Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A combinação do Arome com o ECMWF do IPMA também não está muito famosa para o interior.

Exemplo para Coruche.
JMXxqPg.png
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
As últimas previsões deixam-me mesmo assustado, até o IPMA já prevê temperaturas de +44ºC/+45ºC.:surprise:
E os meteogramas do GFS com mais de +48ºC!!!.... :ill: :suicidio:

 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Comparando o que se dizia extremo o ano passado (17junho de 2017) com a previsão de 5 de Agosto à mesma distância temporal 186 horas

HcW4zRk.gif


yt4HNfw.gif


Penso que as temperaturas de 17 junho são "fáceis" de atingir especialmente durante julho e agosto com ondas de calor e até fiquei admirado de dizerem que foi tempo extremo, isto que está previsto agora isso sim está com valores extremos.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como já tinha dito ha uns dias o ECM é bom, sim, mas o GFS também não é tao mau como o pintam e nesta situação, pelo menos entre dias 1 e 5 deu um baile ao ECM, que ainda ha 2 dias via pouco mais de 35 graus.

O IFS do ECM é o melhor mas isso não quer dizer que acerte sempre. Ainda assim o caso não é tão simples como escreves e vou dar um exemplo:

rbfEFgA.gif


xaL75Pa.gif


O IFS errou - e quiçá continua a errar - na duração do calor mas no que concerne ao início do calor a previsão do IFS pouco mudou em 48h (120h -> 72h), ao contrário do que aconteceu com o GFS. No caso tuga a alteração do GFS não traz grande diferença mas se formos ver na vizinha Espanha não se pode dizer/escrever o mesmo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Cada saída, mais do mesmo! É exagerado, muito longo,será um duro teste a todos os agentes de Proteção Civil, e a todos os Portugueses em geral! Só um bom senso comum da parte de toda da população fará com que as consequências não sejam nefastas!

419c549d17101037bd1344fff95a0e7c.gif


Não me lembro de ver um mapa de índice FWI assim, em qualquer outro ano! Com a certeza que irá piorar! Assustador de facto!




58f148ea64d89e4f5d99f08840b68645.jpg
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
A combinação do Arome com o ECMWF do IPMA também não está muito famosa para o interior.

Exemplo para Coruche.
JMXxqPg.png

Actualização do IPMA com um bocadinho menos de calor:

6ZmwCQG.png
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Espero que a proteção civil esteja preparada para esta onda de calor , há risco muito elevado para incêndios , estamos prestes que se confirme temperaturas historicas.
A protecção civil, como o nome indica, está presente em cada um de nós. Cabe-nos a nós como cidadãos informados partilhar a informação para que se possa evitar os habituais problemas recorrentes de situações atmosféricas adversas. As autoridades locais farão o resto, tal como os Bombeiros a polícia o INEM etc.

A protecção civil não pode estar preparada para meia dúzia de pessoas que decidem fazer contramão numa auto estrada sujeitas a uma tragédia ainda maior que um incêndio local.

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
A protecção civil, como o nome indica, está presente em cada um de nós. Cabe-nos a nós como cidadãos informados partilhar a informação para que se possa evitar os habituais problemas recorrentes de situações atmosféricas adversas. As autoridades locais farão o resto, tal como os Bombeiros a polícia o INEM etc.

A protecção civil não pode estar preparada para meia dúzia de pessoas que decidem fazer contramão numa auto estrada sujeitas a uma tragédia ainda maior que um incêndio local.

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk
Tens razão , mas o que falei foi no sentido para que nao aconteça como no ano passado em relação aos incendios, que estejam preparados para tal, para nao acontecer nenhuma tragédia , porque tudo o que aconteceu no ano passado poderia ter sido muito bem evitado .
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Estou de acordo não deviam ter invertido o sentido de marcha, mas a proteção civil e GNR deviam e podiam ter retirado todos os veículos pelo no de acesso mais próximo, e aí invertendo o sentido de marcha com a auto estrada cortada, por vezes temos que ser mais expeditos nestas situações,
Espero que os erros do passado não se repitam pois em. 15 de Outubro os erros foram os mesmos,

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Estou de acordo não deviam ter invertido o sentido de marcha, mas a proteção civil e GNR deviam e podiam ter retirado todos os veículos pelo no de acesso mais próximo, e aí invertendo o sentido de marcha com a auto estrada cortada, por vezes temos que ser mais expeditos nestas situações,
Espero que os erros do passado não se repitam pois em. 15 de Outubro os erros foram os mesmos,

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
Há erros que a proteção civil comete que poderiam evitar ou cometem decisões erradas, e o que eu disse foi exatamente para se prevenirem e estarem preparados , eu nao duvido do trabalho que a proteção civil tem para o bem de todos , mas há tragédias que poderia ser evitadas como aconteceu no ano passado.
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Há erros que a proteção civil comete que poderiam evitar ou cometem decisões erradas, e o que eu disse foi exatamente para se prevenirem e estarem preparados , eu nao duvido do trabalho que a proteção civil tem para o bem de todos , mas há tragédias que poderia ser evitadas como aconteceu no ano passado.
Também estou de acordo, na minha freguesia no incêndio de15 de Outubro nem um veículo de bombeiros apareceu a freguesia tem 13 localidades e cerca de 500 pessoas, é certo que existia falta de meios, mas também não pode servir de desculpa para tudo.

Enviado do meu S30 através do Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.