vermelho e laranja lá para terça-feira! Pelo menos a confirmar.se todas estas previsões, que quanto mais nós esperamos que melhorem , só tem piorado

0365aadd5cf4785d68ae5b98d1962e5d.gif
2ad47220a60e2fdab288c7ce6e9e846f.jpg
0a9c732a926b862dcdf2b9f7241b3e2b.jpg


Qual Norte de África, qual quê!


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Condições extremamente severas, e tenho falado com muita gente, que diz não acreditar no que se poderá vir a passar! Dizem que o Verão não está para isso!
Será muito sensato da parte do IPMA começar já a tentar consciencializar as pessoas num comunicado o mais breve possível para a severidade do evento! Certamente teremos um país pintado de alertas vermelho e laranja lá para terça-feira! Pelo menos a confirmar.se todas estas previsões, que quanto mais nós esperamos que melhorem , só tem piorado

0365aadd5cf4785d68ae5b98d1962e5d.gif
2ad47220a60e2fdab288c7ce6e9e846f.jpg
0a9c732a926b862dcdf2b9f7241b3e2b.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Concordo contigo plenamente , mas creio que o IPMA irá fazer um comunicado esta segunda feira ou terça feira , tudo indica que teremos temperaturas extremas , a onda de calor está com aquecimento muito forte e tambem não irá faltar muito para o IPMA colocar aviso laranja/vermelho , tambem acho que a televisão deveria de falar mais sobre isso , um " temperaturas vao chegar aos 40º" nao chega , é preciso informarem as pessoas que vai passar uma onda de calor forte .
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Penso que já há pessoas alertadas para a onda de calor que está a chegar ...
Mas já ouvi outras a dizer que vai ser bom...que vão para a praia .
Serão pelo menos 5/6 dias de calor extremo
Espero que na segunda o IPMA lance os avisos para a população tomar os devidos cuidados .
Já comecei a informar os meus amigos e familiares da onda de calor !
Só espero, sinceramente, que este episódio seja breve!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Penso que já há pessoas alertadas para a onda de calor que está a chegar ...
Mas já ouvi outras a dizer que vai ser bom...que vão para a praia .
Serão pelo menos 5/6 dias de calor extremo
Espero que na segunda o IPMA lance os avisos para a população tomar os devidos cuidados .
Já comecei a informar os meus amigos e familiares da onda de calor !
Só espero, sinceramente, que este episódio seja breve!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Infelizmente, há muita gente completamente irresponsável em relação ao calor e ao sol, e que acaba nas urgências com queimaduras / insolações ("golpes de calor").
O pior, muitas vezes, é meterem até as pobres crianças nisso... :facepalm:

Espero, como tu, que seja bem breve e menos intenso que o previsto!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.